Empresas de gerenciamento de obras e outros projetos

Empresas de gerenciamento de obras e outros projetos

De acordo com a lei 5.194, de 1966, o exercício do planejamento e gestão de obras é atividade privativa de arquitetos e engenheiros civis, por mais que estes últimos representem a maioria dos profissionais que efetivamente atuam no ramo.

Como o seu próprio nome dá a entender, trata-se de serviço que tem como objetivo tornar a obra mais eficiente, aumentando as chances de que ela seja concluída conforme o cronograma previa e dentro do orçamento fixado para ela.

Por mais que as vantagens do investimento na contratação de empresas de gerenciamento de projetos e obras seja evidente, ainda são poucas as construtoras e pessoas físicas que optam por esse caminho. Isso porque, como o orçamento de qualquer obra é apertado por natureza, há uma certa relutância para gastar em algo que não parece ser necessário.

Ainda assim, é preciso ter em mente que o valor em questão não é um mero gasto. Como ele traz retornos significativos, ele, na verdade, é um investimento.

Se você quer aprender mais sobre isso, então continue lendo e confira algumas das vantagens que esse serviço pode trazer à sua obra.

  1. Sugestões para corte de despesas

De acordo com especialistas, nenhuma obra deve ter um tijolo sequer assentado antes que haja um orçamento detalhado e validado com todos os profissionais responsáveis por ela em vigor.

O motivo por trás disso é o fato de que, quando há um valor definido para se gastar, esse número serve como bússola para a tomada de uma série de decisões importantes, tais como:

  • Compra de material de construção;

  • Definição de prazos;

  • Contratação de mão de obra;

  • Aluguel de máquinas.

Por mais que essa seja uma tarefa complexa, a contratação de uma empresa de projetos de engenharia civil pode ser de grande ajuda nesse momento.

Isso porque um especialista no assunto pode analisar o orçamento e cruzá-lo com outras informações, tais como o cronograma, de modo a encontrar maneiras de cortar os custos da obra, mas sem comprometer a sua qualidade.

  1. Análise do cronograma

Além do orçamento, o cronograma é outro item muito importante para o sucesso de uma obra. Isso porque, além de guiar o andamento dos trabalhos, ele orienta a realização de outras tarefas, como a sincronização com as entregas dos fornecedores e a chegada das máquinas alugadas ao canteiro de obras.

O problema é que, sob a pressão dos chefes ou dos clientes, muitas vezes os profissionais responsáveis por essa tarefa elaboram um cronograma curto demais, mas inexequível.

Por conta disso, é interessante contar com os serviços das empresas de engenharia civil em sp. Isso pois a análise do cronograma também faz parte do seu rol de atividades, podendo fornecer ótimos insights.

  1. Auxílio na regularização da obra

Por mais que a segurança e a estabilidade do edifício sejam as prioridades durante o processo construtivo, essas não são as únicas preocupações que devem fazer parte da rotina de quem trabalha na área: também é preciso lidar com algumas burocracias.

Isso porque, para garantir que os edifícios não representarão um risco à integridade de quem os frequentar, o poder público exige a elaboração de uma série de autos, o que, por sua vez, demanda a realização de diversas vistorias.

Em alguns casos, a burocracia é tanta que alguém que não a domina pode ficar confuso.

Para evitar que isso aconteça, recomenda-se contar com os serviços de uma empresa que trabalhe com gerenciamento e fiscalização de obras.

Como ela contará com uma equipe de profissionais especializados em todas as obrigações burocráticas que devem ser cumpridas para que a obra fique regulamentada, o processo será muito mais simples.

  1. Elaboração de estratégia construtiva

Por mais que a estrutura de alvenaria seja fundamental para que uma obra saia do papel, é preciso ter em mente que ela depende de muitas outras estruturas para que seja funcional.

Por exemplo: Sem fios para conduzir a eletricidade ou canos para a água e para o gás, o imóvel vai ser praticamente inútil.

O problema é que, muitas vezes, há uma certa dificuldade para coordenar os trabalhos de todas essas áreas, de modo que a construção de cada estrutura pode acontecer de forma caótica e ilógica prejudicando a produtividade.

Para evitar que isso aconteça, recomenda-se a contratação de empresas de fiscalização de obras.

Isso porque seus profissionais pode supervisionar e orientar o andamento dos trabalhos, fazendo até mesmo pequenos ajustes no cronograma. Deste modo, é possível garantir que a produtividade seja boa e constante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *