A relevância da decoração de ambientes nos imóveis

A relevância da decoração de ambientes nos imóveis

O processo de decoração de ambientes consiste em transformar o aspecto visual simples dos cômodos em algo muito elegante, moderno e sofisticado.

O design da edificação é uma forma de mostrar um pouco da identidade e personalidade do proprietário com o simples uso de objetos, escolha de cores e alguns materiais que ressaltam o melhor de cada parte da casa.

Etapas importantes no trabalho de decoração

Este trabalho pode ser feito por um profissional da área de design de interiores, que possui o conhecimento e experiência para elaborar um projeto decorativo.

Neste documento, o decorador consegue definir as técnicas de aparência, estilo decorativo, objetos e materiais que serão utilizadas.

A definição deste e outros pontos acontecem por meio de reuniões entre o arquiteto e o cliente, que podem conversar sobre o projeto.

Quanto mais informações o responsável pelo trabalho obter, melhores serão os resultados, com um design mais personalizado.

O serviço de decoração de ambientes pode ser feito sempre que o cliente sentir a necessidade de fazer alguma mudança para melhorar o visual da edificação.

Em alguns casos, este procedimento já começa no momento do acabamento, com a escolha dos pisos, revestimentos e esquadrias.

Estes elementos podem influenciar no design, por isso, escolher peças atemporais pode é uma estratégia interessante para não ter interferências no estilo decorativo.

Nas residências que já passaram pelo processo de construção, o trabalho de decoração pode ser resumido em uma restauração de pisos, instalação de cortinas, quadros e outros elementos que conseguem deixar os ambientes mais agradáveis.

As edificações que já possuem um piso de qualidade, o proprietário pode investir em um serviço para recuperar o aspecto original.

A manutenção é uma forma de cuidar dos revestimentos sem precisar fazer uma nova instalação, conseguindo economizar.

Uma restauração de piso porcelanato é uma técnica que ajuda a remover os arranhões, opacidade, manchas, riscos e imperfeições que podem surgir ao longo do tempo, comprometendo o brilho e beleza.

O procedimento para restaurar o material se resume em cristalização e polimento.

Os funcionários da empresa de restauração realizam uma lavagem na superfície com um detergente alcalino que consegue remover a película protetora do piso.

Depois da limpeza, a cristalização com uma pasta polidora que consegue normalizar o brilho e por último a aplicação de um impermeabilizante para criar uma camada de proteção e finalizar o trabalho.

Design da sala de estar

A sala é um dos ambientes mais relevantes da residência, pois é possível descansar, além de ser um espaço ideal para reunir a família e os amigos. Investir em uma produção personalizada pode criar um efeito agradável esteticamente.

Uma forma de criar uma decoração de sala interessante é:

  • Definir uma paleta de cores (neutras, pastéis ou fortes);
  • Pisos e revestimentos de alta durabilidade e design atemporal;
  • Ter uma iluminação de qualidade;
  • Usar móveis adequados;
  • Personalizar o espaço com objetos e peças decorativas.

Estas são algumas medidas que os arquitetos e decoradores podem tomar para transformar a sala em um ambiente moderno, elegante e sofisticado, mostrando um pouco da identidade pessoal o dono da casa.

Acessórios que podem complementar a decoração

As cortinas são um elemento de uso opcional e que deixam os ambientes mais bonitos.

O objetivo deste acessório é agregar mais privacidade nos ambientes, controlar a entrada de luminosidade nos cômodos, além de aumentar o conforto e criar um ponto de destaque no local.

Uma cortina de tiras de tecido, por exemplo, cria um efeito estético no ambiente ao ser presa nos varões ou trilhos. Para aumentar a beleza, usar pingentes e abraçadeiras podem ser uma excelente escolha.

Durante o processo de instalação é muito importante estar atento a algumas questões como:

  • Altura;
  • Barra ou bainha;
  • Bandô;
  • Comprimento;
  • Tipo de tecido.

Nas residências que já possuem uma cortina persiana, o proprietário deve ter cuidado com o funcionamento deste modelo. Com o decorrer do tempo, a cortina pode apresentar problemas, necessitando de uma atenção especial.

O conserto de persiana vertical é um jeito de recuperar o funcionamento e beleza.

Este procedimento consiste em substituir as lâminas que estão danificadas, remover os buracos nas extremidades, usar um spray lubrificante, troca do carrinho do trilho, entre outras técnicas podem ser feitas para consertar a cortina.

Realizar a compra e instalação de prateleiras para quarto é uma forma de conseguir organizar os objetos pessoais de forma simples, além de criar um aspecto visual interessante no cômodo.

Deste modo, ter os investimentos no trabalho de um decorador é o jeito de ter os ambientes da residência personalizados, confortáveis e conseguir valorizar a propriedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *