Equipamentos para uma construção de grande porte
É fato que construções de grande porte são muito mais complexas e exigem maquinário mais pesado que as de pequeno porte.
Assim, surgem algumas dúvidas sobre os materiais que devem ou não ser usados nesse contexto.
Máquina de soldagem
Na construção civil, a solda ocupa um papel de grande importância, sendo responsável pela produção de itens essenciais para a edificação.
Sapatas de sustentação, barras de ferro, vigas e estruturas, tudo isso é feito por meio de soldagem. Isso sem contar a importância da solda ao decorrer da obra, quando é usada para reparos.
Mas, afinal, o que é a solda? Esse é o nome dado para a junção de materiais (geralmente metais) para formar peças (geralmente usando fôrmas).
Mas esse serviço não pode ser feito por qualquer pessoa.
A qualificação de soldadores garante que alguém está plenamente apto para realizar trabalhos de solda.
Para realizar o teste e conseguir essa qualificação é preciso que se tenha um certificado de conclusão de curso ou que haja um registro na carteira de trabalho como soldador.
O certificado é emitido cerca de dez dias após a aprovação nesse teste.
Em linhas gerais, contar com uma máquina de soldagem é essencial em qualquer grande obra.
Existem máquinas do tipo transformadora e inversora, sendo que o segundo grupo inclui outras quatro subcategorias (voltadas para diferentes tipos de solda).
A melhor escolha vai depender de interesses diversos, como economizar energia, alcançar cantos ou potência e capacidade de soldar uma gama maior de materiais.
Escavadeiras ou compressores?
Um rompedor hidráulico para escavadeira é uma ferramenta essencial para construções de grande porte, pois é muito mais potente que um martelete rompedor, geralmente utilizado em construções mais simples.
A ferramenta serve para demolir, perfurar ou compactar materiais (como pedras, pisos e outros), ou seja, em serviços de terraplanagem.
Essa máquina aparece em diversos portes, desde os considerados “mini”, com 3 toneladas até os de grande porte, que podem chegar a 35 toneladas.
Quanto mais pesado for o rompedor, mais dura pode ser a superfície na qual se deseja trabalhar.
Além disso, existem escavadeiras de pneus e de esteiras, para determinar qual é a melhor é preciso considerar a regularidade e abrasão do solo, em prol de evitar o efeito “patinação” nos pneus.
O aluguel de escavadeira hidráulica é muito comum, porque ela não é necessária durante todo o período de obra, mas apenas em seu início.
Assim, é muito econômico alugar apenas a diária do maquinário ao invés de investir na compra.
Também é possível alugar uma escavadeira mais potente nos primeiros dias de obra e depois optar por uma mais leve, o que também reduz custos.
Ao passo que o compressor de ar é útil em diversas etapas da construção civil, como na injeção de concreto, na limpeza de asfalto, no corte de asfalto, em pedreiras… a lista é grande.
Nesse segmento, os compressores mais usados são os elétricos ou parafuso a diesel.
A potência do compressor de ar é definida por sua vazão, que pode ser alta ou baixa.
Os compressores de baixa pressão são usados em construções menores, então podem ser desconsiderados.
Embora também possam ter utilidade nas grandes construções, com funções mais específicas (podem, por exemplo, ser úteis na limpeza de asfalto).
Já os de alta vazão são usados para escavações e perfurações e apresentam as seguintes vantagens:
- Mobilidade;
- Segurança;
- Baixo custo;
- Grande alcance;
- Versátil.
A versatilidade se deve, principalmente, ao fato de que pode ser acoplado a outros equipamentos e a segurança se dá pela ausência do uso de combustíveis tóxicos ou inflamáveis.
Assim, ainda que a substituição desses apetrechos pelas escavadeiras seja crescente no mercado, entende-se o porquê da presença do compressor de ar no canteiro de obras não estar ameaçada de extinção.
Por exemplo, bastam pistolas, conectores e mangueiras para que se faça pintura pressurizada com ele.
O aluguel de compressores sp dispensa os cuidados com a manutenção, que envolve a limpeza do filtro pelo menos três vezes por semana.
É mais vantajoso deixar os cuidados com uma empresa especializada, pois até mesmo a pressão do compressor deve ser regularmente medida com um manômetro em prol de garantir o seu funcionamento ideal.
No fim, é possível contar tanto com escavadeiras quanto com compressores em uma obra e a única forma de definir qual das duas opções é mais vantajosa é analisando o projeto em específico.