Segurança na construção civil: saiba o que é!

Segurança na construção civil: saiba o que é!

Investir em segurança do trabalho nunca é demais, especialmente, em locais de risco, onde há perigos para colaboradores, trabalhadores e público.

Por esse motivo, ambientes de construção e reforma, por exemplo, devem seguir obrigatoriamente as regulamentações previstas nas Normas Regulamentadoras (NRs) e dispostas na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) para garantir a proteção de todos que estão envolvidos na obra.

Além disso, a segurança no canteiro de obras faz parte de uma série de estratégias, técnicas e ações que visam não só a minimização de riscos no trabalho, mas também, o melhor rendimentos dos colaboradores e, como consequência, o aumento da produtividade.

Já é fato que um local seguro contribui significativamente para que a produção seja mais eficiente, portanto, deve-se investir em gerenciamento de projetos de construção para garantir a qualidade de vida e o bem-estar dos trabalhadores.

Estratégias de segurança no canteiro de obras

Independentemente do trabalho e da dimensão da construção, bem como o número de colaboradores envolvidos, a gestão e o planejamento eficazes são essenciais para a garantia do desenvolvimento da obra.

Sendo assim, mesmo em trabalhos pequenos, como pequenas reformas, é preciso dar especial atenção aos processos que envolvem a segurança do trabalho, para redução no volume de acidentes, doenças ocupacionais e para a facilidade na aprovação do projeto.

Um dos primeiros pontos é o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que são regulamentados pela NR 6. Esses acessórios são eficazes na proteção dos trabalhadores e, dependendo do ambiente, deve-se utilizar EPIs específicos. No caso da construção civil, os itens mais usados são:

  • Capacete de proteção;
  • Luvas e botas;
  • Cintos de segurança (trabalho em altura);
  • Óculos de proteção;
  • Máscara e respiradores.

Fora os EPIs, é necessário sinalizar toda a área, para que a evacuação das pessoas seja mais rápida, em caso de acidentes. Por isso, a instalação de luz de emergencia deve ser feita em conformidade com as normas técnicas, disponibilizando lâmpadas em locais estratégicos, para fácil visualização e identificação.

Além das luzes, é preciso investir em outros suportes que ajudam na hora de visualizar as saídas de emergência e equipamentos de contenção de acidentes.

Assim, muitos canteiros de obras buscam por suporte para placas de sinalização, que informam a possibilidade de riscos em determinado local.

Essas placas também são eficientes para o público, que fica informado das condições daquela construção e pode redobrar a atenção (principalmente, quando a obra é realizada em área pública, com grande fluxo de pessoas).

Outros acessórios indispensáveis para a segurança

Dependendo do tipo de obra a ser realizada, o investimento em segurança deve ser maior, pois também há riscos. É o caso, por exemplo, dos trabalhos de manutenção de elevadores de carga.

Por ser um procedimento extremamente técnico e que exige conhecimentos específicos, o primeiro ponto de segurança é trabalhar com profissionais qualificados, que tenham passado por treinamento e sejam experientes nesse tipo de trabalho.

Além disso, os serviços de manutenção de elevadores também necessitam de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva, em especial, quando mais de um trabalhador está operando.

Alguns procedimentos referentes aos elevadores de carga estão dispostos nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como é o caso da NBR 16083:2012, que versa especificamente sobre a manutenção de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes, com os principais requisitos para instruções de manutenção.

Dentro da norma, constam os elementos necessários para operações de manutenção de elevadores de passageiros, bem como os elevadores de cargas, elevadores de passageiros e cargas, monta-cargas, escadas rolantes e esteiras rolantes.

Vale pontuar também que em alguns trabalhos específicos no canteiro de obras, é preciso investir em equipamentos de proteção contra riscos de incêndio.

O mais comum é o extintor de incêndio, no entanto, há alguns acessórios de prevenção e detecção. Sendo assim, a instalação de detector de fumaça também é algo recomendado, visto que o aparelho é capaz de identificar a presença de possíveis focos de incêndio.

Em um canteiro de obras, o fogo pode se espalhar rapidamente, com consequências trágicas, envolvendo perdas materiais e humanas.

Por esse motivo, ter especial cuidado com as possibilidades de incêndio é uma maneira de garantir a saúde e a integridade dos colaboradores, além de evitar o agravamento de acidentes, que podem atingir o público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *