Materiais e instrumentos para instalação elétrica
Os sistemas de energia elétrica temporários durante a fase de construção podem ser igualmente tão perigosos quanto qualquer instalação permanente, especialmente quando não instalados por Empresas de Instalações Elétricas Prediais.
É por isso que é importante que todas as instalações, independentemente do uso pretendido, sejam feitas de maneira adequada. À princípio, uma instalação compatível com o código de segurança é um lugar considerado seguro nesse aspecto.
Caso os sistemas de energia temporários durante a construção não forem instalados de acordo com os padrões do Código Elétrico Nacional, o público em geral, as estruturas de Andaime de ferro e os trabalhadores poderão ser afetados. Isso não é do interesse de nenhum empreiteiro elétrico.
Os utilitários precisam de informações precisas sobre seu inventário de ativos. O maior problema enfrentado pelas concessionárias de energia elétrica é armazenar os dados históricos e atualizá-los devido às mudanças em tempo real no campo.
Por outro lado, algumas tecnologias ajudam as empresas de serviços públicos a gerenciarem informações relevantes sobre clientes e rede de distribuição com uma visão geral perfeita de todo o sistema visualizado em um mapa.
Isso pode ajudar os engenheiros de serviços públicos a identificar padrões de distribuição, demanda e consumo a fim de avaliar os requisitos de energia necessários para desenvolver um sistema de distribuição sob medida.
Confira algumas etapas básicas do processo que aumentarão a instalação bem-sucedida de um sistema de energia temporário.
Mapeamento dos requisitos de eletricidade
O sucesso de um empreiteiro elétrico começa com o mapeamento dos requisitos para sistemas de energia temporários, para conectar equipamentos como um betoneira elétrica, desde o projeto até à entrega do sistema elétrico ao cliente.
Lembre-se de que as empresas de serviços públicos de energia elétrica precisam ter dois tipos de informações geográficas:
Em primeiro lugar, uma rede de distribuição contendo informações técnicas cruciais e localizações de vários polos, linhas de energia, circuitos, transformadores, instalações entre outros.
Em segundo lugar, informações de consumidores e cobrança com uma lista de clientes existentes, seus locais e detalhes de consumo para determinar as áreas para um potencial cliente e expansão da rede.
Considere, a princípio, as etapas de planejamento e de instalação para o mapeamento dos requisitos de eletricidade como pode ser visto à seguir.
Etapa de planejamento
O pré-planejamento começa com a revisão de todos os padrões aplicáveis ao projeto de construção. O pressuposto básico é que as instalações elétricas usadas durante a fase de construção estão sujeitas à interação com eletricista qualificado e eletricistas não qualificados.
O pré-planejamento com um objetivo em mente sempre vale o tempo e o esforço. Respostas críticas devem ser buscadas na fase de planejamento, tais como:
- Quando a energia temporária deve estar disponível no local?;
- Quais são as necessidades de fornecimento para cada fase?;
- Quais e quantos equipamentos serão utilizados no canteiro de obras?;
- Quando o sistema elétrico será transferido para energia permanente?.
Embora muitas dessas perguntas pareçam óbvias, as expectativas dos clientes e as opiniões dos contratantes elétricos nem sempre estão alinhadas como deveriam.
Geralmente, esse desalinhamento resulta em uma experiência ruim para os clientes, atrasando a obra.
Etapa de instalação
Parte do processo de planejamento inclui o layout do canteiro de obras. Limites de propriedade, áreas de construção planejadas com aluguel de andaimes, escritórios de construção, uso de equipamentos extras que não estavam inclusos no planejamento inicial e o estacionamento da obra podem afetar a energia temporária.
Essas e outras áreas críticas precisam ser identificadas antes do início da distribuição temporária de energia. O pior pesadelo de um empreiteiro elétrico é ter que transferir energia temporariamente em várias ocasiões.
Isso não é bom, porque, muitas vezes pode colocar trabalhadores elétricos em posições que podem envolver a interação com o risco elétrico.
É sempre melhor coordenar o uso de pistas permanentes com a instalação temporária de energia. Isso reduzirá o tempo de transição na hora de transferir para a energia permanente.
Um bônus adicional a essa abordagem é o tempo de contato reduzido com uma instalação elétrica e um ambiente de trabalho mais seguro para os trabalhadores elétricos.
Enfim, essas medidas básicas garantirão que a instalação considere as necessidades de equipamentos especiais, como Perfuratriz de solo elétrica, e possa apresentar uma oportunidade para adicionar fundos de energia temporários.
A última coisa que um cliente deseja experimentar é um sistema elétrico que não é suficiente para as necessidades do projeto. Isso geralmente custa tempo, dinheiro e leva ao desenvolvimento deficiente do cliente. Pense nisso!