Construção: demolição e locação de instrumentos para obra
A construção civil engobla diversas profissões como o engenheiro civil, arquiteto, design de interiores, mestre de obra e pedreiro, e por isso, é um segmento com elevada complexidade em suas tarefas.
Uma dessas tarefas é a de demolição de prédios ou estruturas, que envolve a retirada de um imóvel antigo ou com danos estruturais de um terreno, para a construção de um novo.
Como realizar a demolição de um imóvel?
A demolição de imóveis, sem dúvidas, é um assunto que envolve a engenharia civil. Isso se dá por conta dos tipos de demolição que existem e pelos riscos e periculosidade que estão por trás desse processo.
Uma demolição pode ser necessária em alguns casos, como: problemas na infraestrutura do imóvel, necessidade de utilizar somente o terreno e a detecção de alguma anormalidade no imóvel.
Com isso, é preciso identificar se todo o imóvel precisa ser demolido, ou somente uma parte dele. Como exigência para a liberação e o monitoramento, visando também os impactos que esta atividade causa, é necessário obter um licenciamento nos órgãos responsáveis, para liberar a demolição parcial ou completa da estrutura.
Basicamente, existem três tipos de demolição que um imóvel pode sofrer. O primeiro é a demolição manual, feita por uma equipe especializada e que utiliza equipamentos de proteção para a atividade.
Este tipo de demolição é recomendada para imóveis com a estrutura comprometida ou diante de um cenário de demolição parcial. Existe também a demolição com o uso de equipamentos, que é realizada por um profissional especializado com uma retroescavadeira para derrubar as paredes e outras partes residenciais.
Por fim, está a modalidade de demolição mais complexa, que é a que requer explosão, por meio da utilização de reagentes químicos. Este tipo de demolição é indicada para locais com mais de um andar e que apresentam maior complexidade em sua construção.
Neste tipo de demolição, é importante realizar um estudo de impacto na área, levando em conta a vizinhança, os recursos naturais ali dispostos e qual será o impacto ambiental dessa situação.
Vale ressaltar também que, esses três modelos de demolição têm em comum o fato de que é necessário pensar na remoção do entulho do local após o procedimento.
Existem outros elementos que podem ser demolidos, como é o caso de uma demolicao caixa dagua de empresa. Geralmente, a capacidade em litros dessa caixa é elevada e pode ter sua estrutura comprometida.
Por isso, nestes casos, uma empresa especializada neste modelo de demolição deve ser contratada com o objetivo de realizar:
- Um estudo técnico da área;
- Uma análise da caixa de água e sua capacidade;
- Identificar a região e os impactos;
- Realizar o esvaziamento da caixa.
É importante ressaltar que, dependendo da complexidade e do tamanho da explosão (prédios, viadutos, caixas d’água de grande porte), pode ser necessário contratar uma empresa de sinalizacao de transito, para realizar o monitoramento do trânsito no local, evitando acidente durante o procedimento.
A importância de realizar a locação de equipamentos
Além da necessidade de realizar a demolição de um imóvel ou caixa de água, em alguns momentos dentro da construção civil, existem outros procedimentos que são altamente prioritários e necessários.
Como exemplo, podemos destacar a questão da locação de equipamentos para a construção civil. Esses equipamentos podem ser variados, como:
- Lixadeira;
- Furadeira;
- Rolo compactador ou sapo;
- Alisador de concreto;
- Empilhadeiras.
O aluguel de betoneira é um procedimento muito comum na construção, para facilitar o preparo de concreto. Esse equipamento é muito utilizado em um canteiro de obras, por conta da mistura entre cimento, areia e água, que gera rapidamente o concreto.
Este material, por sua vez, é muito utilizado para o reboco e a parte estrutural. O aluguel de andaimes, elemento metálico que ajuda na estrutura e suporte do canteiro de obras, permitindo a elevação de objetos e dos colaboradores, também costuma ocorrer bastante, não somente com a locação de um andaime, mas de vários.
Entre as vantagens de utilizar esse tipo de material por meio da locação, podemos destacar: a economia nos gastos com equipamento (sobretudo, com a manutenção), e também para facilitar o trabalho dos pedreiros na obra, que conseguem terminar suas atividades mais rápido.
Outras dicas, é utilizar uma cadeira de pintura de predio e fachada, assim como contar com acessórios que facilitem as atividades do dia a dia dos profissionais, que também são importantes para otimizar o tempo da obra.