Entenda o portão ideal para cada tipo de imóvel

Entenda o portão ideal para cada tipo de imóvel

Os portões são estruturas fundamentais para garantir a segurança de um imóvel, com relação ao patrimônio e às pessoas que estejam no seu interior. Pode-se dizer, ao menos, que o portão é muito importante para a sensação de segurança no interior de uma residência ou estabelecimento.

Além de servir como uma barreira contra possíveis invasores, portas de aço em Goiania ou outros tipos de portões, também conferem privacidade.

Principalmente, os modelos mais fechados, que não permitem a visão do lado de fora para o lado de dentro. Há, inclusive, modelos que permitem a circulação de ar e a entrada de luz, mas bloqueiam a visão, resguardando o interior.

Tendo isso em mente, é essencial compreender a importância de escolher o portão ideal para um imóvel, levando em consideração as suas próprias necessidades especiais. A escolha acertada pode ser, inclusive, uma forma de evitar gastos futuros com conserto de portão.

Para se ter uma ideia, uma boa escolha pode auxiliar um uso responsável e cuidadoso no dia a dia, ajudando na durabilidade das instalações.

Porta de enrolar

A porta de enrolar é uma das opções mais utilizadas em diversos tipos de estabelecimentos comerciais. Elas permitem a abertura e fechamento com rapidez, facilitando o dia a dia dos comerciantes, por exemplo.

Em locais que são considerados mais perigosos, a instalação de porta de enrolar de alumínio ou aço ajuda a garantir que estes momentos de maior vulnerabilidade em lojas serão rápidos.

Em arquiteturas mais modernas e funcionais, modelos de portas de enrolar também são vistas em residências ou apartamentos residenciais. Nestes casos, proporcionam conforto extra para os moradores, já que costumam ser motorizadas.

Portões

No caso das residências e até mesmo condomínios, de apartamentos ou casas, os portões acabam sendo uma unanimidade. Eles oferecem uma barreira extra à porta da frente dos imóveis, tornando mais rigoroso o acesso.

Eles podem ser manuais ou automáticos, sendo que a segunda opção pode demandar serviços de manutenção de portões automáticos com uma frequência considerável.

É válido ressaltar que existem diversos tipos de portões, e muitos deles podem ser automatizados. Alguns exemplos são:

  • Portões de correr ou deslizantes horizontalmente;
  • Portões de elevação vertical;
  • Portões basculantes, que se abrem em uma das extremidades;
  • Portões dobráveis, com painéis unidos por dobradiças.

Para o conserto portao eletronico é essencial contratar um profissional capacitado e experiente. Ele irá analisar o motor e saberá o que fazer caso constate falhas e outras questões elétricas.

Em alguns casos pode ser interessante trocar o motor ao invés de consertar. Se esta for a opção recomendada pelo profissional, após uma investigação sobre as causas do não funcionamento, então é válido avaliar o custo benefícios de realizar a manutenção de portão automatico ou investir em uma máquina nova.

Qualquer reparo deve ser feito sempre com a rede elétrica desligada, e o ideal é que quem não tem habilidades relacionadas ao trabalho ou não possui os equipamentos nem toque no motor.

A manutenção preventiva é uma ótima iniciativa para garantir a vida útil das instalações por mais tempo. Uma primeira dica é nunca forçar os portões que tiverem motores capazes do seu funcionamento. A colocação de graxa periodicamente é outro cuidado básico.

A própria limpeza pode ser de grande ajuda na conservação. A dica é não usar produtos abrasivos, que podem estragar o portão de alguma forma. Sabão em pó e esponjas de aço, para se ter uma ideia, não são apropriadas. O ideal é detergente neutro diluído e pano.

Na hora de limpar, o cuidado deve ser voltado especialmente à área ao redor do automatizador, que também deve ser mantido arejado. Essa medida ajuda a evitar o acúmulo de umidade ou insetos no equipamento elétrico. Eles podem ser bastante prejudiciais à durabilidade das instalações.

Roldanas em portões deslizantes também devem ser conferidas periodicamente, evitando a quebra de rolamentos e travamentos. Assim, evitam-se possíveis sobrecargas, que com o tempo prejudicam a funcionalidade do portão.

A dica final é que fazer a manutenção e limpeza adequadas podem ser muito mais vantajoso do que ter que investir na troca de portões ou equipamentos elétricos.

Assim, tem-se uma porta ou portão condizente com o imóvel e a sua finalidade principal, eficiente em suas funções e que atende às necessidades especiais de residências ou estabelecimentos comerciais de diferentes tipos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *