Deixe a sua escada mais segura

Deixe a sua escada mais segura

Os acidentes domésticos são uma das maiores causas de lesões em crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Destes, as quedas estão entre os incidentes com maior potencial de ferimentos graves – principalmente em idosos, que têm os ossos mais fracos e mais dificuldades para se recuperar de fraturas.

A boa notícia é que, independentemente do modelo da escada, é perfeitamente possível torná-la mais segura, reduzindo drasticamente a possibilidade de acidentes. Confira, a seguir, alguns itens que podem ajudar com isso:

Fitas antiderrapantes

Muitas vezes, o motivo por trás de quedas em escadas são escorregões, que acontecem quando a superfície do degrau não oferece atrito o suficiente.

Eles também podem ocorrer quando ela é construída sem respeitar as instruções das normas reguladoras em vigor, que estabelecem medidas tanto para a largura quanto para a altura dos degraus.

Portanto, além de respeitar as NRs, é importante favorecer o atrito entre a sola dos sapatos de quem sobe e desce e a superfície da escada, o que pode ser feito por meio de fitas antiderrapantes.

Como seu próprio nome diz, elas dão mais firmeza à pisada, evitando escorregões e, consequentemente, quedas.

Corrimãos

corrimão para escada é outro item fundamental para que esta parte da casa seja mais segura.

Isto pois ela permite que quem sobe e desce tenha algum tipo de apoio, o que evita que quedas e escorregões resultem em lesões mais graves.

Contudo, não basta instalar esta peça de qualquer maneira, é preciso que o procedimento seja feito conforme as normas de segurança.

Por exemplo: se após o corrimão houver um vão, ele precisa contar com barras paralelas à superfície de apoio.

Se ele estiver apoiado em uma parede, ele deve ficar a alguns centímetros dela, proporcionando espaço para que os transeuntes possam se segurar.

Além disso, é importante que ele seja feito de materiais resistentes e que realmente proporcionem um bom apoio.

corrimão de escada de aluminio é uma boa opção, que conta, ainda, com a vantagem de ter um excelente apelo estético, dando um toque de modernidade à decoração do ambiente.

Por fim, é importante suspeitar de estruturas e de serviços de instalação com preços muito abaixo dos demais prestadores de serviço.

Quando o material e a colocação não são de qualidade, o objeto surte o efeito contrário: aumenta a chance de acidentes.

Deste modo, o preço de corrimão para escada do modelo escolhido deve ser condizente com o valor que a maior parte dos profissionais e empresas cobram.

Portões para crianças

Quem tem crianças em casa sabe que alguns locais exigem cuidado redobrado dos pais.

Alguns dos que mais oferecem risco são a cozinha (devido à combinação de fogo e facas afiadas) e o banheiro (devido à água e à presença de cosméticos, que podem ser ingeridos).

Objetos pesados, em geral, também oferecem risco: a queda de uma escada de aluminio sobre uma criança pode ser fatal.

Normalmente, a melhor maneira de evitar tais incidentes é simplesmente manter os itens perigosos fora do alcance dos pequenos.

Normalmente, a melhor maneira de fazê-lo é instalando um portão específico na entrada de certos cômodos, impedindo o acesso a ele.

O que nem todos consideram é que este item também pode ser usado para evitar que crianças tenham acesso às escadas quando desacompanhadas de um adulto.

Podem ser instalados portões tanto no pé quanto no topo da escadaria, de modo que ela precise chamar uma pessoa mais velha para supervisioná-la ao subir e ao descer.

Telas de proteção

Famílias que vivem em edifícios altos costumam instalar uma tela de proteção nas janelas e na sacada, se houver.

Elas costumam ser muito úteis para evitar acidentes devido à sua composição, que inclui fibras de materiais tais como:

  • Nylon poliamida;

  • Nylon polietileno;

  • Poliéster secundário;

  • Fibra de vidro;

  • PVC.

Vale ressaltar que nem todas são apropriadas para locais com alto risco de acidente.

O poliéster secundário, por exemplo, é reciclado, e perde um pouco de sua resistência no processo. Assim, é indicado para locais de menor risco, como quadras poliesportivas.

O que nem todos sabem é que também é possível usar a tela de proteção para escadas. É simples: se houver um vão, ela pode ser usada para revesti-lo, evitando quedas graves.

Neste caso, recomenda-se as versões em materiais mais resistentes, como a poliamida e o polietileno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *