Entenda a popularidade dos serviços de aluguel de caçamba

Entenda a popularidade dos serviços de aluguel de caçamba

Todo mundo que já passou próximo a uma construção, notou a presença da famigerada caçamba de lixo. Geralmente, elas servem para acumular todos os resíduos produzidos no decorrer da obra.

Como restos de materiais, pedaços de madeira e qualquer outro objeto que seja descartável. Embora elas sejam tímidas e não chamem muita atenção, as caçambas são, na maioria das vezes, um excelente investimento.

Uma vez que o número de construções, tem crescido cada vez mais no mercado imobiliário brasileiro. De acordo com a previsão da Secovi-SP, a venda de imóveis deve crescer até 10% em 2018.

A estimativa foi publicada no site do Valor Econômico. Ou seja, onde há venda de residências, há construção e reforma.

Onde há construção e reforma, também existe entulho. E, por fim, onde existe entulho é necessária a presença de uma ou mais caçamba de entulho.

Por conta disso, separamos uma lista com os principais motivos que indicam a alta popularidade do aluguel de caçamba.

Quando alugar uma caçamba?

Em linhas gerais, recorrer às caçambas de entulho é uma ação das grandes e médias construções.

Isso significa que para pequenas obras, o aluguel de caçamba não se faz necessário. Entretanto, para locais com grande quantidade de material residual, alugar caçamba é obrigatório.

De acordo com a Lei Decreto Nº 46.594, de 3 de novembro de 2005, qualquer estabelecimento, lojas, dentre outros geradores de resíduos sólidos inertes.

Como entulho, por exemplo, são obrigados a proceder com o cadastramento na Autoridade Municipal de Limpeza Urbana – AMLURB, o que envolve contratação do serviço.

Neste caso, a quantidade de entulho gerada, precisa ser acima dos 50 quilos por dia. Normalmente, este peso pode ser atingido facilmente por uma obra domiciliar.
Para onde vai o resíduo?
Muita gente tem uma dúvida referente a finalidade do entulho recolhido pelas caçambas.

Como já é de se imaginar, o descarte indevido é capaz de gerar multas (Art. 25 da Lei Decreto Nº 46.594).

Ou seja, todo o material colhido é levado para uma unidade de descarte legalizada. Alguns materiais descartados, são levados pelo serviço de coleta tradicional e a outra remessa, é destinada à uma usina de reciclagem.

No entanto, o destino do material vai depender da retirada de entulho de cada cidade ou estado. Além de ser uma ótima alternativa sustentável, os restos de entulho podem:

  • Ser reaproveitados em outras obras;
  • Diminuir o custo com a destinação;
  • Aliviar a pressão sobre os terrenos;
  • Reduz os depósitos clandestinos.

Antes de alugar uma caçamba, é necessário pesquisar sobre a empresa a ser contratada. Muitas pessoas costumam buscar sobre caçamba de entulho zona leste.

Mas antes de fechar o contrato, é preciso analisar se a organização atua dentro da legalidade. Isso porque, muitas empresas de coleta de entulho agem ilegalmente.

Uma vez que não estão autorizadas pela prefeitura do município, para atuar com a coleta de entulho.

Sendo assim, o recomendado é pesquisar pela solidez de mercado da empresa e buscar por feedbacks de pessoas, que já contaram com o mesmo serviço.

Custo-benefício e qualidade

Normalmente, a empresa que presta o serviço de coleta de entulho vai até o local, deixa a caçamba de entulho preço.

E, depois de um certo período, volta até o mesmo lugar para retirar o item e fazer o descarte consciente.

No entanto, para quem busca por um serviço barato demais, é muito provável que o mais simples não seja prestado.

O ideal, é pesquisar por custo-benefício, ou seja, uma empresa que preze pela qualidade, mas que não cobre “rios de dinheiro”.

Segundo uma pesquisa realizada pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), a cidade produz cerca de R$ 70 milhões com despesas de transporte para áreas de aterros.

Justamente para descartar os entulhos produzidos pelas construções. Em resumo, escolher a empresa certa, é ter a garantia de que todo o trabalho vai ser feito de forma limpa, dentro da lei.

Existem inúmeras empresas, que fazem o descarte irregular em terrenos baldios, florestas e qualquer lugar propício para jogar lixo. No entanto, assim como foi mencionado há pouco, a prática pode gerar multas milionárias.

Dessa forma, o melhor a ser feito, é buscar por um serviço atenuado e de qualidade para resguardar o entulho das obras.

Para ter uma ideia, em casos de produtos químicos jogados no meio ambiente, o mesmo não prejudica somente a natureza, bem como todos os seres vivos que vivem ali, incluindo os seres humanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *