Conheça aspectos das portas de aço

Conheça aspectos das portas de aço

A escolha da porta deve ser realizada com cautela, uma vez que está diretamente ligada com a segurança em qualquer tipo de local. Uma das soluções comumente adotadas em relação ao material é o aço, em especial, pela resistência proporcionada.

É possível contar não apenas com durabilidade do aço, como também com maior proteção contra invasões e outras situações de risco. Desta forma, a procura por porta de aço de enrolar manual preço e até mesmo por portão deste material é muito comum.

Além da proteção proporcionada pelo material, o sistema de enrolar também contribui com esse fator, principalmente ao considerar pelo manuseio ágil.

Outra grande vantagem desse sistema é que, diferente de alternativas tradicionais, ele não ocupa espaço devido ao fato de serem enroladas e presas.

Há possibilidade de instalar um modelo automático, o que pode ser mais favorável em alguns casos que exigem maior praticidade.

De qualquer forma, ambos modelos promovem segurança e podem ser encontrados de formas variadas, inclusive com chances de personalização para otimizar as fachadas.

Entre as opções de lâminas, a mais comum é a raiada, que apresenta relevo vertical e normalmente são portas mais pesadas.

Ainda mais, apresentam um esquema de dobras responsável por elevar o volume das lâminas e, de modo geral, é uma opção de resistência notória.

As opções de enrolar com chapas transvision se distinguem da alternativa anterior pelo fato de apresentarem perfurações que viabilizam a circulação de ar.

Por essa razão, são comumente utilizadas em centros comerciais, entre os fatores que mais se destacam nesses produtos, é possível citar:

  • Durabilidade;
  • Transparência;
  • Praticidade;
  • Resistência;
  • Acabamento diferenciado.

Há ainda outro tipo, chamado de lâmina tijolinho, que é empregado principalmente como proteção extra em locais que buscam opções capazes de promover a visibilidade. Isso se deve ao fato de que sua estrutura consiste em formas oblongas ou tubulares vazadas.

A importância da manutenção da porta de enrolar

Qualquer tipo de estrutura está propensa a danos ao longo do tempo, seja devido ao desgaste natural ou determinados incidentes. Não é diferente ao se tratar da porta de enrolar, seja este item automático ou manual.

Por esse motivo, determinados processos são cruciais para a preservação. Um meio de grande visibilidade é a manutenção de porta de aço de enrolar, que pode ser realizada tanto antes de algum problema surgir quanto depois.

O primeiro caso é chamado de manutenção preventiva e pode fazer grande diferença, principalmente para identificar problemas de maneira precoce e evitar grandes prejuízos. Já o segundo caso é voltado para reparos pontuais e, diferentemente do anterior, não são manutenções periódicas.

Um dos procedimentos básicos nesse cenário é a lubrificação, que no caso da porta manual abrange essencialmente os mecanismos responsáveis por facilitar o enrolamento, ou seja, as molas e as fitas laterais.

No caso de portas automáticas, o processo é voltado para itens que recebem o nome de guias.

Naturalmente, os intervalos entre as manutenções podem variar de acordo com cada aplicação, afinal, o manuseio das portas e os agentes aos quais estão expostas podem variar.

No entanto, a recomendação geral é de cerca de seis meses em propriedades com uso excessivo e de um ano em casos com frequência inferior.

As vantagens da porta de alumínio de correr

De um modo geral, portas de alumínio também podem ser soluções favoráveis para diversos ambientes, principalmente ao considerar a longa vida útil do material e a necessidade de manutenção relativamente pequena.

Com a porta de correr em alumínio é possível alcançar ainda mais vantagens devido a economia de espaço promovida pela abertura lateral. É uma opção que pode ser encontrada com uma ou duas folhas, em tamanhos e designs que variam.

Por mais que o aspecto metalizado seja o mais comum, há possibilidade de que acabamentos variados sejam encontrados, inclusive tonalidades e texturas semelhantes a outros materiais.

Qualquer problema ou dúvida, é interessante recorrer a uma serralheria de confiança para evitar prejuízos com a porta de correr.

Pode-se observar que há elementos variados que devem ser considerados antes de selecionar e instalar uma porta, principalmente para que exista um equilíbrio em relação a estética, praticidade e segurança.

Além disso, é preciso analisar o investimento que será empregado em prol de manutenções para identificar qual alternativa oferece o melhor custo-benefício, pois embora o aço e o alumínio sejam materiais de grandes vantagens, modelos variados podem ser encontrados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *