Ambiente planejado facilita o dia a dia

Ambiente planejado facilita o dia a dia

Um ambiente organizado facilita a vida de muita gente. Em uma cozinha, isto facilita o dia a dia das pessoas que moram na residência e precisam aproveitar o tempo da melhor forma possível.

Por isso, é preciso ter armários e gavetas de tamanhos apropriados, que possam receber todo o tipo de louça e prataria, em seus devidos lugares.

As panelas e demais acessórios também devem estar devidamente guardados, para quando surgir a necessidade, não seja preciso ficar procurando em diferentes lugares, perdendo um tempo precioso.

Armários e objetos no lugar certo

Neste cenário, tanto casas quanto apartamentos precisam de cozinhas planejadas com paneleiros, gavetas para os talheres, armários para pratos, além de espaço para guardar as compras, de maneira asseada, longe de insetos e da mudança do tempo, como frio e calor.

Com tudo organizado, é possível fazer a instalação do fogão sob a janela, ou ainda da geladeira com fácil acesso aos produtos que ficam guardados neste eletrodoméstico, como leite, embutidos, manteigas e bebidas em geral.

É possível até mesmo disponibilizar os livros de receitas no ambiente, com a instalação de um armário/suporte de cozinha modulada de canto, local em que podem ficar dispostas as coleções culinárias, oferecendo uma infinidade de combinações de ingredientes e pratos.

Bibelôs e outros itens ligados ao mundo gastronômico também podem ficar disponibilizados neste módulo. Até mesmo a instalação de um aparelho de televisão, para acompanhar os programas culinários, pode ser adaptado em uma cozinha planejada.

Tudo isso pode ser feito para facilitar o andamento dos processos de cozimento que alimentam as pessoas todos os dias.

Para que o espaço gastronômico seja agradável, é possível aplicar na parede um grafiato para cozinha, que impede o acúmulo de gordura e umidade na parede, por sua impermeabilidade natural, além de ser um ótimo componente decorativo para o ambiente.

Além disso, este tipo de produto apresenta outras vantagens, que se sobrepõem a outros acabamentos:

  • Alta durabilidade;
  • Custo baixo e não demanda especialista na aplicação;
  • Pode receber tintas e acessórios, como azulejos decorativos;
  • Acompanha a decoração do ambiente.

Por ser um produto que pode ser encontrado com facilidade no mercado, seu uso tem sido muito incentivado pelo setor de construção e decoração.

Mais ainda, vale destacar que sua aplicação pode facilitar na correção de defeitos, principalmente em acabamentos de cantos de paredes.

Já sobre a pia, é indicado o uso de alguns azulejos, para que se destaque no ambiente e deixe a decoração com característica única.

Produtos que protegem a estrutura

Mesmo com uma cozinha planejada, é importante que a estrutura da obra seja protegida, com a aplicação de produtos em todo o ambiente para evitar o acúmulo de umidade e facilitar o processo de limpeza do local, do chão ao teto.

Por isso, a instalação de piso vinílico no chão é o mais indicado, pois a água não penetra neste tipo de produto.

A limpeza pode ser realizada com produtos específicos, como água e sabão neutro, sem perder as características quando aplicada. A durabilidade é extensa e também é segura, pois os calçados não derrapam com facilidade, por causa das características de emborrachamento do vinil.

Para que o ambiente fique devidamente iluminado, além do uso da luz natural por meio de instalação de janelas amplas, a sanca de gesso no teto é ideal.

Isso ocorre porque com a sanca é possível projetar a iluminação direcionada, com o uso de lâmpadas de led em torno de toda a cozinha e utilizar lustres sobre as mesas ou balcões, que são projetados para refeições rápidas.

A sanca pode se estender até a área de serviço, assim como piso vinílico, para promover uma integração de ambientes, mas com limites devidamente indicados.

Para isso, basta fazer a instalação de uma divisoria de ambiente, como o uso de vidros de correr, ou mesmo uma porta transparente, para não prejudicar a iluminação natural de nenhum cômodo.

Todo o planejamento de um ambiente pode ser feito de acordo com a estrutura da residência.

Apesar de todos os cômodos serem essenciais, a cozinha é um lugar aconchegante, onde se recebe a família e os amigos para realizar as refeições do dia a dia e realizar as reuniões sociais.

Assim, o preparo de uma refeição especial, com produtos devidamente escolhidos, deve ser feito em um local organizado, limpo e a cozinha planejada oferece todas essas características, além de otimizar todo o espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *