Dicas de artesanatos com materiais que você nem sabia que existiam
O cobre é um elemento que possui características peculiares. É um mineral que não contém ferro, resistente a corrosão e possui a coloração laranja-avermelhado.
Além disso, faz parte da composição da prata e do ouro, sendo uma parte das ligas que recebem esses nomes. Este elemento também faz parte do processo que dá origem ao bronze, juntamente com o estanho.
É altamente condutor de calor e de eletricidade, muito resistente a corrosão e maleável, o que permite sua aplicação na fabricação de diversos objetos do dia a dia.
Muitos aparelhos eletrônicos contêm fio de cobre em suas composições, e ele faz parte das redes de energia elétrica, de algumas moedas, em sistemas de encanamento e até na construção de navios, que revestidos com uma mistura de cobre e níquel, são protegidos da corrosão.
Outra utilização possível desse material é na forma de fios, para artesanato. O cobre é um material bastante maleável, facilitando a aplicação de técnicas que mudam seu formato.
Pode ser soldado em uma solda de prata, utilizando-se a mesma técnica que a empregada para esse metal. Alguns métodos de joalheria, como empregar a serra de ourives, também funcionam muito bem com o arame de cobre.
Essa característica torna esse arame de cobre para artesanato muito recomendado para os processos de confecção de vários tipos de peças.
Pode ser empregado para produzir miniaturas, bijuterias diversas (como anéis, colares e brincos), bem como nos mais variados itens decorativos – por exemplo, mini esculturas – uma vez que estes estão a salvo da corrosão.
Sua maleabilidade permite o emprego de técnicas como crochês rendados e macramê, solda, serra e etc.
Além disso, é um acessório muito funcional e maleável e possui um custo-benefício muito bom se comparado a outros materiais utilizados em artesanatos.
Chapa de alumínio xadrez
A chapa de alumínio xadrez é um produto bastante empregado em pisos de escadas, de rampas e de transporte público, uma vez que é antiderrapante e proporciona, assim, bastante segurança.
O produto é fabricado a partir de uma maneira específica de laminação. Este é um material que possui ótima praticidade, pois é leve, resistente e durável.
Dependendo da sua aplicação, uma chapa de alumínio xadrez pode ter características únicas, que variam na espessura da sua base, comprimento, largura e até na altura dos seus ressaltos (saliências da superfície).
Essa chapa também pode ser usada na fabricação de objetos decorativos, uma vez que possui um visual bastante atraente, do tipo metálico, e possibilita uma grande variedade de acabamentos.
Fabricada a partir do alumínio, os tipos de chapa xadrez podem ser empregados nos mais diversos segmentos da indústria, como é o caso de moldes, acessórios mecânicos, ferramentas, automóveis, máquinas diversas e etc.
O alumínio possui como uma das suas principais características a leveza da sua composição, apresentando, por exemplo, uma densidade que corresponde a um terço do aço.
Ele é muito maleável, como também, um ótimo condutor de energia e calor. Produz naturalmente uma camada de óxido que o protege e dificulta sua corrosão, motivo pelo qual é amplamente utilizado, já que garante ao produto feito desse material uma vida útil mais elevada.
O alumínio é usado também na forma de perfil de alumínio, muito utilizado em obras para fabricação de móveis ou para compor esquadrias e box temperados. Na construção civil, encontramos alumínio na fabricação de janelas, portas, esquadrias, fachadas e etc.
Ele possui uma alta resistência ao impacto, graças a sua maleabilidade e não é inflamável, permitindo sua aplicação em projetos que precisam suportar altas temperaturas sem correr o risco de pegar fogo.
A gravação e o corte em artesanato feitos com laser
Para garantir uma finalização mais precisa e sofisticada aos trabalhos de artesanato, é possível investir em uma maquina de corte a laser, um equipamento que realiza tanto corte quanto gravação a laser nos mais diversos materiais.
Esse tipo de processo permite a produção de imagens, textos, logotipos e entre outros. Pode ser aplicado a vários objetos através das técnicas de gravação a laser, garantindo sofisticação e qualidade no trabalho final.
O processamento com essa técnica pode ser usada em madeira, plástico, pedras diversas, alumínio, peças de aço, de tecido, cera, mármore, vidro, couro, papelão, etc. Podem ser confeccionados, usando-se corte a laser, uma série de objetos, jóias e utensílios decorativos.