Tenha um guia rápido sobre as instalações elétricas
Ao planejar a construção de uma casa, de um estabelecimento qualquer ou até mesmo de um prédio.
Seja ele residencial ou comercial, um dos itens primordiais e que deve estar no topo da lista de preocupações é a realização de um bom projeto de instalações elétricas.
É importante que o estudo em questão seja feito por um profissional qualificado, mais especificamente um engenheiro eletricista, que pensará todas as questões que envolvem a parte de energia da construção.
Desde a segurança, fator primordial, até a acessibilidade ao sistema, em casos de necessidade de manutenção ou emergências.
Também é muito importante obedecer à legislação pertinente.
O projeto nada mais é do que a planta da construção com a indicação de todos os itens, como os pontos de iluminação, circuitos, cargas, etc.
O projeto deve estar em acordo com a Norma Brasileira Registrada, conhecida como NBR 5410, que mostra as diretrizes para instalações elétricas no País.
A norma em questão dispõe sobre itens como:
- Uso de disjuntores;
- Sobretensão;
- Quadros de distribuição;
- Tomadas;
- Proteção contra choque.
Como fazer um bom projeto?
O ideal é que os responsáveis pela construção optem pela contratação de empresas de instalações elétricas prediais, que serão responsáveis não apenas pela elaboração do projeto, mas também pela sua execução.
Essa é uma das vantagens da contratação: a empresa será responsável por tudo que envolva a parte elétrica, como, por exemplo, a necessidade do projeto elétrico ser aprovado junto à concessionária de energia elétrica.
A instituição contratada também será a responsável por essa demanda. Alguns dos serviços que podem ser executados por uma empresa do gênero:
Elaboração e execução do projeto elétrico;
- Manutenção;
- Instalações diversas;
- Sistemas de iluminação.
Medidas de segurança
As empresas que prestam serviços de elétrica devem executar a tarefa de forma a deixar os imóveis o mais seguros possível, evitando incidentes graves como incêndios e choques.
Para isso, é necessário que utilizem dispositivos de segurança elétrico adequados. Alguns deles são:
1. Disjuntor Termomagnético
Os circuitos elétricos podem ser expostos a altas cargas e causar sobreaquecimento dos dispositivos.
Há também o perigo de curto-circuito, que aquece rapidamente todo o sistema.
Para evitar essas duas situações, que podem causar sérios problemas, é necessário o uso de um disjuntor, que tem a função de parar o funcionamento do circuito, em caso das situações previstas.
2. Interruptor Diferencial Residual
Este equipamento serve para identificar desvios de trajetória de correntes elétricas dentro dos diferentes circuitos.
3. Dispositivos de Proteção contra Surtos
Protege as instalações do prédio dos picos de tensão causados por descargas atmosféricas, os chamados raios, que podem danificar aparelhos elétricos.
Outro item muito importante que deve merecer atenção na hora de projetar as instalações é o circuito elétrico predial.
Um circuito é basicamente um grupo formado por unidades de consumo de energia alimentados pelo mesmo dispositivo.
Essas unidades são as lâmpadas e tomadas para ligação de eletrônicos e eletrodomésticos de uma instalação.
Uma boa prática de segurança no uso dos circuitos é seu isolamento de modo a garantir que não haja uma falha geral.
A parte mais importante de se realizar as ligações elétricas prediais com empresas profissionais é justamente poder contar com a segurança das instalações.
Afinal nada pior do que se surpreender com problemas que podem ser causados pela instauração de um sistema dessa importância de forma amadora.
Os problemas podem variar desde a avaria de um produto eletrodoméstico até incidentes mais graves, como choques e até mesmo incêndios.
Uma das vantagens de se contratar uma empresa especialista na gestão da parte elétrica de uma residência é realmente a segurança que só um serviço profissional pode oferecer, principalmente considerando as normas técnicas.
Outra vantagem é a diminuição dos custos, pois ao contratar todos os serviços num único pacote, ele sairá mais barato.
Sem contar que serviços amadores correm risco de dar problemas depois, aumentando ainda mais o custo da obra.
Outra facilidade é a manutenção com a empresa contratada, caso haja necessidade.
Para as empresas que atuam na parte de elétrica predial, uma das maiores preocupações é com a manutenção do equipamento utilizado no dia a dia de trabalho.
A calibração nada mais é do que a verificação dos parâmetros de aparelhos utilizados para fazer medições diversas em instalações elétricas.
Podem ser medidos itens como resistência, tensão, corrente e frequência com que esses equipamentos estão operando.
Uma simples busca por termos como “empresas de calibração rj” é capaz de fornecer boas referências para realização desse serviço na cidade maravilhosa.