Construção civil: Segurança, limpeza e outras dicas

Construção civil: Segurança, limpeza e outras dicas

A construção de casas, prédios, viadutos, assim como vários outros tipos de obras de pequeno, médio e grande porte, envolvem suas particularidades e complexidades.

Se quando o imóvel está pronto a pessoa precisa pensar na decoração, como a inserção de um Guarda corpo de inox, assim como nos móveis planejados, uma pintura agradável com texturas ou a inserção de portas de vidro de correr, durante uma construção, são outros níveis técnicos que precisam ser avaliados.

Além da preocupação com os materiais e o planejamento da obra, há também as questões de segurança que envolvem a estrutura e o bem-estar dos funcionários da construção.

NR 35: A importância de seguir normas técnicas

No processo de construção residencial que envolve mais de um andar, assim como de prédios ou condomínios, existem normas técnicas que regem toda a execução da obra. Durante a construção é preciso seguir regulamentações em diferentes níveis, a depender das atividades que serão realizadas.

No caso das atividades que envolvem altura ou elevação do funcionário que está contribuindo para a construção, é necessário adotar algumas medidas impostas pela NR 35.

Essa norma estabelece algumas regras importantes para nortear o trabalho com elevação e altura. O objetivo principal é garantir a segurança dos funcionários, por meio de instrumentos de proteção, assim como a disponibilidade dos equipamentos de proteção individual, denominados EPIs.

Uma das estratégias impostas, se dá por meio do sistema de ancoragem predial. Esse tipo de sistema de ancoragem consiste na instalação de pontos de ancoragem em prédios ou residências com mais de um andar. Esses pontos são fixados com elementos metálicos, como cabos de aço, e precisam ser resistentes para suportar o peso do funcionário durante uma ação de elevação.

Diante disso, essa norma é fundamental para o trabalho na construção, visando garantir a segurança máxima dos funcionários, e o bom andamento da obra, dentro das normas estabelecidas.

O uso dos pontos de ancoragem são tão versáteis e necessários, que eles podem ser instalados também durante a montagem estrutura metálica, que geralmente serve como base das construções, em um processo de fundação e de estruturação.

Além disso, é importante que esses pontos de ancoragem passem por revisão e adequações durante as instalações, com o objetivo de verificar se não existe nenhum tipo de desgaste que comprometa a segurança. O uso dos equipamentos de proteção individual, por sua vez, são indispensáveis, independentemente de ocorrer a necessidade de elevação ou não.

Vale ressaltar também que, existem empresas que atuam na instalação e manutenção dos pontos de ancoragem e que podem oferecer um serviço qualificado e seguro,.

Esse tipo de serviço é prestado por profissionais especializadas no segmento, como uma empresa de montagem de estrutura metálica, que já conta com a distribuição de equipamentos de proteção, assim como dos dispositivos para garantir a segurança e a eficiência dos procedimentos.

A locação de equipamentos para a construção

Em uma obra de construção civil, é muito comum a prática de locação dos equipamentos para auxiliar na realização das atividades. Esses equipamentos ainda contribuem para otimizar o tempo investido no serviço, facilitando também o trabalho dos funcionários.

Alguns equipamentos mais comuns que podem ser locados são:

  • Betoneira;
  • Rolo Compactador;
  • Furadeiras;
  • Empilhadeiras;
  • Andaimes;
  • Geradores de energia para o canteiro de obra.

Cada equipamento desses, apresentam uma usabilidade e relevância diferente. No caso da betoneira, ela é usada para ajudar no preparo do concreto, um elemento fundamental em qualquer obra.

Existem também os equipamentos que são específicos para o serviço de obras de grande porte, como é o caso do guindaste, utilizado para içar estruturas e materiais pesados.

Por isso, a Locação de guindaste é indispensável nas grandes construções, pois além do ótimo custo-benefício, também acompanha uma equipe técnica preparada para manusear o equipamento.

Serviços do pós-obra

Durante todo o processo de execução da obra, são muitos os elementos gerados, como a poeira, embalagens vazias e o resto de materiais não utilizados, mais conhecidos como entulhos.

Pela legislação ambiental que rege cada município, esse tipo de material não pode ficar jogado na rua, e precisa da forma correta de descarte. Além disso, muitos materiais que são descartados em obras podem ser reaproveitados em outras atividades, e assim, preservar o meio ambiente através da reciclagem.

Por isso, o serviço de Limpeza pos obra é tão importante, não somente na finalização da obra, mas durante todo o período. Essa é uma maneira de manter o espaço mais organizado e livre de entulhos, além de manter o bem-estar do funcionários e evitar possíveis acidentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *