Decoração valoriza iluminação natural sem esquecer da artificial

Decoração valoriza iluminação natural sem esquecer da artificial

A personalidade de uma residência segue os mesmos gostos e virtudes dos moradores. Tudo depende do bom gosto e da aplicação de peças e acessórios que podem estar presentes em uma decoração ambiente.

Desde a fachada principal até os cômodos particulares, cada detalhe faz a diferença na composição dos ambientes.

Por isso, o acompanhamento de profissionais pode ajudar com projetos exclusivos, empregando personalidade, beleza e encanto conforme o emprego de:

  • Cores das tintas;
  • Móveis de apoio;
  • Acessórios de proteção;
  • Iluminação adequada.

Os objetos variam de tamanho e formato, sendo aplicados conforme a disponibilidade de espaço e necessidade em cada ambiente. A mobilidade interna também deve ser pensada, visando a segurança e conforto dos moradores.

Janelas recebem persianas para controle de luz

A iluminação natural de um imóvel é muito importante, pois interfere na qualidade de vida dos moradores, além de garantir melhor eficiência no uso da energia elétrica de maneira inteligente. Isso permite a redução de gastos e equilíbrio no orçamento doméstico.

Para garantir a proteção de móveis e pisos contra a incidência direta dos raios solares, evitando manchas em pontos específicos, o uso de cortinas e persianas é estimulado por profissionais que trabalham com decoração ambiente.

Muitas pessoas que trabalham no modelo “home office“, ou seja, realizam as atividades profissionais no conforto do lar, costumam dedicar um espaço para garantir privacidade durante o expediente.

A iluminação proveniente das janelas pode ser controlada a partir da instalação de uma persiana para escritório residencial, com a sobriedade que o espaço demanda.

Além disso, esse complemento ajuda a diminuir os ruídos externos quando estão devidamente fechados.

O material que compõe esse tipo de acessório pode variar, sendo mais eficientes os de PVC ou de lâmina metalizada. Assim, a limpeza pode ser feita de maneira rápida e apenas com um pano e produto específico, para garantir a higienização e a durabilidade da persiana.

Para as pessoas que gostam de um ambiente com menos luminosidade, decoradores indicam a aplicação de persiana para quarto com efeito blecaute. Esse tipo de material impede a passagem de luz, mesmo com o sol a pino.

A abertura pode ser feita tanto na horizontal quanto na vertical, pois os modelos de persiana variam de acordo com a necessidade de aplicação. Lojas especializadas desenvolvem projetos exclusivos, com tamanhos personalizados para cada ambiente, seja qual for o tamanho das esquadrias instaladas.

Vale o registro que a automação residencial é possível com quaisquer modelos de persianas, a partir da aplicação de um motor dedicado para a abertura e fechamento a partir de um controle remoto.

Esse tipo de solução é muito útil em residência que possuem paredes de vidro, janelas amplas e com para atender moradores com acessibilidade reduzida. A automação permite, ainda, programar a abertura e o fechamento das persianas de acordo com a hora ou com a luminosidade dos ambientes.

Iluminação a partir de cores nas paredes

As cortinas podem ser empregadas nas cozinhas residenciais de maneira mais específica, por causa da presença constante de vapores e gorduras advindas do cozimento de alimentos. Por isso, a iluminação deve ser trabalhada de uma maneira direta nas paredes.

A escolha da tinta para cozinha vai influenciar na disposição dos móveis, como mesas e cadeiras, assim como fogão, geladeira e micro-ondas. Sobre a pia, o material deve ser resistente à umidade e garantira fácil higienização do espaço.

As lojas especializadas em tinta possuem materiais que são tão fáceis de limpar como os azulejos, muito comuns nesse ambiente residencial, mas que passam por uma revisitação, com tendências que apontam para os detalhes, como azulejos portugueses que remetem a cozinha europeia.

As cores de tinta para cozinha são variadas, tendendo para as paletas mais claras, que ajudam na iluminação do ambiente, mesmo durante o período noturno, desde que as lâmpadas estejam direcionadas para os pontos corretos.

Preparo de alimentos precisa de claridade

É preciso tomar todo o cuidado quando se trata de higiene dentro da cozinha e no preparo dos alimentos.

A presença de um lustre para bancada com um lâmpada forte ajuda a qualquer momento do dia, desde que esteja com uma lâmpada direcionada para iluminar uma área ampla.

A diversidade de cores e possibilidade de iluminação de uma residência dependem da estrutura imobiliária, podendo ser adequado conforme as necessidades se apresentam em cada situação.

Os moradores podem escolher os mais diversos acessórios e equipamentos disponíveis no mercado especializado em decoração residencial. Um pendente para bancada ajuda na hora de saborear os alimentos feitos com técnica e dedicação pelos moradores.

Tudo vai depender do bom gosto e do investimento empregado, mesmo que seja baixo, pode ser criativo e valorizado por todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *