Automação residencial para maior conforto e comodidade

Automação residencial para maior conforto e comodidade

A tecnologia vem crescendo cada vez mais e está presente em nosso cotidiano por meio dos smartphones e a chamada Internet das Coisas. Por isso, tornou-se cada vez mais comum o uso da palavra automação.

A automação é conhecida amplamente na indústria, pois garante que diversas etapas sejam otimizadas.

Por causa da facilidade que a automação trouxe à indústria, foi sendo desenvolvida a automação para o cotidiano, principalmente criando um setor chamado automação residencial.

Este artigo abordará como a automação residencial é usada e como ela ajuda a tornar o ambiente mais agradável e confortável para quem instala esse tipo de sistema.

O que é a automação residencial?

A automação residencial é o uso das tecnologias para a facilitação de alguns tipos de tarefas habituais em uma casa convencional. Essa automação é feita com diversos elementos, como:

  • Sensores de presença;
  • Temporizadores;
  • Botão do keypad;
  • Controle remoto.

Com isso, a automação residencial é usada para trazer praticidade, segurança, economia e conforto para todos os moradores. Assim, a automação residencial pode ser aplicada para funcionamento de portão eletronico etc.

A automação residencial pode ser incluída em muitos locais dentro da casa, sendo essa tecnologia altamente expansível e flexível, de modo que o habitante será beneficiado com essa automação.

As principais vantagens do desenvolvimento da automação são o conforto e a otimização do tempo, por causa da diminuição das tarefas rotineiras e seus aspectos.

A automação residencial é chamada também de domótica, de modo que se define como um conjunto de tecnologias que facilitam a gestão e execução das tarefas domésticas, como o controle da água da piscina de fibra.

Tecnologia na automação residencial

A automação residencial existe em razão das demandas das novas tecnologias, tanto é que esse novo setor é conhecido como casas smart ou casas inteligentes. E pode trazer diversos benefícios, como segurança, principalmente com a utilização de fechaduras eletrônicas e com leitura biométrica.

O que é possível automatizar?

Como falamos, é possível usar o sistema de automatização em muitos pontos da casa, porém ela vem sendo muito utilizada para automatizar processos em ambientes externos. E por causa disso, falaremos das possibilidades encontradas para a aplicação dos sistemas de automação nesses ambientes.

1. Controle de luzes

Um dos sistemas mais feitos por empresa de automação residencial é o controle de luzes externas, isso, porque os projetos luminotécnicos são favorecidos em grande parte pela automação.

A automação dos sistemas de luzes garante que ocorra um ajustamento automático da luminosidade do local, e mais, o cliente pode efetuar a troca das luzes por meio de seu celular ou smartphone. Assim, pode-se construir um projeto de iluminação que pode ser total ou decorativo.

Nesse projeto de automação de luzes externas, elas podem ser colocadas juntamente com iluminação de piscinas e controle de aquecedor de piscina elétrico.

2. Irrigação de jardins

O uso da água de maneira inteligente é um dos itens preferidos dos usuários, principalmente porque está relacionado diretamente à sustentabilidade. Nesse quesito, a automação residencial é chamada de smart water e ajuda na irrigação perfeita de jardins e gramados.

Assim, a automação lida com o uso de temporizadores e sensores ligados às bombas hidráulicas, permitindo que o uso da água nesse processo seja feito sem desperdício.

O sistema de irrigação com automação pode ser tanto automático como também oferecer controle por sistemas wireless integrados ao smartphone. O sistema smart water também ajuda no gerenciamento de outros sistemas que utilizam hidromassagens e ôfuros, por exemplo.

3. Sistema de vídeo e áudio externo

Os sistemas audiovisuais formam um dos mercados mais lucrativos para os sistemas de automação de ambientes. São ideais para espaços externos como salões de festas, terraços e varandas gourmet.

Em grande parte dos projetos, a integração acontece por meio de emissores de tecnologia infravermelho, permitindo o gerenciamento por meio de smartphones e assim por diante. Os sistemas chamados de multiroom são a grande aposta dos sistemas de áudio externo e vídeo também.

Como vimos, os sistemas de automação residencial são muito importantes para o desenvolvimento de um ambiente agradável e confortável, além de serem feitos por empresas especializadas em automação ou então por assistência técnica portão automático.

Assim, a automação residencial permite tecnologia integrada no cotidiano de forma agradável e eficaz, otimizando processos e facilitando a vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *