Canteiro de obras: organização e outros elementos importantes

Canteiro de obras: organização e outros elementos importantes

Uma construção tem diversas etapas pré-obra, como a contratação de empresas de licenciamento ambiental, para emissão de permissões, limpeza do terreno, nivelamento do terreno, ligação de água e luz do local, além das autorizações perante a prefeitura do município, como o alvará da construção.

Depois de feitas, essas etapas, é necessário organizar-se para a formatação da obra, que inclui a montagem e a organização de um espaço muito importante para a execução da construção, o chamado: canteiro de obras.

Ter um canteiro de obras bem estruturado, com layout bem definido permite que a obra tenha uma maior produtividade e que os serviços de topografia, alicerce, perfuração, carga e descarga sejam feitos com mais eficiência, e além do mais, permite uma obra mais limpa, organizada e que não tenha acidentes.

Entendendo um canteiro de obras

Um canteiro de obras é simplesmente uma área de trabalho em que se organizarão os trabalhos de apoio para a execução da obra, como a produção de argamassa e cimento, separação de materiais e outros elementos.

É onde também se organizam as máquinas que trabalharão na obra como a locação de guindaste e outros elementos.

O canteiro de obras ajuda a melhorar a eficiência dos trabalhos e serviços que serão realizados na construção, e garante também a segurança e o conforto da equipe da sua obra.

Para que o canteiro consiga atender todas as demandas, ele precisa atender algumas normas técnicas, principalmente a NR 18 que fala acerca da organização dos canteiros residências e os canteiros precisam conter:

  • Instalações elétricos;
  • Instalações hidráulicas;
  • Vestiário;
  • Refeitório.

Mas muito mais do que essas partes importantes, um bom canteiro de obras precisa atender a alguns outros princípios que são muito importantes para que as empresas de guindastes, ferramentas e de materiais consigam trabalhar dentro do canteiro.

Esses pontos são: layout e logística, barracão, estoque dos materiais, limpeza e organização.

Fazendo um canteiro funcional

Para fazer um canteiro altamente eficiente e funcional, é preciso atender a alguns detalhes essenciais, em que podemos citar:

Layout e logística

Um dos primeiros pontos é fazer um projeto de como o canteiro vai se organizar. O projeto é bastante simples, o primeiro ponto que deve ser especificado nesse projeto é o tamanho do terreno, onde será feito a obra.

O segundo passo é a definição das entradas e saídas dos veículos. É importante lembrar que se for uma construção em terreno ambiental, as empresas de consultoria ambiental apontam onde colocarão a saída e a entrada de veículos.

Depois de definido isso, é preciso fazer a definição de outros pontos do canteiro como onde ficará o barracão e as demais instalações.

Isso, porque ter um bom layout garante que o fluxo de trabalho seja mais otimizado, e, tendo uma boa logística, não haverá tempo gasto com deslocamentos desnecessários e o tempo sempre será reduzido e a obra será terminada de forma mais rápida.

Importante lembrar que os layouts do canteiro de obras não são fixos, vão se alterando conforme o andamento da obra. Geralmente, o canteiro inicial é bem grande por causa do armazenamento de materiais, mas, com o avanço da obra, o canteiro vai diminuindo.

Barracão da obra

O barracão da obra pode ser feito de duas formas, construído ou então alugado. Esse barracão precisa ter um espaço para o armazenamento de materiais, equipamentos, escritórios, vestiário e instalações sanitárias.

Esses barracões são mais usados como escritórios para que a empresa de topografia, locação de equipamentos e materiais, consiga organizar a logística de entregas e outros elementos que são importantes para o desenvolvimento da obra.

Os barracões construídos são feitos geralmente com madeirites compensados e a cobertura é feita de telhas de fibrocimento, por fim, são feitas as instalações de água e luz.

Os alugados são contêineres que possuem um espaço de cerca de 3 metros que podem ou não ter banheiros. O aluguel desse barracão é feito de forma mensal, mas também pode ser locado de acordo com a previsão da construção da obra.

Pode-se considerar também o aluguel de banheiro químico para atender as demandas do canteiro e da obra.

Dessa forma, o último ponto é o estoque de materiais que deve ter todo o cuidado, pois cada tipo de material requer um cuidado especial. Assim, seguindo essas dicas, é possível fazer uma pequena definição de como será seu canteiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *