Dicas para ter um closet bem planejado

Dicas para ter um closet bem planejado

Não há nada pior que chegar em sua casa e se deparar com um closet desorganizado, não é mesmo? O pior de tudo é quando você tira um dia inteiro para tentar deixar tudo em seu devido lugar, mas percebe que a situação é mais grave do que pensava.

Muitas vezes, simplesmente falta um local adequado para armazenar todas as coisas que estão deixando o seu ambiente com um aspecto estranho e sem vida.

A solução para a organização na casa de muitas pessoas tem sido a instalação de closets.

Maiores que armários ou guarda-roupas, eles se tratam de pequenos ambientes construídos especialmente para guardar alguns itens de casa.

O problema é que, mesmo assim, é possível encontrar desordem em casa. Mesmo que estes objetos não estejam espalhados por outros cômodos, eles podem estar jogados de maneira aleatória dentro desse closet.

A falta de tempo para organizar tudo da maneira correta juntamente com a pressa do dia a dia, que faz com que, muitas vezes, as pessoas simplesmente coloquem os seus objetos em um lugar que não é adequado, faz com que essas coisas sejam acumuladas desta forma.

Quando isso acontece, é difícil encontrar o que foi guardado naquele local. Além disso, deixar as coisas amontoadas uma em cima da outra acaba ocupando mais espaço que no caso de itens devidamente guardados.

O ponto chave é começar a deixar o local organizado desde o início. Uma vez que você cria a rotina de sempre arrumar o closet, ele sempre se manterá assim.

E o mesmo vale para o caso contrário: deixar os objetos ali sem nenhuma preocupação se tornará uma bola de neve muito mais difícil de resolver depois.

Por isso, a organização é essencial. Se você está montando um closet neste exato momento, tente criar padrões de ordenação que facilitarão a sua vida no futuro.

Pode ser determinando um espaço para cada tipo de item, dobrar as roupas de tal maneira, entre outras coisas.

Se você procura algumas maneiras de resolver a ordenação dos seus itens de maneira fácil, prática e duradoura, confira algumas dicas básicas e que podem te ajudar a manter a casa sempre em ordem.

Dicas de organização

Se o closet já está montado e desorganizado, a primeira coisa que você deve fazer é tirar tudo. Remova todos os itens para que você possa visualizar melhor qual é o espaço total que você tem disponível naquele local.

Avalie os tipos de dispositivos que estão instalados no seu closet, como prateleiras, gavetas, entre outras coisas. Também analise de que material eles são feitos e quanto de peso, mais ou menos, eles podem aguentar.

Depois que tudo foi retirado, separe os objetos em categorias diferentes. Se for possível ou necessário, use caixas para colocar estes itens. Isso feito, você já saberá, mais ou menos, como distribui-los novamente de volta para o closet.

Uma boa dica é investir em organizadores de armario. Eles podem ser adquiridos em várias cores e tamanhos, podendo se adaptar melhor aos seus gostos e às suas necessidades.

Em geral, esses itens podem ser usados para armazenar

  • Meias

  • Itens para cabelo

  • Maquiagens

  • Toalhas

  • Roupa interior

  • Entre outras coisas

Não se esqueça da luz

Possuir uma boa iluminação é importante para deixar o lugar bem organizado. A luz fraca pode acabar fazendo com que, na tentativa de encontrar alguma coisa, você acabe desorganizando tudo.

O ideal é que seja instalada uma iluminação led, pois além de ser mais duradoura, a sua qualidade é bem maior e, ainda, ela é uma alternativa de lâmpada mais sustentável.

Caso você queira enfeitar um pouco o ambiente, luzes coloridas podem fazer um ótimo efeito.

Linhas com pontos de luz, no estilo pisca-pisca usado para as decorações de Natal são uma boa alternativa para isso, pois elas podem ser esticadas por toda a extensão do closet.

Se possível, conte, também, com um pouco de luz natural. Caso você ainda esteja construindo o closet, verifique se há um espaço para uma janela.

Além de economizar com a conta de energia, ela possibilitará uma maior circulação de ar dentro daquele espaço.

A ventilação é importante para evitar que alguns itens adquiram mofo, por exemplo. Instalar cortinas pode resolver problemas relacionados a dias muito ensolarados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *