Entenda mais sobre o funcionamento de uma obra

Entenda mais sobre o funcionamento de uma obra

A construção civil é um segmento bastante complexo e que requer estudo e aprofundamento técnico. Antes de iniciar uma construção é necessário realizar sondagens e análises técnicas.

Além disso, o setor das construções tem apostado em inovação, com o uso de elementos pré-moldados, até porque é necessário otimizar o tempo de obra e facilitar o serviço.

Diante da importância desses elementos, falaremos sobre essas temáticas nesse artigo.

A importância das sondagens

Antes do início da construção é comum ocorrer uma análise do solo assim como limpeza do terreno por meio do procedimento de terraplenagem.

Para iniciar o projeto e, até mesmo, entender qual tipo de fundação será necessária ao tipo de terreno, é necessário saber o tipo de solo presente no local.

E isso é possível por meio da Sondagem rotativa. Esse tipo de sondagem investiga por meio de máquinas e equipamentos modernos quais tipos de amostras e materiais presentes no solo.

A ideia é verificar se existe presença rochosa e de qual rocha se trata. Diante da oportunidade de realizar vários ensaios, é possível detectar a rocha, sua recuperação, impacto e qualidade.

Para isso, é fundamental buscar uma equipe técnica, além de outras consultorias como de impacto ambiental, para somente assim dar inicio à construção.

O uso da laje alveolar na construção civil

Na construção civil é comum utilizar lajes para contribuir com a parte da fundamentação e estruturação do imóvel, principalmente, quando esse imóvel não é térreo. No entanto, existem vários modelos de lajes e um deles diz respeito à Laje alveolar protendida.

A laje alveolar é formada por painéis de concreto, que estão protendidos e contam com uma seção transversal com altura. Essa peça apresenta algumas características e benefícios em seu uso. Dentre eles podemos citar:

  • Peça mais leve;
  • Material feito em concreto;
  • Elevada resistência;
  • Pode conter aços especiais;
  • Facilidade para montagem;
  • Mais econômica quando comparada a outras lajes.

Geralmente, as lajes mais tradicionais são mais complexas e envolvem um amplo processo entre o transporte, estoque e composição, sendo formada por vigas, escoras e outras.

No caso da laje alveolar, somente os painéis são deslocados e apoiados com o uso de um guindaste. Seu manuseio, estoque e, até mesmo, o deslocamento são considerados muito mais fáceis e acessíveis.

Além disso, tempo de serviço para montagem desse painel é menor, otimizando ainda mais o tempo da obra e construção. O uso desse tipo de laje elimina outros tipos de serviço também como: um estoque mais prolongado, manuseio e o seu transporte.

Outro detalhe importante diz respeito à fabricação dessa laje que deve ser feita com atenção e qualidade na execução dos serviços.

Geralmente, sua produção é feita em instalações industriais que atuam de modo moderno e qualificado, para garantir que o material adquirido tenha qualidade.

Com o uso de equipamentos mais modernos e de um concreto mais leve, porém resistente, o cliente e a construtora conseguem adquirir boas peças para o encaixe durante a construção. Além disso, esse material é ideal para quem deseja construir mais rápido e em um menor espaço.

Os elementos pré-moldados

Na era da otimização do tempo, até mesmo a construção, que é um setor que costuma demorar na entrega por conta da ampla complexidade construtiva, entrou nessa questão de agilidade e inovação.

Por isso, o uso de elementos pré-moldados é tão comum e importante no setor da construção civil. Falaremos sobre alguns desses elementos a seguir.

Um deles é o uso de muros pré moldados. O fato de um elemento ser pré-moldado representa que ele já está praticamente pronto e feito sob as medidas da construção necessária.

Geralmente, esse material já é desenvolvido sob concreto e materiais de elevada resistência e fácil encaixe, para facilitar o manuseio da peça e seu transporte.

Outro exemplo bastante interessante e comum é utilizar a viga pré moldada, que é um elemento utilizado no suporte, fixação e firmação de um imóvel, principalmente no que se refere às paredes. O uso de contêineres para acelerar um processo de construção e facilitar o encaixe também está em alta.

Isso pode ocorrer por meio da Locação de container ou, até mesmo, sua compra para fixação em um espaço. O aluguel container pode ser provisório em uma construção servindo também como um espaço de venda de imóveis para atuação de corretores ou até mesmo um espaço para o descanso dos pedreiros e funcionários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *