Automação residencial: cada dia mais presente na vida pessoal

Automação residencial: cada dia mais presente na vida pessoal

A inteligência artificial já faz parte da realidade de muitas pessoas. O aparelho celular vem substituindo diversos equipamentos que, há algum tempo atrás, dispendia de diversos aparelhos, como videocassete, leitor de DVD, aparelho de som e TV a cabo.

Esse é um exemplo de como a tecnologia está se expandindo para diversas áreas do entretenimento.

Há muitos outros empregos de equipamentos residenciais que fazem parte dos avanços tecnológicos, proporcionando maior conforto e segurança para os moradores, como portões automatizados e portas que dispensam o uso de chave, sendo acionada por meio de senhas ou com a própria leitura biométrica da digital do morador.

Para tudo isso funcionar de maneira adequada, é preciso que seja feito um projeto amplo, que envolve diferentes profissionais, além da implementação da eletricidade, que tem uma distribuição que atende a demanda da sociedade de forma plena.

Automação permite unir conforto e praticidade

A segurança dos grandes centros urbanos nem sempre são suficientes para atender a toda a população, de forma uniforme e atuante. A contratação de serviços terceirizados pode ser um custo que não entre dentro do orçamento doméstico em um primeiro momento.

Investir em um projeto de automaçao residencial é a forma mais inteligente para garantir conforto e praticidade na vida dos moradores.

Para tornar a rotina mais produtiva, é possível empregar a tecnologia em diferentes equipamentos residenciais, desde a porta de entrada até o acionamento de iluminação interna e externa e a climatização de ambientes, de forma remota.

Tornar uma casa inteligente proporciona:

  • Maior conforto para os moradores;
  • Mais segurança na entrada e saída;
  • Monitoramento remoto e controle de dispositivos;
  • Uso de energia elétrica consciente.

Não importa onde a residência está instalada, ter um portão automático em Diadema ou em qualquer ou localidade do país, torna a entrada da garagem um espaço mais seguro, pois é possível visualizar a vizinhança, sem precisar descer do veículo e abrir e fechar o portão.

É preciso lembrar que pessoas de má índole aproveitam os momentos de distração para cometer delitos como furtos e assaltos.

Essa automatização é um simples exemplo do que pode ser aplicado dentro de casas e apartamentos, porque até mesmo os condomínios precisam contar com segurança patrimonial para os moradores.

Instalações elétricas: deixe com os profissionais

Um sistema elétrico deve estar integrado a todos os cômodos de uma estrutura imobiliária, projetado por profissionais, com distribuição correta para a iluminação, tomadas e interruptores, tanto na parte interna quanto na parte externa.

Os cabos e fios devem ser proporcionais à carga de consumo, para evitar qualquer tipo de acidente, pane elétrica ou até mesmo curto-circuito, que pode acarretar em acidentes domésticos, e pior, ser início de um incêndio.

Os equipamentos automatizados podem ser instalados em uma residência, desde que a instalação tenha suporte adequado para distribuir a corrente elétrica por todo o sistema em questões.

Logo, é preciso identificar a potência do motor que será utilizado para movimentar o portão, assim como a amperagem das lâmpadas instaladas, dentro do projeto de iluminação do local.

Para equipamentos de segurança como câmeras eletrônicas e cerca eletrificadas sobre os muros, os cabos eletricos devem ser preparados para distribuir a energia de maneira uniforme e segura.

Suportando qualquer tipo de intervenção, inclusive com um sistema de alarme sonoro, que pode ser acionado se houver a interrupção sem o consentimento do proprietário.

Condomínios contam com equipamento eficaz

Mesmo em centros urbanos, é possível encontrar conjuntos residenciais em formato de condomínio, que também precisam de equipamentos automatizados para garantir a segurança de todos os moradores e equipes de trabalho que atuam nestes ambientes.

Para isso, muitos contam com a instalação de uma cabine primária blindada, que garante a distribuição de energia elétrica para todas as residências e áreas comuns de maneira igualitária, evitando sobrecarga sobre os equipamentos eletrônicos ligados às tomadas.

Com todos os cuidados empregados no sistema de automação de uma casa, ou mesmo nos condomínios residenciais, a redução de custos relacionados à conta de energia elétrica vale todo o investimento nos equipamentos inteligentes.

Inclusive quanto ao uso de fio eletrico 10mm em máquinas especiais, como bombas de piscina, que exigem uma bitola mais apropriada para suportar a carga de energia..

O controle de aparelhos de ar condicionado, acender e apagar luzes de maneira programável e disponibilidade de acionamento de aparelhos domésticos apenas quando há a presença de uma pessoa em um ambiente residencial são medidas simples que fazem diferença nos gastos mensais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *