Como a fachada da sua loja pode influenciar os clientes?
Sabemos que o sucesso de um negócio depende de vários fatores: qualidade do produto, preço, bom atendimento, entre outros. Mas, além dessas coisas, há um elemento que serve como mediação, uma espécie de convite ao cliente: a fachada da loja.
Todos já nos encontramos naquela situação em que o visual interessante de um estabelecimento valeu uma visita, atraindo mais do que o próprio produto.
O investimento na fachada de loja faz parte do marketing, e pode auxiliar no crescimento das vendas.
Por outro lado, é preciso saber que tipo de instalação combina mais com a proposta da loja. A fachada deve funcionar como a tradução da identidade do comércio, incorporando os conceitos da marca e mesmo do local em que está inserida.
Conheça o seu público-alvo
As fachadas podem chamar a atenção de qualquer pessoa, mas tenha em mente seu público-alvo na hora de construir.
Para tanto, existem diversos estilos disponíveis no mercado. Basta pesquisar, estudar o próprio negócio e decidir qual cabe melhor no seu caso. Um modelo muito comum é a fachada de acm.
O nome é abreviação para Aluminium Composite Material, cuja tradução leva à constituição do material: alumínio composto. Encontra-se esse tipo de fachada com bastante frequência nas grandes cidades, em pequenos comércios, coberturas e marquises.
Basicamente, duas lâminas do alumínio são conectadas por polietileno, um plástico utilizado em várias ocasiões.
Os bancos e concessionárias são exemplos de estabelecimentos que costumam usar o material nas mais variadas cores e, inclusive, trabalhado em texturas e formatos inovadores. As vantagens que mais se destacam são:
- Leveza do material: o uso popular deve-se, em parte, a essa característica de leveza, encaixando em qualquer local, inclusive na parte interior;
- Durabilidade: é um material que tem vida útil longa. Somente após muito tempo pode ser necessário o reparo ou reposição;
- Resistência: apesar da leveza, as fachadas de acm podem suportar impactos e danos naturais;
- Vedação: o profissional responsável pela instalação garantirá a impermeabilização fachada, evitando os estragos futuros;
- Versatilidade: a grande vantagem da variedade de aplicação, estilo e forma é um dos grandes atrativos desse tipo de fachada. Podem estar presentes em painéis, varandas, obras, etc.;
- Fácil manipulação: a fachada de acm pode ser, facilmente, instalada conforme as necessidades e, se preciso, customizada;
- Fácil limpeza: além de tudo, a manutenção não exige grandes custos ou esforços. A aplicação semanal de água e detergente neutro basta para conservar a boa aparência.
Também de uso comum, a comunicação visual ganha ainda mais contornos com uma variedade da fachada de ACM com a presença de LED, por exemplo.
A luz confere charme, elegância e modernidade ao empreendimento e funciona bem em estabelecimentos noturnos.
Chamando a atenção dos consumidores
A estética é levada a um acabamento mais sofisticado com o uso de LED na fachada de ACM, atraindo ainda mais pessoas para a loja.
Em modelos dessa espécie, aparece o letreiro luminoso. O recurso apresenta formas, cores, desenhos, imagens – tudo ao desejo do cliente, funcionando como atrativo especial. As vantagens são o custo, facilidade de instalação e substituição.
Além disso, opera em sistema de repetição, o que ajuda a fixar na memória da clientela. Mas alguns cuidados são necessários: a intensificação do letreiro pode ocasionar poluição visual. Verifique na prefeitura da cidade se o uso é permitido por lei.
Como falado, a parte exterior de um edifício é capaz de apresentar diversas facetas. Fica a cargo do modelo de negócios a melhor opção. Por fim, outro estilo entre as possíveis escolhas é a fachada stick.
A composição desse sistema é feita através do posicionamento vertical de colunas, com a finalidade de suporte dos ventos e vedação, sobre as quais são depositadas as folhas de vidro. Trata-se de uma fachada muito utilizada no mundo corporativo.
A fixação dos vidros requer o uso de guindastes, embora a instalação seja relativamente simples. Os vidros desse modelo podem variar e a escolha influencia, tanto no interior, quanto no exterior da edificação.
Caso seja espelhado para fora, a privacidade é priorizada no local. Pode-se também optar por um vidro transparente, de modo que a claridade atinja o interior.
Possui algumas desvantagens como a necessidade de mais mão de obra, materiais e pontos de ancoragem. No entanto, tem benefícios como facilidade de ajuste, baixo custo no transporte e a versatilidade, servindo a muitos projetos arquitetônicos.