As vantagens dos materiais adequados para a obra
Os trabalhos na área da construção civil são importantes, pois têm como objetivo atender as demandas dos clientes. Diversas pessoas procuram as construtoras para realizar obras de pequeno, médio e grande porte.
Com mão de obra especializada, atendimento personalizado e preços que podem ser negociados, ambas as partes podem ficar satisfeitas: empresas e contratantes.
Os arquitetos e engenheiros são os responsáveis pelo processo de elaboração do projeto, com o esboço da planta da edificação. Neste momento, reuniões com o cliente para ter mais informações sobre o terreno e o que o indivíduo deseja.
A definição do tamanho da casa, se será térrea ou com andares, quantidade de cômodos, posição de escadas, entre outros detalhes que tem relação com o conforto e funcionalidade do imóvel.
O planejamento é outro ponto importante para o sucesso da obra.
Este processo consiste em definir:
- Equipamentos, ferramentas e máquinas;
- Lista de materiais;
- Divisão de tarefas;
- Cálculos e orçamentos de obra;
- Estudo de viabilidade e percentual de lucro;
- Regularização da obra;
- Cronograma físico-financeiro;
- Acompanhamento das atividade e ajustes de prazos;
- Acabamento;
- Licenciamento do imóvel.
Estes são alguns assuntos que bem organizados podem poupar o tempo de trabalho, potencializar o desempenho e permite a entrega da edificação no tempo estabelecido.
Elementos usados na parte estrutural
Uma técnica muito executada na construção é a alvenaria, que consiste na elaboração de paredes, fazendo a função estrutural. Este processo evita o uso de vigas, pilares para a sustentação, além de dispensar o sistema de concretagem.
Para ter um bom resultado, utilizar blocos apropriados são formas de evitar que a parede sofra com problemas de desmoronamento.
O bloco celular tem uma composição com um concreto leve, feito por uma mistura de materiais silicosos e cimento que podem formar um composto químico com porosidade elevada.
Proporciona um ótimo isolamento acústico, tem baixo teor de condutibilidade térmica, atua no controle de variação de temperatura nos ambientes, leveza, grande vida útil, entre outros pontos positivos.
As vantagens deste bloco são:
- Conforto;
- Reduz os carregamentos da estrutura;
- Dimensões maiores;
- Maior produtividade;
- Preço acessível;
- Versatilidade.
Outra opção que pode ser utilizada para agregar qualidade na obra são os blocos sical que possuem excelente resistência ao fogo, tem conforto acústico, térmico e durabilidade.
Diminui o índice de perdas, proporciona alta economia, reduz a produção de entulhos, otimiza o tempo de serviço e evita o uso excessivo de argamassa.
Os benefícios do bloco sical são: baixo custo, alta produtividade, leveza, ecologicamente correto, menos peso, entre outros ganhos.
O concreto celular tem uma textura espumosa e porosa, fatores que aumentam a leveza do produto. Pode ser usado para a criação de lajes, caixas de escadas, contrapisos, paredes corta fogo, pisos, emboços e outras estruturas.
Outro uso é no preenchimento de vazios na parte de infraestrutura, atuando como um ótimo isolamento acústico e térmico.
Os benefícios deste concreto são a redução de custos, resistência ao fogo, diminui a quantidade de uso, diminui o peso, além das propriedades de termoacústicas que aumentam a qualidade na obra.
Instalação elétrica
No processo de montagem do sistema elétrico, um recurso muito importante para segurança é a caixa de passagem. Este espaço serve para promover o encontro dos fios e cabos, já que é destinada a passar, emendar ou terminar as linhas de redes elétricas.
O uso da caixa permite organizar os fios em casos de mudança de direção, ajuda na instalação dos conduítes de forma simples e rápida.
A caixa de passagem eletrica deve ser embutida na parede para a segurança e posicionamento adequado da fiação, interruptores e tomadas. Em lojas de materiais e componentes para instalações elétricas há diversos modelos de caixas de passagem elétrica, com tamanhos e preços diferentes.
Sendo assim, pesquisar todas as opções são formas de realizar uma boa compra.
Processos que ajudam o meio ambiente
A reciclagem é um método que consiste no reaproveitamento dos materiais, dando um novo uso para ele e assim diminuindo o índice de resíduos no meio ambiente.
Uma reciclagem de vidro, por exemplo, tem como objetivo reaproveitar o vidro para a criação de novos, que podem se: vidro verde, incolor, âmbar ou marrom.
As vantagens dos processos de reciclagem são diminuição do volume de lixo nos aterros, proporciona empregos nas cooperativas, cria consciência ambiental nos indivíduos, economia no gasto de produção do vidro reciclado comparado ao comum, entre outros benefícios.