Conheça alguns dos serviços realizados em construções

Conheça alguns dos serviços realizados em construções

Ao contrário do que popularmente se pensa, existem muitos serviços que são realizados em meio às construções. E tais serviços são de suma importância para que a edificação seja realizada da melhor forma possível, dentro de todos os padrões estabelecidos pelas normas.

Esses serviços do âmbito da engenharia, visam fornecer a melhor estrutura possível para a realização de empreendimentos diversos em determinado solo, podendo ser moradias, comércios, prédios ou mesmo apenas para garantir a estabilidade e contenção do ambiente local.

Com o uso de equipamentos avançados, como a perfuratriz de solo, esses serviços são desempenhados pelos profissionais de alto destaque da área.

Neste texto, iremos conferir melhor quais são alguns dos tipos de serviço prestados e como eles se aplicam na construção civil.

Para saber mais, aconselhamos que continue com sua leitura e venha descobrir mais sobre os diferentes, mas igualmente importantes, serviços realizados pelas empresas do ramo da construção civil. Então vamos lá!

Levantamento planialtimétrico cadastral

Sim, o nome é grande, porém não é nada tão difícil que não possa ser explicado.

Basicamente, o Levantamento planialtimétrico cadastral é uma espécie de levantamento do solo, devidamente realizado por profissionais da área, como agrimensores ou topógrafos, que tem como intuito representar, de forma precisa, a porção de terra de um determinado local num modelo digital em três dimensões.

É uma representação 3D de um determinado terreno com todos os detalhes contidos na localização, como:

  • Alturas de estradas;

  • Níveis de açude;

  • Plantações;

  • Matas;

  • Brejos e dentre outros diversos itens a mais.

Em um determinado lote, mede-se todo o desnível do terreno para que haja um melhor otimização no momento da construção.

Para que se entenda bem, de forma simples e prática, essa análise de loteamento é necessária para saber os desníveis em qualquer ponto da propriedade que está sendo analisado, posteriormente, utiliza-se estes dados para melhor realizar a construção.

Se formos falar do agronegócio, por exemplo, não se pode realizar um bom projeto de irrigação sem conhecer, ao certo, os desníveis que percorrem todo o terreno.

Com o projeto realizado, o proprietário do local pode realizar estudos com precisão acerca da declividade dos trechos de sua propriedade, e a partir daí começar um projeto de irrigação de plantações.

Contenção de taludes

Antes de abordarmos a questão da Contenção de taludes, é necessário salientar que, em nosso país, os números de acidentes com desmoronamentos ocorridos em terrenos acidentados são altíssimos, principalmente na época de chuvas, como o verão.

Até mesmo as rodovias ou os túneis, também estão submetidos a acontecimentos como esse, e um dos motivos principais para tal, é a falta de estrutura de apoio, como os taludes.

Pra quem não conhece o termo, os taludes são um determinado plano inclinado, uma espécie de declive ou rampa. Este delimita uma específica superfície rochosa ou terrosa. De forma artificial ou natural, eles se caracterizam pela inclinação ao nível do solo.

A principal preocupação num serviço como este, é com a drenagem. Ela é a grande responsável pelo que ocorre, tendo papel principal no momento dos estudos, pesquisa e execução dos determinados serviços.

No momento da prática, para a execução se utiliza diversos materiais para a contenção, como lona plástica, óleo queimado, gama, solo ensacado ou mesmo plantação de vegetação de raízes bem aprofundadas.

Solo grampeado

Ainda se mantendo no assunto anterior, o Solo grampeado é uma das técnicas utilizadas na contenção de taludes. Ela é realizada por intermédio da execução de chumbadores, da drenagem e do concreto projetado.

Na execução, os chumbadores propiciam a estabilização geral, o concreto é utilizado para a estabilidade local ao paramento, e a drenagem acaba por ser utilizada em ambos os casos mencionados.

Este método pode ser aplicado em algumas situações, como em maciços a serem cortados, taludes que não apresentam a devida estabilidade, ou então os taludes rompidos.

Enfim, no âmbito da construção civil e da engenharia em geral, esses métodos são amplamente utilizados para garantir a estabilidade e a segurança de determinados locais, que porventura, não apresentam o devido grau de confiabilidade.

Deve-se destacar aqui, que é ideal o trabalho da consultoria ambiental, para devidamente assegurar os riscos e impactos a serem causados no meio ambiente em questão.

É de suma importância ter a devida cautela com esse projetos, para que se construa boas obras, mas isso sem destruir o meio natural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *