Detalhes sobre o setor da construção civil

Detalhes sobre o setor da construção civil

A construção de um imóvel, seja ele uma casa, centro comercial ou um edifício, demanda conhecimento técnico e acompanhamento profissional.

Geralmente, é o profissional formado em engenharia civil o responsável, desde a criação do projeto estrutural até o comando da equipe que irá realizar a construção.

Esse processo precisa pensar tanto na segurança dos funcionários como da estrutura do imóvel, pensando nos próximos moradores do local. Nesse quesito é importante que o trabalho seja desempenhado por uma empresa qualificada, com anos de experiência no mercado.

Por isso, existem diversas normas de segurança que precisam ser seguidas, por exemplo, o uso de equipamento de proteção individual para os funcionários, a presença de equipamentos com qualidade, geradores e outros.

Os procedimentos de segurança ultrapassam a parte técnica, buscando também o cuidado e preservação ambiental por meio de atitudes de coleta seletiva dos entulhos que são gerados nesse processo.

Um dos detalhes se refere ao local ter uma caçamba de entulho, que seja especifica para o recolhimento desse material, que não será mais utilizado na construção.

É importante que esse material seja recolhido corretamente, com o objetivo de evitar a contaminação do local e trazer danos ambientais e multas para a empresa ou proprietário do imóvel. Mas, quando o imóvel fica pronto, os cuidados continuam. Confira!

Prevenção a incêndios: instalações necessárias

Em locais com grande circulação de pessoas, como é o caso de centros comerciais e edifícios, um dos detalhes importantes se refere à segurança contra incêndios.

Uma simples ação como esquecer o fogão ligado já pode ocasionar uma grande dor de cabeça, por isso, é necessário que o prédio venha equipado com elementos de combate e ao mesmo tempo, formas de escapar do perigo.

Nesses locais, é comum ver a presença de extintores, que são equipamentos bastante eficientes no combate a níveis iniciais do incêndio, a depender de sua proporção.

Esse material precisa passar por revisão e ainda, estar dentro do prazo de validade. É importante que o local também tenha escadas com portas que cortam o fogo, sendo resistentes.

As placas de sinalização também são de extrema importância para alertar sobre as saídas de emergência ou como proceder diante da situação. Mas, existem outros elementos que podem ser importantes nesse processo.

Estamos falando dos sprinklers, um pequeno chuveiro, fixado no teto, que é acionado liberando água no caso de perceber um incêndio ou fumaça.

Esse tipo de elemento ajuda no controle do incêndio até que o Corpo de Bombeiros chegue ao local, possuindo um reservatório de água em seu sistema, assim como pressurização.

Esse equipamento funciona logo no início do incêndio, apresentando diversas qualidades, por exemplo:

  • Eficiência;
  • Não apresenta alarme falso;
  • Garante a segurança no combate a incêndios iniciais;
  • Funciona a partir de sensores.

Além disso, esse material é confeccionado seguindo normas técnicas de segurança e deve ser aprovado pelo INMETRO, também conhecido como Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Para instalar esse material, é necessário a presença de um técnico, que seja especialista no assunto e consiga manusear o equipamento de forma qualificada.

Segurança com o uso dos acessórios

Já que a prevenção contra incêndios é um assunto tão relevante e importante, é necessário destacar também a importância da escolha dos materiais que irão compor a decoração da casa, assim como acessórios, instalações, tipos de tintura e móveis.

Eles também podem ajudar a ocasionar acidentes, por isso, devem ser escolhidos pensando também na segurança do local. Um material que serve para proteger as janelas e portas dos raios solares e garante uma melhor sensação térmica dentro da residência, refere-se ao uso de cortinas.

Existem vários modelos de cortinas, por exemplo: de persiana, blackout, romana, rolô, tecido e dentre outros. Mas, esses materiais podem acumular poeira, sujeira e ácaro, que ocasionam problemas respiratórios nos moradores.

Por isso, é importante investir na lavagem de cortina, que vai variar a depender do modelo da peça. Vale ressaltar que existem modelos de cortinas, que ajudam a evitar o acúmulo de poeira. O acessório deve ser escolhido e avaliado pelo morador do local.

Outro detalhe se refere aos tipos de acessórios presentes no local. Eles podem ajudar tanto no aspecto decorativo como também orientando sobre determinada situação.

Por exemplo, o relogio de parede pode ser um excelente material para orientar nas horas e ainda deixar o local mais sofisticado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *