Construção e manutenção de um prédio

Construção e manutenção de um prédio

Para a construção de um prédio, sua reforma ou demolições, não basta contratar uma empresa de engenharia civil. São necessários vários documentos e licenças para que haja a permissão para iniciar as obras.

Entre os documentos necessários estão:

  • Matrícula do imóvel;

  • Alvará de construção emitido pela prefeitura;

  • ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);

  • Habite-se da obra.

A matricula é um documento de registro e identificação jurídica do imóvel. Além de comprovar a sua existência, nesse documento deve constar todas as alterações já sofridas pelo imóvel.

Hoje, já é possível solicitar esse documento em sites de cartórios. Para isso basta acessar o site do cartório.

Já o alvará de construção é o documento que autoriza o solicitante a realizar uma construção, bem como as reformas, demolições, ampliação ou outros serviços.

Para solicitar o documento, é necessário que o projeto arquitetônico esteja aprovado pelo órgãos competentes. O valor do documento vária de prefeitura para prefeitura.

O ART é um documento e registro obrigatório estabelecido por lei para todos os contratos referentes à execução de serviços ou obras de Engenharia, entre outros.

Além disso, é usado para cargo ou função que envolva atividades para as quais sejam necessários habilitação legal e conhecimentos técnicos nas profissões mencionadas no texto de lei.

A necessidade desse documento surge porque é preciso estabelecer uma identidade aos responsáveis técnicos por edificações e/ou serviços prestados por empresas ou profissionais.

O Habite-se de uma obra é um ato administrativo, oriundo de autoridade competente para liberação da utilização de edificações ou construções destinadas a moradia.

Esse documento oficializa a liberação de uso da edificações, mediante a comprovação da edificação do imóvel segundo as normas de segurança e legislação.

Além disso, ele é um documento liberado pela prefeitura do municípios no qual a obra foi realizada e é liberado somente no final da construção, comprovando a capacidade de uso para o qual está destinado.

Existem ainda outros documentos a serem solicitados para a realização de uma obra, no entanto, esses são alguns dos mais importantes a serem solicitados no processo, principalmente o Habite-se que habilita a edificação para a finalidade que está destinado.

Máquinas para construções

Mediante a regularização da documentação para autorização da edificação, é possível dar início às obras de construção. Um dos primeiros passos da construção é a terraplanagem terreno.

Esse é um processo de preparação e nivelamento do terreno para dar início a construção. Geralmente, a terraplanagem é um procedimento realizado em grandes construções, tais como: shoppings, supermercados, aeroportos, etc.

Existem alguns tipos de maquinas para terraplanagem que são usadas em diferentes tipos de terreno nas construções e edificações da engenharia civil. São elas:

  • Pá-Carregadeira de Esteiras;

  • Pá-Carregadeira de Pneus;

  • Retroescavadeira;

  • Escavadeira Hidráulica.

Existem ainda mais modelos de máquinas para preparação do solo que são utilizadas em diferentes etapas do processo de preparação do solo; desde escavação até compactação. Estão disponíveis para aluguel em empresas especializadas, desde que se faça um orçamento.

Outro item importante, e obrigatório, que pertence as construções, principalmente nas edificações já prontas é a placa de sinalização de emergencia.

É primordial o uso de placas para orientação de moradores ou frequentadores de prédio comerciais, principalmente em casos de emergência.

Esse é um item bastante simples de ser encontrado e instalado, geralmente são adesivos e possuem baixo custo para compra.

A função de orientação nos prédios é importante para casos de incêndios ou evacuação emergencial em prédios, mostrando o caminho mais seguro.

Itens de decoração e facilitadores

Carpetes são tradicionais no uso de casas e escritórios, principalmente em cidades de baixa temperatura. Ele ajuda a trazer conforto e a manter a temperatura fria mais distante da casa, deixando o chão quente.

No entanto, para manter o item bem cuidado, com boa aparência e livre de bactérias e germes, é necessária fazer a higienização de carpete.

Para essa manutenção é bom contar com os serviços de uma empresa especializada no processo de limpeza e manutenção desse tipo de material.

Na internet é possível encontrar empresas que oferecem o trabalho, bastando entrar em contato para montar um orçamento de acordo com o seu espaço.

Os sprinklers são pequenas tecnologias com mais de uma utilidade em diferentes lugares. Com o objetivo de irrigar ambientes, podem ser usados em estufas de cultivo e produção, kits anti-incêndio em prédios comerciais ou residenciais, além de irrigar jardins em casas e prédios.

São pequenos detalhes durante o processo de construção que permitem o andamento dos trabalhos dentro das normas estabelecidas pelo estado e que são de suma importância para garantir a segurança e proteção dos direitos da sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *