Como deixar o seu lar muito mais seguro?

Como deixar o seu lar muito mais seguro?

A proteção das residências tem se tornado uma preocupação cada vez mais constante ao longo dos anos, assim como a segurança dos moradores, que está presente em detalhes que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia.

A fim de evitar imprevistos, confira algumas dicas de precauções simples que pode-se tomar para deixar o lar mais seguro.

Cuidados com os eletrodomésticos

Ao se ausentar de casa, durante um tempo considerável, indica-se retirar os aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos da tomada. Essa pequena ação é capaz de impedir curto-circuitos e o superaquecimento, que podem vir a causar um incêndio.

Invista em segurança adicional

Instalar um sistema de segurança residencial é uma outra dica para afastar possíveis invasores. Alarmes, câmeras de monitoramento, fechaduras digitais e interfones são soluções que podem ser utilizadas tanto por quem mora em casa quanto em apartamento.

Lembre-se: além de seguir essas e outras dicas, é importante contratar um seguro de proteção residencial.

Telas mosquiteiras

Alguns lugares possuem alta incidência de mosquitos e outros insetos, seja por um mal saneamento, localidades próximas a plantações ou, até mesmo, pelo calor (que atrai insetos).

Isso incomoda muito as pessoas, porque, além de ser chato e inconveniente conviver com esse bichos, a saúde acaba ficando comprometida, já que várias doenças podem ser contraídas por meio desses.

Para isso, existem redes de proteção especializadas para essa demanda, dentre elas, a tela mosquiteira.

Características

Com o objetivo de trazer tranquilidade e segurança às residências, é importante considerar optar por usar tais telas em todo tipo de porta, janela ou outras aberturas com acesso à residência, podendo ela ser confeccionadas exatamente sob medida.

Podem ser utilizadas em todo tipo de abertura, porém são indicadas, geralmente, para a proteção de quartos e janelas do ambiente.

Nos quartos, durante o sono, não se possui controle nenhum para se defender dos mosquitos, portanto é bom possuir essa segurança, além de resultar em um sono mais tranquilo.

A tecnologia residencial

A automação residencial é o uso que se faz da tecnologia, com o intuito de facilitar e tornar automáticas algumas das tarefas habituais que, em uma casa convencional, ficariam por conta de seus moradores.

Por meio de temporizadores, sensores de presença e até um simples toque em um botão do controle remoto ou do keypad, torna-se possível acionar cenas ou tarefas pré-programadas, trazendo maior praticidade, segurança, economia e conforto ao morador.

Assim, torna-se possível proporcionar um conforto que antes não era nem imaginado, sendo uma tecnologia expansível e flexível, onde o próprio morador designa como será beneficiado por meio dessa automação.

As maiores vantagens estão no conforto, otimização do tempo (pela diminuição das tarefas rotineiras) e, principalmente, segurança e seus aspectos.

As pessoas procuram, atualmente, por formas de não apenas se sentirem seguras, mas de poderem aperfeiçoar e otimizar suas tarefas, além de proporcionar uma sensação maior de conforto, segurança e bem-estar em casa.

Cercamento com telas e alambrados

As telas de alambrado são as opções que possuem menor custo e maior visibilidade, com o objetivo de evitar que a propriedade fique ofuscada ou totalmente bloqueada visualmente.

As telas podem ser fabricadas em diversos modelos de fios, malha e alturas. Seu grau de segurança é médio/baixo, variando conforme a bitola do fio.

São de aquisição e instalação rápida, podendo ser fixados em mourões:de madeira com grampos específicos, mourões de concreto com amarrações simples ou mourões de aço.

Em relação à estética, as telas são apresentadas em opções galvanizadas (em cor metálica ou prateada) e também a opção em revestimento de PVC, que pode ser produzida na cor desejada pelo cliente.

O nivelamento do terreno também é um fator importantíssimo na escolha do modelo exato de cercamentos, assim como dos modelos de tela disponíveis.

As telas soldadas são rígidas e não acompanham os níveis diversos de relevo, sendo necessário uma adequação anterior ao inicio da colocação do alambrado.

As telas losangulares ou de simples torção adaptam-se ao terreno com facilidade e acabam gerando menos custos na instalação nesse tipo de terreno.

Os cercamentos com grades metálicas são muito difundidos em perímetros urbanos. Possuem um grau de segurança elevado, ao mesmo tempo que não afeta a visibilidade do imóvel ou da propriedade, e podem ser utilizados no lugar de:

  • grades de ferro;
  • muros;
  • paredes;
  • telas.

Costumam ser encomendados sob medida para serralheiros ou empresas de estruturas metálicas, e são confeccionados por meio de tubos, barras ou perfis de aço. Existem modelos também em PVC, inox e alumínio, mas não são tão comuns devido ao seu preço elevado.

O custo médio de uma grade em relação à instalação de telas de arame é de 3 a 5 vezes maior.

A qualidade do cercamento com grade metálica, vai variar de acordo com a empresa contratada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *