Dicas rápidas para o cuidado com a área externa de casa
Um dos grandes sonhos dos brasileiros é conquistar a casa própria. Assim, não é de se surpreender o tempo e o dinheiro que pessoas país afora, investem para deixar o lar agradável e conforme a sua personalidade.
Apesar de todas as partes do imóvel precisarem de cuidados, o exterior merece uma atenção especial.
O motivo é simples: esta é a parte da casa que está constantemente exposta ao tempo, a elementos como o sol e a chuva.
Portanto, é interessante fazer a limpeza de telhado periodicamente, retocar a pintura e manter o jardim em dia, entre outras coisas.
Confira, nesse post, algumas dicas para manter o exterior de seu imóvel sempre impecável:
1. Tenha os itens e produtos corretos
Para manter o exterior de uma casa em bom estado, é preciso contar com os apetrechos necessários. Para a limpeza, não é preciso nada de muito específico.
Normalmente, água e sabão bastam. Uma mangueira de alta pressão não costuma ser necessária, apenas para a higienização mais pesada.
Caso o imóvel tenha piscina e jardim, a tarefa fica mais complexa, mas não impossível. É interessante contar com um cortador de grama eletrico.
Para manter o gramado em bom estado, tesouras para aparar as plantas e um jardineiro de confiança para fazer o trabalho mais complexo.
2. Mantenha o telhado limpo
Apesar de o telhado ser um elemento essencial da casa, muita gente só se lembra de que ele merece cuidados quando acontece um problema.
Como o aparecimento de uma infiltração. Poucos proprietários sabem que este e outros contratempos podem ser evitados por meio da higienização periódica.
Ela é realizada com um produto para limpeza de telhado e uma mangueira de água sob pressão.
Esses elementos são suficientes para remover a crosta de sujeira, que se acumula nas telhas ao longo do tempo.
Além da limpeza, vale a pena investir na aplicação de um produto impermeabilizante: é uma medida de prevenção contra goteiras e infiltrações.
3. Procure sempre ter plantas em casa
Tanto dentro quanto fora de casa, as plantas costumam ser vistas como meros itens decorativos. Porém, elas são mais poderosas do que parece. Alguns de seus benefícios são:
- Melhora da saúde mental de moradores;
- Aumento da produtividade de empregados;
- Ar mais puro;
- Temperatura mais amena;
- São adornos para a casa;
- O cuidado com elas pode ser um hobby.
4. Cuide periodicamente do jardim
Porém, não basta ter um jardim: mantê-lo bem cuidado é essencial. Para que as plantas cresçam mais saudáveis e bonitas, é interessante adquirir um cortador de grama a gasolina.
Para manter o gramado sempre baixo, além de remover ervas daninhas. Caso o espaço seja escasso, é possível investir na tendência dos mini jardins.
Estes espaços têm até 10 metros quadrados e podem ser montados até mesmo em apartamentos. Assim, une-se a praticidade a todos os benefícios de viver rodeado de plantas.
A grande vantagem destes jardins, é que é possível mantê-los em dia usando quase nenhum aparelho, ou apetrechos menos sofisticados.
Por exemplo: não é preciso contar com um soprador de folhas a gasolina. Elas podem ser recolhidas à mão, assim como ervas daninhas e outros elementos indesejados.
5. Pisos de pedra também precisam de limpeza
Pisos de pedra normalmente são a primeira opção para revestir áreas externas, como varandas e quintais com piscina.
O principal motivo para isso, é a higienização simples e rápida, perfeita para um ambiente que está do lado de fora.
Mas isso não significa que a limpeza pesada possa ser simplesmente dispensada. Ela pode ser mais esparsa, é verdade, mas também deve ser feita algumas vezes por ano.
Água, sabão e uma mangueira de água em alta pressão, são suficientes para a higienização mais profunda e a sujeira mais difícil de retirar.
6. Limpe a fachada da casa periodicamente
A fachada determina boa parte da primeira impressão, que uma pessoa terá sobre a casa. Portanto, sua manutenção e limpeza devem estar sempre em dia.
No caso de imóveis no litoral, soma-se aos cuidados o retoque periódico da pintura, devido aos efeitos da maresia.
Se a casa estiver à venda ou disponível para aluguel, o cuidado com a fachada deve ser redobrado.
Isso porque ela pode tanto impressionar um inquilino ou comprador profissional, quanto desanimá-lo por completo.
É interessante aparar a grama, usar um soprador de folhas para deixar a área organizada e certificar-se de que a os vidros das janelas estão limpos.