Componentes importantes em uma construção civil

Componentes importantes em uma construção civil

Uma construção ou reforma possuem muitas etapas, setores, fatos, equipamentos, planos que vão do projeto de instalações elétricas, projetos hidráulicos, definição de orçamentos e cronogramas até muitos outros procedimentos.

Além de todos esses procedimentos é muito importante a atenção aos profissionais da construção civil que podem atuar na obra, os tipos de laudos de engenharia que podem ser feitos por uma empresa consultoria ambiental (se seu projeto terá impacto ambiental), e muitos outros componentes.

Neste artigo abordaremos alguns pontos que são essenciais para a construção se desenvolver de forma adequada, segura, e também bastante eficiente.

Os laudos técnicos para as obras

Dentro da área das construções existem alguns tipos de laudos técnicos que garantem a segurança das construções e de estrutura metálica residencial, comercial e industrial. Abaixo falaremos sobre alguns laudos técnicos que podem ser feito por engenheiros, arquitetos e outros profissionais.

1. Laudo técnico de reforma

Caso ocorra a necessidade de uma reforma em apartamentos, casas, em escritórios ou outras edificações que alterarão as estruturas é necessário a elaboração de um laudo de reforma segundo uma norma técnica principalmente a NBR 16280:2014 que discorre sobre:

  • Exigências de segurança;
  • Materiais usados e metodologias, como de concreto leve;
  • Os responsáveis pela reforma;
  • Duração da obra.

Em casos de reformas em apartamentos esse laudo é essencial para comunicar o síndico e o condomínio que a obra ocorrerá, e que garante que a segurança da obra seja possível.

2. Laudo de vistoria de vizinhança

Esse tipo de laudo técnico evita que edifícios comerciais, residenciais ou industriais sejam danificadas por obras que estejam ao entorno.

Ocorre antes do início da obra e visa a elaboração de muitos aspectos como: como será a implantação do canteiro, como ocorrerá a movimentação das terras, se haverá a necessidade da consultoria ambiental sp, entre outros.

Esse laudo técnico pode ser feito por muitos profissionais por engenheiros, técnicos em edificações e arquitetos. Em empresas de construção a cultura da realização de laudo de vistoria é feito de forma natural principalmente para reduzir litígios.

Profissionais da construção

Saber quais profissionais podem atuar na obra é muito importante para que o projeto tenha qualidade e eficiência. Abaixo falaremos sobre alguns dos profissionais que podem atuar nos projetos de construção.

1. Os arquitetos

Os profissionais da arquitetura são importantes para o desenvolvimento de um projeto funcional, sustentável e também bonito, além da elaboração dos primeiros estudos do terreno e o desenvolvimento da obra.

Também é função desse profissional indicar os materiais adequados, os métodos que serão usados, bem como os acabamentos utilizados na construção.

Para que todas essas escolhas sejam feitas esses profissionais levam em conta os seguintes aspectos: as casas estrutura metálica, de madeira ou concreto, o conforto e a funcionalidade do espaço.

2. Os engenheiros civis

O engenheiro por sua vez executa as construções e reformas além de implementar os projetos elaborados pelo arquiteto. Os engenheiros civis também fazem cálculos estruturais, análises do solo, além de trabalhar com documentação como os laudos técnicos que falamos no tópico abaixo.

Também é de responsabilidade dos engenheiros civis a estabilidade e garante a segurança de todos os métodos da obra.

3. Mestre de obras

O mestre de obras é fundamental para o desenvolvimento da obra, afinal, ele é o porta-voz da construção, ajudando na fiscalização das etapas e sequência das operações evitando problemas dentro da execução da obra.

É de responsabilidade do mestre de obras também coordenar todas a equipes que atuam no projeto, além de distribuir serviços, e atuar no cronograma de entrega do empreendimento.

4. Pedreiros

Os pedreiros são aqueles que executam os serviços da obra, ou seja, são os que realizam a concretagem, os assentamentos, os pilares, a instalação de pisos e contrapisos, instalação de portas e janelas e outros serviços.

Os pedreiros costumam trabalhar com suporte de ajudantes que permitem a construção das tarefas diárias como carregamento de materiais, preparo dos canteiros e tudo o que for necessário.

5. Técnico em edificações

O técnico em edificação é um profissional de nível médio que dá suporte ao engenheiro e ao arquiteto, ajudando na execução de obras diversas. Esse profissional faz a leitura de projetos, controle de cronograma, elaboração de relatórios gerenciais e muitos outros.

Além desses profissionais existem os: gesseiros, carpinteiros, engenheiros eletricistas, pintor e vidraceiro.

Desse modo vimos que para uma obra fluir bem é necessário planejamento, preocupação com laudos técnicos e conhecimento sobre os profissionais que atuarão na construção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *