Construção civil e destinação correta de resíduos

Construção civil e destinação correta de resíduos

A implementação de estruturas imobiliárias e a construção como um todo depende de diversos fatores, atendendo a normas regulamentadoras relacionadas à legislação ambiental vigente no país, assim como ao planejamento de urbanização dos municípios, proposto pelo poder público e organizações civis.

Nesse sentido, até mesmo a empresa para retirar entulho deve ser contratada de acordo com as normas e leis ambientais, atendendo de forma eficiente aos mais diferentes projetos da construção civil.

Para realizar os serviços apropriados, é preciso contar com empresas especializadas, inclusive para cuidar da saúde dos trabalhadores que ficarão responsáveis pela preparação dos terrenos e que irão realizar as tarefas no canteiro de obras.

Ambiente adequado para trabalho

A identificação de terrenos apropriados para a instalação de equipamentos mobiliários deve passar por diferentes pesquisas, para que o investimento de construtoras e incorporadoras seja gasto de forma consciente e lucrativa.

Por isso, a investigação confirmatória de passivo ambiental deve ser realizada de forma imediata, a partir do momento em que um espaço disponibilizado foi identificado como área suspeita de contaminação.

Essa tarefa deve ser realizada por uma empresa especializada para determinar a fonte de contaminação e seguir para as soluções de recuperação do meio ambiente, inclusive no subsolo, caso tenha presença de água subterrânea.

Entre os trabalhos propostos para a recuperação do terreno, alguns pontos devem ser verificados, como:

  • Localização com planta atualizada;
  • Instalação de poços de monitoramento;
  • Renovação de área com elementos químicos e naturais;
  • Acompanhamento de laudos e interpretação de resultados.

Tudo isso vai apresentar o cenário como um todo, permitindo que profissionais de diferentes áreas possam atuar na recuperação do terreno para a aplicação de equipamentos imobiliários, conforme o zoneamento municipal ao qual está inserido, eliminando os riscos ambientais.

Em paralelo, os profissionais que trabalharam neste tipo de setor podem solicitar o ltcat construção civil, um documento obrigatório para a necessidade de análise de casos relacionados à aposentadoria especial.

O laudo técnico de condições de trabalho determina se os funcionários estiveram expostos a agentes nocivos, prejudiciais à saúde ou integridade física.

Retirada residual deve ser descartada corretamente

A movimentação sobre terrenos recuperados deve ser apropriada para a recepção de diferentes empreendimentos imobiliários.

Para que os trabalhadores estejam protegidos, o uso de equipamentos de proteção individual devem ser disponibilizados durante todo o tempo de realização das tarefas.

Ao mesmo tempo, uma empresa de entulho deve estar à disposição para coletar e descartar os materiais em local apropriado, respeitando todas as leis ambientais vigentes no país.

O reaproveitamentos de resíduos sólidos da construção civil já são uma realidade, com a aplicação de tecnologia apropriada para o uso de britas, restos de metais, madeira e concreto na fabricação de novos elementos e produtos para o próprio setor.

Para os representantes comerciais de uma empresa de caçamba de entulho a venda de resíduos pode ser realizada de maneira apropriada, com parcerias de recicladoras, com máquinas desenvolvidas para diminuir o impacto ambiental na busca de recursos naturais.

Distribuição de energia elétrica regular

Com todo o ambiente preparado, limpo e organizado, é preciso identificar alguns equipamentos que vão ajudar no funcionamento pleno do equipamento imobiliário.

Isso significa ter atenção aos sistemas de abastecimento, como gás e água, com foco específico na distribuição de carga entre diferentes equipamentos abastecidos com energia elétrica.

Empresas especializadas devem projetar um sistema de distribuição de média tensão, com demanda superior a 75 kVA.

A instalação de uma cabine primária blindada vai ajudar na preservação da vida útil de equipamentos e aparelhos eletrônicos, funcionando como um regulador na transformação de tensão proveniente da rede de abastecimento.

A cabine primária ajuda na otimização de toda a instalação elétrica de uma estrutura imobiliária, atuando na performance dos aparelhos elétricos de maneira mais dinâmica e produtiva.

Além disso, é possível destacar alguns benefícios proporcionados pela instalação da cabine primária, como:

  • Redução de gastos em energia elétrica;
  • Controle de distribuição de eletricidade;
  • Administração de divisas elétricas;
  • Maior segurança e praticidade.

Este tipo de equipamento deve ser aplicado apenas para o local em que foi projetado, para atender as necessidades dos usuários, como estabelecimentos comerciais, residenciais, fábricas e indústrias.

O profissional responsável pela instalação deve ser um eletricista capacitado, atendendo às normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A emissão de um laudo do corpo de bombeiros também é obrigatório para garantir o pleno funcionamento de todo o sistema, assim como a segurança de todos.

Dessa forma, todo o ambiente fica protegido em relação ao abastecimento de energia elétrica, assim como os cuidados sobre a implementação de equipamentos voltados ao descarte correto de resíduos sólidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *