Elementos e serviços importantes na construção de um imóvel

Elementos e serviços importantes na construção de um imóvel

As empresas de engenharia civil são responsáveis as pelas atividades de construir e reformar as edificações, sejam elas infraestruturas públicas ou privadas presentes nas cidades.

O desenvolvimento de projetos para obras proporciona a expansão dos bairros e municípios, pois possibilita a criação de empreendimentos para finalidades comerciais, empresariais e residenciais. Ou seja, além de trazer os serviços essenciais para as cidades, traz novas oportunidades.

Os serviços no canteiro de obras são a chave para o surgimento de imóveis de pequeno, médio e grande porte.

Por isso, os profissionais da área dedicam um tempo para análises do terreno e criação do planejamento que será utilizado na construção antes de iniciar as tarefas no espaço físico, isso para garantir a entrega da edificação para o cliente de forma segura.

Ter todos os detalhes e informações sobre a construção documentada é uma maneira de organizar todas as atividades e evitar contratempos, como atrasos que podem comprometer a finalização do projeto.

Para isso, aspectos como a planta do imóvel, a quantidade de cômodos, os materiais, maquinários, ferramentas e elementos que serão usados na obra são definidos durante o desenvolvimento do projeto arquitetônico.

A importância do planejamento na construção civil

Um planejamento é a chave para o sucesso de qualquer empreendimento, pois assegura a execução de todas as tarefas, dentro dos parâmetros da obra. Ou seja, evita desperdícios de materiais e tempo.

Um cronograma físico-financeiro, orçamento, cálculo e o controle de execução são fatores primordiais para uma gestão de obras de qualidade.

A empresa de construção, depois de criar o plano de obra, começa a realizar a parte prática do projeto.

Nesse cenário, os engenheiros responsáveis visitam o terreno para analisar as condições e características do solo, ou seja, entender particularidades que podem fazer a diferença durante as atividades de construção, principalmente na estruturação.

Quanto mais informações os profissionais obtém, mais fácil é prevenir acidentes e conseguir um excelente aproveitamento do espaço.

As fundações e lajes podem ser erguidas depois das análises. A parte estrutural de um imóvel exige o uso de materiais de qualidade para evitar rachaduras, trincas, fissuras e até problemas de desmoronamento.

Aço, ferro e madeira são os materiais mais utilizados para garantir que a estrutura da edificação seja resistente e durável.

A tábua de pinus é um item que pode ter várias finalidades na construção civil, como escoramento de laje, baldrames, colunas e vigas.

Para aumentar a segurança, as tábuas devem ser usadas com um sarrafo de madeira, que faz a função de anel na estrutura.

Um acabamento com lixas pode deixar o material com um design adequado. Outro ponto interessante da tábua é que pode ser usada na decoração de ambientes internos e externos, criando uma elegância e sofisticação na residência.

Para a criação do telhado, uma estrutura que tem a função de proteger a parte interna da edificação, o uso de caibro de madeira é fundamental.

Esse elemento é utilizado no amadeiramento do telhado, ficando encaixado sobre as terças, embaixo das ripas, e atuando na queda d’água da estrutura.

Nas lojas de materiais de construção ou madeireiras é possível encontrar caibros com vários tipos de madeiras diferentes, como

  • Camaru;
  • Garapeira;
  • Maçaranduba
  • Sucupira;
  • Paraju.

Pesquisar o custo dos modelos de caibros disponíveis no mercado é a solução para conseguir construir o telhado com qualidade e um estilo que combine com a edificação.

Acabamento

Finalizado os processos de construir, os arquitetos podem cuidar das etapas de acabamento, realizando a instalação das esquadrias, pisos, revestimentos de paredes, louças e metais sanitários, parte hidrossanitária e elétrica.

Contratar um eletricista para fazer a montagem do sistema de eletricidade é muito importante para conseguir utilizar a energia elétrica com segurança e tendo um bom aproveitamento.

O serviço exige componentes e materiais que precisam ser comprados em uma loja de materiais elétricos.

Nesse estabelecimento é possível encontrar:

  • Adaptadores;
  • Cabos, fios e plugs;
  • Eletrodutos;
  • Extensores e filtros de linha;
  • Disjuntores;
  • Quadros e caixas elétricas;
  • Fusíveis;
  • Tomadas;
  • Fontes de energia.

Com esses itens e as ferramentas adequadas, os profissionais da área elétrica podem cuidar da eletricidade da residência, fazendo a distribuição em todos os pontos de utilização necessários.

Vale destacar que o custo do serviço pode variar de acordo com a quantidade de pontos que serão colocados na casa. Buscar pelas melhores eletricistas é a solução para essa questão.

Dessa forma, pesquisar boas referências sobre a melhor construtora de casas do mercado é a solução para conseguir construir o seu imóvel com eficiência, segurança, rapidez e qualidade, obtendo excelentes frutos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *