Elevadores e suas funções nas diversas estruturas
Uma indústria, um comércio e uma residência tem quase sempre o mesmo problema: a acessibilidade. Acessibilidade é a habilidade de deixar um ambiente acessível à pessoas com dificuldades motoras, ou seja, que não podem subir escadas, exercerem muita força e assim por diante.
É por conta de dar acessibilidade para as pessoas nas lojas, comércios, transportes públicos, em sua forma doméstica e também na indústria e dar acessibilidade a diversos produtos que surgem de forma generalizada o que chamamos de elevador.
O elevador nada mais é que um sistema mecânico que possibilita de forma automática uma pessoa subir diversos andares.
Na indústria esses elevadores além de levar pessoas para diversos níveis do prédio, também ajudam a levar cargas, materiais e ferramentas. O elevador não somente ajuda a subir, mas também a dar acesso a unidades subterrâneas e assim por diante.
Existe portanto inúmeros tipos de elevador e também de elementos elevatórios que são importantes tanto na vida doméstica como na vida industrial.
Por terem uma gama maior de tipos, este texto falará mais sobre os elevadores industriais, já que esses também podem ser colocados lado a lado com o elevador acessibilidade usado em prédios comerciais e casas.
Elevadores de carga
Os elevadores de carga, como próprio nome já diz, tem a função de transportar diversos tipos de materiais.
Como já falamos, existem diversos tipos de elevadores, como:
- Comerciais;
- Industriais;
- transportes automotivos;
- Monta carga.
Os transportes de cargas geralmente são mais robustos e suportam cargas superiores a 2.300 kg. Assim, os elevadores de cargas, podem ser separados em classes.
Elevador de cargas classe A: carga de frete
São aqueles que possuem uma carga distribuída não mais do que 1/4 da capacidade do elevador e pode ser manuseada tanto fora como dentro da plataforma, ou de forma manual e por caminhão de mão.
Elevador de carga classe B: transporte de automóveis
São aqueles em que se transportam automóveis como utilitários ou então de transporte de passageiros, sempre obedecendo a capacidade do elevador.
Elevador de carga classe C1: carregamento com empilhadeira
São aqueles elevadores que permitem que a carga e a descarga sejam feitas com empilhadeiras motorizadas ou manuais. Nesse tipo de elevação de cargas, a carga precisa ficar estática e não se pode exceder a capacidade do elevador.
O elevador de carga sempre precisa atender as demandas de transporte de cargas pesadas. São elevadores que seguem as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e permite o desempenho e a qualidade de serviço para aqueles que utilizam.
O elevador de carga é mais eficiente que a plataforma elevatória de carga, já que esta permite apenas uma elevação de peso muito baixa.
Plataformas elevatórias
As plataformas elevatórias são usadas para serviços em alturas como a montagem de máquinas, trocas de lâmpadas e outros elementos que precisam de alturas.
No entanto, em alguns casos são usadas em um formato de elevação de cargas.
Há três tipos principais de plataformas, sendo elas a a articulada, a tesoura e a telescopia.
A plataforma do tipo tesoura é para serviços que precisam de pouco alcance e altura, porém que haja maior espaço de trabalho. São usadas tanto em ambientes fechados como em abertos.
A plataforma do tipo tesoura é indicada para construção e manutenção de edifícios, hotéis, parques e armazenagem.
Já a plataforma articulada, por sua vez, é indicada para serviço em trabalhos muito altos e que possuem um acesso dificultado.
Sua lança permite que seja alcançado pontos com obstáculos. São ideais para manutenção predial, de aeronaves e outros elementos em grandes alturas.
Por fim, o modelo de plataforma telescópica nada mais é que um acesso direto e rápido a zona de trabalho. É ideal para o uso em locais que precisam de alcance máximo, tanto na horizontal, como na vertical.
Elevadores de monta carga
Os elevadores de monta carga são ideais para transporte de pequenas cargas e estão presentes em comércios.
O tipo mais encontrado desse item é o elevador monta carga para restaurante preço, que consegue fazer a elevação de pratos, produtos e outros elementos.
Dessa maneira, percebemos que o uso do elevador é indispensável para acessibilidade de pessoas e também de produtos, garantindo que as indústria e os comércios tenham um maior desempenho.