Conheça mais sobre o funcionamento de uma marcenaria

Conheça mais sobre o funcionamento de uma marcenaria

O trabalho de um marceneiro requer qualificação ao manusear a madeira, além de criatividade e paciência para que seus projetos sejam executados com maestria, seja correspondendo ao que fora projetado/idealizado, como um móvel ou objeto de pleno uso e satisfação do cliente.

É importante também atender, de maneira satisfatória, à produção de objetos de uso doméstico ou comercial e móveis, possuindo produção em escala industrial de maneira a manter sua essência e qualidade, principalmente.

O trabalho realizado em uma marcenaria consiste na transformação de móveis ou outros produtos em objetos de utilidade, além de funcionar como decoração de ambientes.

Locação de equipamentos

Possuir as ferramentas para marcenaria adequada é fundamental para um bom trabalho, mas nem sempre é possível ter condições para adquirir todos os itens necessários.

Além do alto investimento incluso, faz-se necessário uma avaliação de custos de manutenção, depreciação de cada produto e armazenamento do mesmo, que muitas vezes acabam ocupando muito mais espaço do que se imagina.

O aluguel de maquinas para construção civil e ferramenta utilizada em outros ambientes, como no caso da marcenaria, por exemplo, é uma tendência que tem crescido cada vez mais ao redor do mundo, oferecendo uma alternativa prática e segura a profissionais autônomos, construtoras e pessoas que desejam realizar melhorias dentro de sua própria casa.

Dentre as vantagens na locação de equipamentos para construção civil e maquinas de marcenaria estão:

  • redução de custos;
  • possibilidade em escolher o item certo;
  • redução de riscos na compra de maquinários;
  • assessoria técnica e manutenção especializada;
  • aumento da produtividade.

Alguns dos itens que disponíveis e que podem ser uma “mão na roda” para quem está começando agora no ramo da marcenaria são:

  • alicate;
  • chave phillips e de fenda;
  • estilete;
  • brocas;
  • furadeira;
  • parafusadeira;
  • serra circular manual;
  • serra tico tico;
  • martelo;
  • trena;
  • chuveiro sprinkler;
  • marreta de borracha;
  • nível;
  • serrote pequeno.

Vantagens em locação de equipamentos

Uma das maiores vantagens da locação de equipamentos e ferramentas para obras é a economia: seja para uso de curta, média ou longa duração, o aluguel diminui a necessidade de grandes investimentos para a compra desses itens, cortando custos desnecessários e aumentando o lucro.

Muitas vezes, o valor da locação é menor que o de um eventual empréstimo para a compra dos equipamentos. Alugar também elimina as despesas com manutenção, reparos e armazenamento, além das obrigações fiscais exigidas para a aquisição desses produtos.

Ao optar pela locação de equipamentos, é possível escolher os itens mais adequados de acordo com cada necessidade, pode contar com as novidades do mercado, além de possibilitar a solicitação de troca de equipamentos e ferramentas, caso não se adequem às devidas necessidades.

Outros fatores imprescindíveis para a segurança do local

Dentre as principais condições de segurança a serem consideradas na construção de uma marcenaria estão a coletiva e a individual.

No caso da última, existem os Equipamentos para proteção individual, que são os EPIs, que consistem em apetrechos que protegem diretamente o trabalhador de possíveis acidentes e fazem parte de seus acessórios ou vestimentas.

Já para quem trabalha com madeira, o equipamento fundamental de proteção é composto pelos seguintes itens:

  1. Calçados de proteção: a fim de proteger os pés do trabalhador contra pregos e quedas de peças de madeira ou outros equipamentos, ou, até mesmo, de possíveis choques causados por máquinas elétricas;
  2. Óculos de proteção: com o objetivo de evitar acidentes com farpas de madeiras, pó de serra dentre outros;
  3. Luvas de raspa de couro: protegem as mãos durante o manuseio de peças grandes de madeira ou de equipamentos;
  4. Aventais de raspa de couro: que bem como um uniforme adequado, acabam sendo importantes à proteção do operário;
  5. Capacete: sempre acaba sendo um item relevante de proteção, independente de uma aparente falta de sua utilização.

Toda empresa, por menor que seja, deve conter sistemas de detecção e combate a incêndios.

Atualmente existem sistemas automáticos que apenas dão um alarme de incêndio, e ainda há aqueles que iniciam uma ação de combate,.

Dentre eles podemos destacar alguns como o chuveiro sprinkler e centrais de gás carbônico, sendo também necessário, ao menos, um extintor de incendio do tipo água-gás, para controlar incêndios em resíduos de madeira ou outras peças, e pó químico, para equipamentos líquidos combustíveis e elétricos.

Assim como outros negócios, é importante se atentar a todos os detalhes e oferecer o melhor serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *