Conheça o piso ideal para cada cômodo

Conheça o piso ideal para cada cômodo

Ao reformar ou construir qualquer local, os pisos devem se escolhidos com cautela. Afinal, cada cômodo reúne especificações a serem atendidas, como exigências relacionadas a decoração, resistência, durabilidade, entre outros fatores variados.

Em locais mais úmidos, como banheiros e até mesmo quintais, o ideal é que seja um piso antiderrapante, principalmente para que acidentes sejam evitados.

No caso do banheiro, uma das principais indicações é por cerâmicas específicas, que sejam antiderrapantes, já que os modelos convencionais lisos e brilhosos podem não apresentar essa característica.

Outra alternativa que pode ser favorável é o porcelanato, porém, também é preciso optar por itens menos lisos, pois é um fator que favorece as quedas.

A cerâmica também é uma indicação ao se falar de piso antiderrapante para quintal, mas existem outras alternativas a serem exploradas, tais como as pedras, que com o acabamento correto se tornam antiderrapantes.

Também é possível citar a madeira natural e a madeira plástica, que também devem passar por tratamento, principalmente para que apresentem resistência contra intempéries.

O que é laminado vinilico?

O piso laminado venefica é composto por cloreto de vinila ou PVC.

É possível encontrá-lo em mantas, réguas e placas. Uma das principais vantagens desse tipo de piso, é que além de abafar ruídos de passos, também contribui com a conservação da temperatura dos ambientes.

Para pessoas que buscam por opções que não manchem constantemente e sejam antialérgicos, o piso vinílico pode ser uma escolha viável.

No entanto, é preciso tomar cuidado com o excesso de umidade, evitando a instalação em ambientes externos e em áreas com determinado nível de umidade, como banheiros, por exemplo.

No que diz respeito a instalação, o recomendado é que seja em um contrapiso nivelado, limpo e seco. Uma das alternativas para promover essa condição, é utilizar uma massa niveladora.

Já a limpeza, se for leve, pode ser realizada com um rodo e um pano umedecido, podendo ainda ser finalizada com uma vassoura de pelo. No caso de limpezas profundas, é possível utilizar um pano com água e sabão neutro.

São alternativas aplicadas principalmente em ambientes comerciais, como o piso vinílico para estúdio, porém, hoje, existem diversos modelos que podem ser favoráveis também para as residências.

Aspectos dos tacos de madeira

Os tacos de madeira são uma opção de piso muito comum e que pode ser encontrada em diferentes estilos. O tradicional consiste em peças de madeira maciça cortadas com o mesmo tamanho.

Pode-se dizer que esta acaba sendo uma opção favorável principalmente para as pessoas que preferem itens padronizados e práticos. Essa opção de taco não apresenta encaixes laterais, além disso, a fixação é realizada por meio de cola.

Já ao falar do taco palito, os cortes são mais estreitos, ideais especialmente para ambientes menores, já que podem contribuir com que o espaço pareça maior.

Existem ainda outras opções que se distinguem principalmente no que diz respeito ao tipo de tonalidade e estampa apresentado, uma vez que há placas que podem formar estruturas diferenciadas para o ambiente.

Dessa forma, as principais características dos tacos de madeira são:

  • Pode ser instalado em diversos ambientes;
  • Grande durabilidade;
  • Instalação por meio de colagem no contrapiso;
  • Permite a criação de padrões variados.

De forma geral, os tacos são considerados atemporais e duradouros. Sua instalação necessita de lixamento e verniz para assegurar um resultado adequado.

Com uma boa manutenção, é possível deixar o piso com um aspecto totalmente renovado, que faz toda a diferença no ambiente.

Para efetuar a restauração, o primeiro passo é recorrer a uma empresa especializada nesse setor, pois um profissional capacitado poderá avaliar o estado de conservação dos tacos e identificar se é possível renovar ou se há necessidade de substituição.

raspagem de taco de madeira é um dos principais pontos desse tipo de serviço, pois o piso necessita ser lixado para que os restos de cera, verniz, entre outros materiais, sejam removidos.

É também uma forma de eliminar imperfeições e alguns riscos na superfície do piso. A grande vantagem, é que hoje em dia existem diferentes métodos para que a raspagem não resulte em muita poeira, sendo um deles, o uso de outros tipos de revestimentos.

Conforme notado ao longo do texto, cada tipo de ambiente apresenta especificações a serem atendidas e uma das alternativas comumente aplicadas, consiste nos mais variados tipos de pisos de madeira, em especial porque existem modelos variados e versáteis.

As recomendações profissionais e do fabricante devem ser observadas com cautela, para que seja possível chegar em uma decisão clara e segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *