Conheça alguns tipos de procedimentos para manutenção de pisos

Conheça alguns tipos de procedimentos para manutenção de pisos

A raspagem de tacos pode ser sucedida da aplicação de bona, um tipo de resina feita à base de água que contribui para melhor aparência dos pisos.

A primeira etapa nesse processo de manutenção, portanto, é a raspagem do revestimento, que garante o seu nivelamento e a retirada completa do verniz anterior.

Depois de aplicada a resina, é feito um processo de calafetação, ou seja, a vedação, com material adequado (por exemplo, a massa acrílica) de possíveis frestas.

O acabamento é feito através de um lixamento final, com lixas mais finas, para remover imperfeições e dar um polimento ao piso. Por fim, será feita a limpeza do material.

A Aplicação de Bona é um procedimento de conservação muito utilizado em pisos de madeira, uma vez que essa resina garante maior durabilidade ao revestimento, pois o protege do desgaste natural e de fatores como a umidade, tornando-o brilhante e semelhante ao novo.

O revestimento de granilite e alguns cuidados necessários para sua conservação

O granilite é um tipo de revestimento fabricado a partir da junção de grânulos de materiais minerais, como o mármore, calcário ou quartzo, misturados com água, areia e cimento (que pode ser o comum ou o branco) para dar a consistência correta.

Ainda, podem ser misturados ao óxido de ferro, caso se deseje dar coloração.

É utilizado em pisos, bancadas e paredes, sendo muito versátil, pois alia a resistência dos materiais feitos à base de cimento à beleza das pedras que fazem parte de sua constituição.

Podem durar uma média de 40 anos, mas para que o granilite seja conservado e dure por mais tempo, alguns procedimentos semelhantes àqueles aplicados aos materiais cimentícios são necessários.

Por exemplo, a limpeza de granilite não deve ser feita com materiais abrasivos, sendo suficiente a utilização de sabão neutro e água, com uma vassoura.

Esses compostos abrasivos danificam a argamassa que faz parte do granilite. Caso seja necessária uma limpeza mais pesada, o material admite o uso de lavadoras de alta pressão, pois é bastante resistente.

A limpeza de granilite de maneira mais pesada pode ser feita através da contratação de uma empresa especializada, que dispõe de profissionais capacitados para realização do procedimento, bem como uma estrutura de maquinário e produtos específicos para essa limpeza.

Os pisos autonivelantes

O piso autonivelante é um tipo de revestimento que, como o próprio nome indica, se auto nivela.

Basta aplicar a tinta epoxi autonivelante sobre o revestimento anterior e esperar que essa seque. O piso, dessa forma, ficará sempre liso e nivelado.

A resistência e a praticidade desse material fazem com que essa seja uma opção cada vez mais procurada em casas, apartamentos e ambientes comerciais.

Ele resiste muito bem ao contato com produtos químicos, e não absorvem sujeira, sendo, portanto, muito higiênicos. A tinta epoxi autonivelante é, por essas características, muito utilizada em ambientes clínicos e hospitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *