Tratamento e manutenção da eletricidade

Tratamento e manutenção da eletricidade

A existência da energia elétrica e a capacidade de manipulação e controle dessa energia é que possibilita a utilização de inúmeros eletroeletrônicos e eletrodomésticos. A eletricidade dá “vida” a todos os aparelhos tecnológicos que conhecemos.

Sem esses aparelhos, a sociedade moderna já não consegue imaginar a vida. Principalmente a capacidade de comunicação constante e imediata com qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, que adquirirmos com o uso de telefones, computadores, etc.

A parte da instalação eletrica feita em uma residência é uma das mais importantes. Se não pudermos contar com o suprimento constante de energia em nossas casas, não seria possível usufruir de uma série de comodidades que a eletricidade proporciona, como:

  • Eletrodomésticos;
  • Eletrônicos;
  • Instrumentos musicais;
  • Sistemas de proteção, como alarmes, etc.

Isso, porque não foram citados todos os aparelhos e maquinários utilizados nas fábricas , indústrias, empresas e escritórios para funcionamento de linhas de produção, realização de tarefas variadas e comodidades.

Tratamento da energia

Mas para que a energia seja acessível e utilizável em nossas residências e empresas, é necessário que ela receba um tipo de conversão para que, depois, seja transmitida até as casas. Quem realiza esse processo são os transformadores, os equipamentos instalados em postes de luz.

Transformadores recebem a energia transmitida das concessionárias e converte, modificando os níveis de tensão da corrente elétrica, mantendo a potência praticamente constante.

Embora seja considerada uma das fontes de energia renováveis e amigas do meio ambiente, pois são geradas a partir das águas como matriz das hidrelétricas, essa qualificação tem sido bastante questionada, pois muito se fala em todo o impacto ambiental e a modificação de ecossistemas que ocorrem nas regiões onde as usinas são construídas.

No entanto, são as principais fontes de energia utilizadas no Brasil.

A fonte de alimentação, muito utilizada em aparelhos eletrônicos, também realiza o processo de conversão da energia, a partir das tomadas, para uma carga suportável aos componentes elétricos do computador.

Esse equipamento também auxilia na redução de oscilação elétrica que acontece na rede, evitando que essa oscilação chegue ao equipamento, evitando a ocorrência de algum dano no material

Manutenção elétrica no dia a dia

Não somente em residências a energia elétrica está presente em quase toda a rotina. Obviamente nas empresas e indústrias ela é utilizada com ainda mais propriedade e exploração das formas de uso.

A eletricidade também proporciona comodidades no cotidiano de empresas e comércios em geral. Umas das grandes vantagens é a possibilidade de utilizar elevadores em edifícios; principalmente os que possuem muitos andares.

Hoje, é inimaginável ter que enfrentar um prédio de 10 andares sem elevador.

A lei não permite prédios com mais de 4 andares sem elevador para os frequentadores. Principalmente se você é responsável por administrar um imóvel que possui elevadores, é necessário que ocorram constantes manutenções.

A Manutenção preventiva e corretiva de elevadores deve ser feita com regularidade. A informação mais importante é que só pode ser feita por técnicos profissionais capacitados e que, normalmente serão parte da equipe da empresa fabricante do modelo de elevador escolhido para a sua construção.

Porém, mesmo com a manutenção ocorrendo regularmente, nenhum ambiente está livre de sofrer com a interrupção repentina do fornecimento de energia.

Nesse caso, é importante que os prédios contem com o apoio de um gerador de energia para evitar que pessoas permaneçam presas em elevadores durante uma possível falta de energia.

Para que o funcionamentos desses equipamentos seja correto, é importante implementar um calendário de manutenção regular do equipamento gerador de energia.

O Conserto de gerador de energia, bem como a manutenção, só podem ser feitos por técnicos especializados nesse tipo de equipamento. Não permita que a manutenção seja feita por pessoas não especializadas, isso pode custar o bom funcionamento do equipamento no futuro,

E, em último caso, se houver um incidente maior e que ofereça perigo, como um incêndio originado em rede elétrica, acione imediatamente o corpo de bombeiros.

Enquanto os bombeiros não chegam, o ideal é tentar controlar o foco de incêndio com o Extintor a base de espuma. Esse é o equipamento correto a ser usado em caso de incêndios por dano elétrico.

Nunca tente realizar manutenção em rede elétrica assim como em equipamentos eletrônicos sem a ajuda de um profissional treinado e capacitado para a realização desse tipo de tarefa. A eletricidade é perigosa e precisa ser manuseada com cuidado. Evite acidentes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *