5 dicas para organizar o roteiro de sua obra

5 dicas para organizar o roteiro de sua obra

Toda vez que ouve a palavra reforma, você entra em desespero? Hoje vamos falar sobre como organizar um roteiro para sua obra, para assim evitar o estresse e atrasos.

A ideia de uma reforma tem que vir com muito planejamento, assim é possível levantar realmente quais serão os valores gastos e o tempo necessário para execução. Realize orçamentos, no mínimo 3 e avalie o trabalho dos profissionais. Cuidado, pois as vezes o barato sai caro. Dependendo do tempo que tem para realização precisará investir mais dinheiro, monte uma planilha com os custos de tudo.

Vamos dar algumas dicas para que a sua obra seja um sucesso:

1. Escolha dos materiais: sim, é importante pesquisar e conhecer todas as possibilidades, as vezes a diferença de valores é muito grande e você acaba sendo prejudicado.

2. Contrate bom profissionais: peça referência para pessoas conhecidas, pesquise sobre o trabalho dos profissionais e crie um relacionamento com seus fornecedores. Eles podem tanto te ajudar como também atrapalhar na entrega.

3. Cronograma: tenha claro, quais as etapas do processo, não adianta pintar o local antes de colocar o piso, ou instalar as luzes antes da instalação elétrica, pode parecer bobo isso, mas muitas pessoas acabam invertendo etapas que fazem toda a diferença no resultado do trabalho. Exemplo: não consigo organizar um armário se ele não estiver instalado. E lembre-se que quase sempre as obras atrasam. A ordem deve ser sempre hidráulica, estrutura e elétrica.

4. Acabamentos e Móveis: uma das coisas mais importantes em uma obra são os acabamentos, quando mal feitos eles acabam com o resultado. Seja exigente com seus fornecedores e exija que tudo sai como previsto em seu planejamento. Os móveis embutidos muitas vezes estão lindos por fora e sem acabamento por dentro, fique atento.

5. Limpeza: essa deve ser sempre a última coisa a ser providenciada, e por muitas vezes é necessária fazer mais de uma. Como obra envolve muito poeira, a limpeza deve ser diferente que a tradicional, hoje existem empresas especializadas em limpeza pós-obra.

E aí gostou das dicas? Obra sem estresse? Só com muita organização e planejamento. Se tiver tudo em seu roteiro nada sairá do controle. Lembre-se: imprevistos acontecem!

 

Kalinka Carvalho

Consultora, palestrante e produtora de conteúdo em Organização Residencial e Pessoal. Acesse www.kalinkacarvalho.com.br/blog e saiba mais sobre seu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *