Conheça três tendências para a decoração de casas ou apartamentos

Conheça três tendências para a decoração de casas ou apartamentos

A decoração de ambientes pode ser um processo cheio de dúvidas ou pode ser uma fase divertida e cheia de inspiração. A principal dica para curtir essa fase de reformas ou construções é pesquisar bastante em busca de estilos e tendências que agradem aos moradores. Um dos estilos em alta é o gesso, por exemplo.

O forro de gesso, aliado a um bom projeto de iluminação, é um item que dificilmente sairá de moda e, como é feito sob medida, permite diversos estilos, desde o mais básico até o mais decorado.

Por outro lado, alternativas que otimizam o espaço de casas e apartamentos sempre são tendências, e por isso o envidraçamento de varandas e a montagem de mezaninos vieram para ficar, cada uma com suas vantagens e características.

Sanca de gesso

O gesso é um dos materiais mais populares para a criação de forros nos imóveis, que geralmente escondem instalações elétricas, tubulações ou vigas. O material se tornou tão comum principalmente devido à sua versatilidade, que confere um acabamento bastante personalizável ao ambiente.

A instalação pode ser feita com gesso comum ou acartonado, também chamado de drywall. Apesar de o primeiro ser mais barato, o drywall tem instalação mais simples e limpa e o material sofre menos com a dilatação e a ocorrência de trincas.

O forro de gesso com sanca tem o benefício de ser projetado seguindo o gosto dos moradores, já que existem diversas opções e efeitos estéticos. Alguns exemplos são:

  • Sancas de gesso fechadas, contornando os ambientes;
  • Sancas de gesso abertas, com iluminação indireta dentro dos vãos;
  • Sancas de gesso invertidas, com iluminação virada para a parede;
  • Sancas de gesso com vãos em curva ou rasgos de luz.

A principal dica ao optar por uma sanca de gesso é investir em um bom projeto de iluminação, com mangueiras ou pontos de LED. A iluminação indireta cria um efeito mais aconchegante nos ambientes, dando um ar mais sofisticado e confortável.

Varanda envidraçada

A varanda dos apartamentos é um espaço que pode ser melhor aproveitado com o envidraçamento de sacada. Protegido, o local pode se transformar em um novo cômodo para a convivência da família e amigos.

Dependendo do espaço disponível, é possível até criar uma varanda gourmet, um espacinho para leitura ou um local para relaxar e reunir diversas plantinhas, dependendo do gosto do morador.

Do lado de dentro, ganha-se um espaço que, protegido, pode ser melhor utilizado, ao mesmo tempo que do lado de fora a estética do apartamento também é valorizada.

Com a varanda fechada, ela fica protegida da chuva e de ventos que antes impediam a sua utilização nos dias de tempo fechado. Móveis e plantas podem ficar no local sem sofrer danos devido às intempéries, e a varanda pode ser utilizada a qualquer momento.

Alguns tipos de vidro temperado ou laminado têm até proteção contra raios ultravioleta.

A poluição sonora no apartamento também tende a diminuir com a varanda de vidro, já que os ruídos encontrarão uma barreira para a entrada. O mesmo acontece com a poeira da rua, que entra muito menos no apartamento, contribuindo para a sua limpeza.

Em alguns casos o envidraçamento é indicado também como uma medida de segurança, já que cria uma barreira à entrada dos imóveis pela sacada.

Para integrar ainda mais os ambientes, dando mais sensação de amplitude para os apartamentos, uma ideia é remover a porta de vidro, que na maioria das vezes separa sacadas e salas ou sacadas e quartos.

Dessa forma, a sensação de ganho de espaço será ainda maior, e a varanda de vidro será ainda mais aproveitada.

Mezanino

A necessidade de aproveitar melhor os espaços também se reflete na popularidade dos mezaninos. As estruturas otimizam os ambientes criando um novo espaço interno e valorizando os imóveis.

O mezanino é como uma sacada construída dentro dos imóveis, e funciona como um pavimento extra, acima do térreo, como se fosse um andar intermediário cujo acesso é feito por escadas.

É possível utilizar o espaço extra criado para montar um local para leitura, um novo quarto, uma sala de TV, um escritório, dentre tantas outras possibilidades.

Os mezaninos podem ter diversos estilos, assumindo um tom mais moderno ou rústico. São bastante comuns em apartamentos do tipo loft, assim como em casas com um pé direto alto.

Com relação aos materiais envolvidos na estrutura, geralmente um mezanino rustico ou moderno pode ser construído em concreto, madeira ou até em aço. Independente da escolha, trata-se de uma construção que requer mão de obra ultra especializada.

Além disso, a contratação de um profissional, arquiteto ou engenheiro pode ser necessária, principalmente se o mezanino for construído em alvenaria.

A consultoria de profissionais da decoração pode ser de extrema utilidade em qualquer fase das construções ou reformas. Os profissionais podem ajudar nas decisões, além de apresentar novas possibilidades para resultados ainda melhores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *