Vantagens de locação de equipamentos ao invés da compra

Vantagens de locação de equipamentos ao invés da compra

O planejamento é um item essencial para minimizar custos de uma obra. Investir o capital da empresa na compra de equipamentos necessários e que, geralmente, possuem um custo elevado deve ser considerado.

No entanto, muitos desses equipamentos após o uso em uma obra muito específica entrarão em desuso, o que gera um prejuízo para a empresa.

Já no caso de obras não comerciais, investir na compra de equipamentos para uma reforma se torna um desperdício ainda maior.

Isso porque os equipamentos dificilmente terão outra utilidade em um curto período além de ocupar um espaço considerável do imóvel.

Deste modo, a locação de equipamentos para a construção vem se tornando uma prática comum para grandes construtoras, ou mesmo para quem realiza pequenas obras ou reformas e deseja economizar.

Ao realizar o levantamento de gastos, tempo de execução e materiais indispensáveis para a obra, é possível prever quais máquinas e ferramentas serão utilizadas em cada etapa e o período de utilização delas no processo, o que auxiliará no aluguel e na economia.

Outra vantagem do aluguel é a variedade de máquinas e equipamentos disponíveis. Confira no artigo a seguir outros benefícios do aluguel de equipamento mais profundamente.

Vantagens do aluguel do equipamento

Como mencionado acima, o aluguel de equipamentos se mostra uma boa opção para as construções, principalmente para pequenas reformas que não demandam grandes investimentos.

Outras vantagens de contar com maquinário alugado são:

  • Variedade de máquinas e ferramentas disponíveis para locação;
  • Menor investimento;
  • Eliminar gastos com manutenção;
  • Diminui gastos com logística;
  • Não há necessidade de armazenamento;
  • Aumento da produtividade.

Existe uma grande variedade de máquinas e ferramentas para a construção, o que facilita a procura por elas em empresas especializadas nesse serviço.

A qualidade e a tecnologia dessas ferramentas é o primeiro fator que deve ser analisado ao realizar o aluguel, de forma que atenda às necessidades do cliente.

Entre os itens disponíveis para aluguel estão: ferramentas elétricas, esmerilhadeira, furadeira; além de outros acessórios como brocas, discos de corte e serra diamantada, compressores de ar, geradores, martelos e marteletes para demolição, serra circular e muitos outros.

O investimento necessário para locação de equipamentos é menor se comparado à compra.

Ao alugar máquinas, o recurso financeiro que seria direcionado para esse propósito pode ser aplicado para outros serviços, otimizando o processo e gerando rentabilidade.

Além do mais, por meio da locação de equipamentos, o construtor consegue contabilizar despesas de forma individual, para cada obra sem gerar dívidas que terão que ser pagas depois.

O aluguel entra no orçamento da obra e se adapta de acordo com as necessidades de cada projeto.

Com o passar do tempo, máquinas e ferramentas acabam se tornando ultrapassadas e perdem valor, o que é outro inconveniente da compra.

Já no caso do aluguel, não é preciso se preocupar com a obsolência, já que as empresas responsáveis pela locação estão sempre atualizando seu maquinário.

Alguns equipamentos utilizados em obras, por efetuarem serviços pesados e constantes, possuem alto índice de desgaste e manutenção e outras necessitam de um uso contínuo para continuarem funcionando de maneira eficaz.

Maquinário que ficam muito tempo parados podem apresentar defeitos ou irregularidades, como no caso da serra circular.

No caso da locação de serra circular, por exemplo, essa preocupação não é necessária já que a empresa locadora tem a responsabilidade de arcar com a manutenção dos aparelhos.

Vantagens financeiras

Ao locar materiais a manutenção fica por conta da empresa locadora, ou seja, é ela que fica responsável pelos custos de manutenção e contratação de equipe técnica especializada.

Nesse caso, se houver alguma falha no equipamento basta acionar a empresa para realizar a troca e após o termino da obra só é preciso realizar a devolução.

Esse tipo de contrato, permite reduzir custos com a contratação de mão de obra. Isso porque, somente ocorrerá em um período limitado e específico não sendo necessário possuir uma equipe própria para manutenção e controle desse equipamento.

Também há a redução de custos com armazenamento, logística e transporte.

Isso ocorre, pois a locação das máquinas elimina o acumulo de materiais e a necessidade de ter um local especifico para o armazenamento.

Outro item muito usado são os manipuladores industriais que são compostos por uma série de vínculos e juntas, onde as juntas conectam os vínculos e permitem a realização de movimentos.

Um robô manipulador possui uma base fixa e o primeiro vínculo fica preso a esta base.

A maioria dos manipuladores é formada por juntas que são classificadas como juntas deslizantes, juntas de rotação ou junta bola e encaixe considerando o tipo de movimento que realizam.

A Lixadeira pneumática é outra ferramenta responsável por produzir um excelente acabamento. No geral, é utilizada para a preparação de superfícies como madeira, plástico, metal, vidro, entre outros.

Esse equipamento produz um eficiente acabamento, deixando os lugares livres de marcas e é bem prático de ser usado.

A lixadeira é um equipamento de alto desempenho e uma características muito interessante é que ela consegue combinar uma potência alta de corte com precisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *