Curiosidades sobre as casas inteligentes

Curiosidades sobre as casas inteligentes

As casas inteligentes são locais que possuem diversas tecnologias para realizar tarefas automaticamente. Chamada de automação residencial, esse processo busca levar mais conforto e praticidade aos moradores da casa.

Existem itens de automação residencial muito simples, como a iluminação acionada com a presença de alguém ou com palmas, mas também existem mudanças mais complexas.

Em algumas casas inteligentes, você acorda e o café já está te esperando na cozinha, por exemplo.

Para conhecer mais sobre essa tecnologia e como ela pode auxiliá-lo em sua rotina, continue a leitura do artigo abaixo.

Uma casa mais segura

O conceito de internet das coisas está muito presente nas casas inteligentes. A ideia é que a maior parte de equipamentos esteja conectada à internet, criando um mundo digital. O sistema de segurança digital é uma das manifestações desse conceito e se mostra muito vantajoso para residências.

Basicamente, é uma forma de controlar o sistema de segurança da casa por meio do celular. Geralmente, trata-se de um sistema de segurança sem fio, com uma série de sensores em prol de detectar invasores. É a opção perfeita para quando se vai fazer uma viagem e é  indispensável para quem reside em dois estados diferentes e deixa a casa sozinha frequentemente.

Para isso, basta baixar um aplicativo, dependendo da marca escolhida para o equipamento e controlar a segurança de onde estiver.

A vantagem principal é que você pode estar seguro em meio a imprevistos. Se você, por exemplo, não sabia que precisaria dormir fora naquela noite, basta acionar o sistema de segurança digital pelo celular e sua casa estará protegida, não importa quantas noites você precise passar fora.

Geralmente, há um sensor de abertura de portas e de janelas, instalado nos próprios itens. Sensores de presença que podem ter tecnologia infravermelha ou ultrassônica, estrategicamente colocados pela casa.

Quando uma atividade incomum acontece, a central do sistema contata as autoridades e o proprietário imediatamente, diminuindo as chances de um crime bem sucedido.

A maior parte dos sistemas também possui um alarme, que indica que a invasão foi identificada, espantando potenciais criminosos antes que qualquer item seja roubado.

Controle os detalhes

Além da segurança, existem muitos outros benefícios que uma casa inteligente pode proporcionar. Alguns exemplos de funções que essa casa pode desempenhar de forma automática, valendo-se da internet das coisas, são:

  • Abrir e fechar cortinas;
  • Abrir e fechar janelas;
  • Irrigar o jardim;
  • Limpar a piscina;
  • Ligar e desligar o ar condicionado;
  • Apagar e acender as luzes.

A iluminação led, não apenas com lâmpadas, mas com fitas, pode modificar completamente a estética da casa. Uma incrível variedade de cores, com controle da intensidade da luz, posicionadas estrategicamente e controladas pelo celular.

Essa opção é perfeita para gerar uma iluminação mais aconchegante ou para deixar a casa em clima de festas, quando houver reuniões com amigos.

A principal vantagem em uma casa inteligente é que você pode controlar os detalhes. Como esse exemplo da luz deixa claro, existem muito mais opções de regulagem do que em uma casa comum.

O controlador de temperatura é um dos equipamentos mais valorizados em uma casa inteligente. Ele possui um sensor de temperatura que deve ser colocado no centro do ambiente, longe de janelas ou de fontes de calor. Assim, a interpretação da temperatura no local será assertiva.

O aparelho pode ser utilizado para controlar o funcionamento de um aquecedor ou de um climatizador, sendo muito usado em sistemas de aquecimento solar.

Com o controle de temperatura apresentando esse alto nível de exatidão, consegue-se controlar completamente o ambiente por meio do celular, sendo uma forma fácil e prática de conseguir mais conforto, tanto no inverno quanto no verão. Esses equipamentos são feitos para evitar quaisquer acidentes, mudando a temperatura gradativamente e sempre evitando potenciais incêndios.

Com a possibilidade de abrir e fechar as janelas da casa pelo celular, não há motivos para e preocupar com chuvas. Se você deixou as janelas abertas, saiu de casa e começou a chover, basta fechá-las pelo aplicativo.

Assim, evita-se que o chão de madeira seja molhado, que caia água na cama, enfim, consegue-se preservar o bom estado da casa e evitar inconvenientes.

Em conclusão, as casas inteligentes possuem uma série de sensores e de equipamentos conectados à internet. Qualquer equipamento eletrônico, desde uma cafeteira até um ar condicionado, pode ser conectado à rede.

O objetivo é sempre potencializar o conforto dos moradores da casa, propiciando maior segurança, permitindo que haja controle completo do ambiente e resguardando os moradores contra os inconvenientes causados pelo esquecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *