Saiba tudo o que precisa sobre automação residencial
Os processos tecnológicos ocasionam mudança em toda sociedade, inclusive, atingindo os ambientes residenciais. Em busca de conforto, bem-estar e sofisticação para os seus imóveis, as pessoas estão em busca de equipamentos tecnológicos, construções seguras e sustentáveis, além de inovação.
Um dos marcos no avanço tecnológico é a automatização de máquinas, processos e materiais.
Sistemas automatizados estão por todo lugar, integrando diversos elementos, como indústrias, hospitais, centros de produção, inclusive, na automação residencial.
Confira mais detalhes no decorrer desse artigo.
O que você precisa saber sobre a automação residencial?
A automação residencial significa dizer que os processos residenciais estão automatizados, ou seja, existe a programação de máquinas a partir de um CLP – Controlador Lógico Programável, que atua facilitando atividades residenciais do cotidiano.
Por exemplo, a automação residencial permite:
- Acender e desligar de luzes;
- Ligar e desligar aparelhos e eletrodomésticos;
- Abertura e fechamento de portas e janelas;
- Instalar sensores de presença;
- Instalar temporizadores;
- Controlar o monitoramento de câmeras e elementos de segurança.
Sendo assim, instalando um sistema automatizado em sua residencial, o cliente consegue ter as máquinas trabalhando em seu favor.
Ainda, é possível concluir que um sistema automatizado facilita a realização de atividades do cotidiano e conseguem proporcionar uma otimização do tempo dos moradores.
O morador programa a máquina para que em determinado horário ela realize as atividades. Com isso, os moradores conseguem passar mais tempo em família.
Eletricidade residencial: projetos elétricos e uso de geradores
Em uma residência, tendo um sistema automatizado ou não, é importante ressaltar a necessidade de um bom projeto elétrico. A eletricidade faz parte do dia a dia e é responsável pelo funcionamento de diversos materiais e eletrodomésticos de uma residência.
Um bom projeto deve ser feito por um engenheiro elétrico, com supervisão do engenheiro civil responsável pela obra, para garantir uma boa instalação do quadro elétrico, cabeamento, fiação, sistemas de saída como tomada e até permitir a instalação de um sistema automatizado residencial.
O projeto elétrico envolve também a instalação de uma cabine de força primaria. Essas cabines tem a ver com a tensão elétrica, podendo interferir também no monitoramento da corrente elétrica que passa em determinado local.
Existem vários tipos de cabines, com diferentes tipos de tensão. Por isso, ter o acompanhamento no momento da instalação é fundamental para garantir segurança aos moradores.
Outro equipamento interessante pode ser a instalação de um gerador residencial, que transforme energia mecânica em elétrica e consiga suprir energicamente o sistema automatizado no caso de uma pane.
Para ser constantemente suprido com energia, muitas pessoas apostam no uso do gerador de energia para residência, agregando maior segurança, bem-estar e uma garantia do funcionamento do sistema.
Iluminação: algumas dicas de decoração
Já que a iluminação também está dentro da temática da automação residencial, assim como, de um projeto elétrico bem estruturado, vale a pena apontar algumas dicas de iluminação residencial.
Começando, pela iluminação externa. A instalação de iluminação para a parte externa residencial pode acrescentar vários benefícios aos moradores, como maior visibilidade, decoração do jardim e até mesmo uma decoração ocasionada pela iluminação para piscina de alvenaria.
Ter uma piscina de alvenaria é uma ação bastante importante por agregar não somente lazer e diversão á família, mas modernidade e sofisticação ao imóvel. O fato da piscina ser de alvenaria confere mais resistência e durabilidade.
No entanto, é importante pensar na iluminação da área externa da piscina para evitar acidentes com quedas, assim como iluminar pontos internos com lâmpadas especiais e a cascata.
A iluminação residencial deve prezar pela compra de lâmpadas LED. Essas lâmpadas garantem maior economia na conta de luz e ainda, emissão menor de calor. Com isso, o cliente consegue ter mais qualidade de vida.
Outro detalhe importante é a respeito de qual luminária escolher. Não basta apenas instalar uma lâmpada, ela deve ser acompanhada de uma luminária. Nesse artigo, vamos falar sobre o uso das arandelas, em especial, a arandela articulada.
Esse tipo de luminária pode ser considerado bastante versátil, moderna e ainda, sofisticada. Isso porque ela é suspensa por um elemento metálico e consegue oferecer iluminação focal ao cliente. Geralmente, a lâmpada utilizada é a LED por apresentar elevada durabilidade e maior conforto térmico.
Vale ressaltar também que existem vários tipos de arandela, como a uma arandela com suporte de madeira, uma que proporcione maior iluminação e ainda, com elementos translúcidos.