3 dicas para uma área externa charmosa e funcional

3 dicas para uma área externa charmosa e funcional

Apesar de não ser sempre a prioridade de quem está montando uma casa, a área externa pode ser um ambiente charmoso, elegante e confortável.

Afinal, esse é o local onde as famílias podem se divertir aos finais de semana. É o cômodo que pode abrigar uma festa ou, simplesmente, um momento de relaxamento. Além disso, a área externa também pode ser aproveitada em qualquer momento em meio a rotina.

Para isso, alguns investimentos se mostram importantes. Um projeto para a criação de uma área externa bonita e funcional pode levar em conta uma área com piscina, se houver espaço para isso, o que também vale para uma área gourmet com churrasqueira.

É importante ter alguns móveis para a reunião dos familiares e amigos. Alguns exemplos são mesas, cadeiras, ou até sofás e poltronas.

Outra ideia é investir em redes, colocadas em pontos estratégicos do espaço. Assim, é possível acomodar todos os frequentadores do espaço com conforto.

Contudo, destacam-se três dicas para o planejamento e execução de um projeto de área externa que fique charmosa, elegante e confortável para toda a família. Confira essas dicas a seguir.

Invista na área da piscina

A área de piscina é uma unanimidade em praticamente todas as idades. Se a área externa tiver espaço para isso, pode ser uma boa ideia investir em uma piscina, ou até mesmo em uma banheira ou ofurô.

Dependendo do espaço, são diversas opções de estilos, modelos e materiais. Uma ideia é, após considerar o espaço disponível, pensar em qual morador da casa vai utilizar com mais frequência a instalação.

Entretanto, também pode ser interessante pensar como os moradores da casa, em conjunto, podem aproveitar melhor o espaço.

A contratação de boas empresas especializadas, como uma marmoraria em araraquara, ou em outras localidades, será necessária e pode auxiliar – inclusive – na elaboração dos projetos com as melhores opções disponíveis no mercado.

As empresas contratadas vão depender bastante do estilo de piscina escolhido, por isso é recomendável bastante pesquisa, tanto para decidir o estilo adotado quanto para comprar materiais e serviços de instalação.

Valorize o espaço

Para valorizar o espaço existente e, ao mesmo tempo, torná-lo funcional, uma dica é o uso de piso permeavel preço, que tem ótimo custo-benefício.

Trata-se de um revestimento que, instalado nas áreas externas, não acumula a água da chuva nas superfícies. Pelo contrário, permite o seu escoamento abaixo da instalação.

Esse model consiste em placas à base de concreto, minerais, fibras naturais e outros produtos, que resultam em um piso resistente com índice de permeabilidade de cerca de 90%, dependendo do fabricante.

De uma maneira mais prática, o preço piso drenante pode ser considerado vantajoso pois pode ajudar a evitar a ocorrência de enchentes. Ao mesmo tempo, funciona como um filtro, melhorando a qualidade da água que penetra no solo.

A instalação é recomendada em áreas externas que demandem a impermeabilidade do solo e o escoamento da chuva, como garagens, calçadas, caminhos e jardins. Também pode ser usado em bordas de piscinas, pátios e quintais.

Há diversos modelos de piso drenante preço, indicados para suportarem tráfego e o peso de veículos e indicadas para áreas de passagem, contribuindo para redução de riscos.

Faça uma horta

Não é necessário ter muito espaço para fazer uma horta domiciliar, que pode ser feita até mesmo na varanda de um apartamento ou parapeito de janela. Muitas vezes, basta enfileirar vasos com ervas ou temperos.

Uma dica é usar conexões de pvc para irrigação. Há muita informação na internet para quem se interessa pelo assunto. Alguns dos benefícios do cultivo caseiro são:

  • Atividade para reunir a família, com dedicação diária;
  • Economia com a possibilidade de ter hortaliças e temperos;
  • Valor decorativo, com vasos ou canteiros atraentes aos olhos;
  • Contribui para o bem-estar e saúde mental.

Se a intenção é montar uma horta, uma ideia interessante pode ser contratar uma marmoraria araraquara, ou outras empresas e profissionais para auxiliar a projetar um canteiro.

De modo geral, ele deve ter a altura e largura adequadas para a função e pode ter apoios em pedras, feitos em pedras ou tijolos.

É válido ressaltar que toda e qualquer contratação de serviços deve levar em conta uma boa pesquisa, resultando em um investimento certeiro, que atenda às necessidades dos seus usuários mas que, além disso, seja entregue dentro do previsto e sem problemas aos clientes.

Assim, com um bom planejamento e as escolhas mais adequadas, é possível ter uma área externa bonita, elegante e confortável para os moradores e seus convidados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *