Confira os benefícios das placas solares
As placas solares, ou painéis solares, consistem em dispositivos que são utilizados para converter a energia da luz do sol em energia elétrica para um ambiente, seja ele empresarial ou residencial.
O dispositivo também pode ser considerado um painel solar fotovoltaico, e sua composição consiste em células fotovoltaicas, que possuem a propriedade de ter sensibilidade e absorver a energia solar, o que acaba então gerando a eletricidade em duas camadas opostas.
A tecnologia empregada em placas solar ainda é de alto custo, e precisa de maior incentivo para que se torne um dia um produto popular.
Os painéis solares são considerados uma ótima alternativa para a geração de energia limpa, como também acontece no caso da energia eólica.
Os painéis de primeiro mundo são os que mais fazem uso dessa tecnologia. Para tanto, apesar do enorme benefício causado para a população, essa tecnologia ainda é um equipamento pouco utilizado em países mais pobres e até mesmo em desenvolvimento.
Para a produção desse equipamento, as células solares são compostas por arsenito de gálio e silício cristalino. Apesar de o arsenito sempre ter sido a substância mais usada, o silício de cristalino começou a ser utilizado como um elemento afim de baratear o custo do painel solar. Entretanto, não possui a mesma capacidade de produção de energia que o arsenito de gálio.
Quando submetidos à luz solar, o arsenito de gálio acaba sendo mais eficiente no processo de geração de energia, chegando a produzir uma margem de 0,25 watts em 6 centímetros de diâmetro.
O sistema fotovoltaico possui quatro componentes básicos, sendo eles: painéis solares, controladores, inversores e as baterias. Veja abaixo o que cada um deles quer dizer.
Os painéis solares fazem o papel de bombear a energia à todo o sistema e são dimensionados conforme a energia necessária, transformando a energia solar em eletricidade.
Os controladores de carga funcionam como válvulas para o sistema, evitando sobrecargas ou descargas exageradas na bateria, aumentando seu desempenho e vida útil.
Os inversores são considerados o cérebro do sistema, sendo responsáveis por transformar os 12 V de corrente contínua das baterias em 220 V ou 110 V de corrente alternada ou alguma outra tensão desejada.
Por fim, as baterias, que têm a função de armazenar a energia elétrica para que o sistema possa ser usado quando não há luz solar.
Como são utilizados as placas solares?
A energia obtida por meio das placas solares vem sendo utilizadas em diversos segmentos, como:
- Locais afastados de linhas eletrificadas;
- Telefonia rural;
- Sinalização de estradas;
- Cerca elétrica;
- Iluminação externa de espaços públicos e casas;
- Auxílio em telecomunicações em locais remotos.
Sua grande vantagem é ser renovável e disponível sem que se necessite de um poste com energia por perto. Após instalados, os painéis solares necessitam de pouca manutenção e podem durar por vários anos, além de não ser prejudicial ao meio ambiente.
Utilização em ambientes residenciais
O aquecimento solar de água é bem aceito no mercado nacional. O sistema que possui praticamente a mesma função de um aquecedor de banheira, mas funcionam de maneira diferente dos painéis solares que produzem energia elétrica.
Muita gente confunde um coletor solar térmico, que tenta aproveitar o sol para o aquecimento da água, e a placa fotovoltaica, que transforma a energia da luz do sol em eletricidade por meio de um processo físico. O coletor solar é um equipamento mais simples e em conta.
Essa é uma boa alternativa para o aquecimento de água através do sistema de energia solar, que possui bons resultados técnicos apesar de, para muitos, não possuir atrativos estéticos.
Unindo estética, praticidade e economia, as placas solares são usados em aquecimento de água usados em casas, edificações e outros segmentos, e estão em constante evolução.
Basicamente, a água circula através do equipamento que se aquece de acordo com a incidência do sol, e é então distribuída para as torneiras e chuveiro.
Em países mais desenvolvidos, o aproveitamento da energia solar é bastante aceito e inclusive utilizado. O aquecimento solar é mais usado no aquecimento de águas de piscinas, torneiras e chuveiros.
A tecnologia utilizada no sistema de aquecimento solar residencial é simples e usada basicamente em tubulações de cobre que são instaladas sobre uma lâmina também com o mesmo material, onde esse conjunto é então encaixado e protegido por um painel de vidro.