Entenda o processo de construção e sua importância
A criação de um projeto arquitetônico residencial ou comercial requer muita prática e experiência, os profissionais precisam analisar diferentes aspectos para definir quais as melhores soluções para determinada construção.
Esse processo consiste basicamente em colocar no papel todas as ideias e verificar qual é a mais viável e que vai atender a demanda dos usuários de forma mais efetiva.
Assim, quando os projetos de casas e prédios ficam prontos é hora da equipe da construção civil entrar em ação.
Essa área é responsável por colocar em prática tudo que foi definido pelos arquitetos, então esses profissionais por sua vez encontrarão os materiais e equipamentos necessários para que a obra seja feita com excelência.
De modo que a construção civil fica encarregada pela ação e preocupação se todos os itens usados para colocar as casas e outras construções de pé serão resistentes o suficiente.
Para começar a obra em si, precisamos passar pelo processo de decisão de algumas questões referentes a estrutura, como a colocação da fundação, que consiste em colocar elementos de concreto e outros materiais que serão a base da construção.
Em seguida é necessário planejar a alvenaria, que são as paredes, colunas e afins, essa é a parte que dará forma aos ambientes.
Pensando nisso, um ponto muito importante é que durante todos os processos o traço de concreto precisa ser levado a risca, ele dirá com exatidão a quantidade de cada material que precisa ser usado em cada situação, dessa forma, assegura que as características de solidez, resistência e durabilidade sejam atendidas.
No mais, vale ressaltar que o concreto possui finalidades distintas, de forma que para cada uma existe uma medida a ser seguida que definirá alguns pontos, por exemplo, a espessura e os tipos de materiais usados.
Não se pode abrir mão da medição correta dos componentes, que podem ser cimento, areia, pedra, água e outros e que geralmente são empregados na fundação e também nas seguintes finalidades:
- Muros;
- Lajes;
- Vigas;
- Calçadas.
Utilização do concreto no nivelamento dos contrapisos
O contrapiso é uma das partes mais importantes de uma construção, precisa ser bem feito para que tenham um bom acabamento.
Nesse sentido, foi desenvolvida uma técnica para nivelar os pisos de forma rápida e eficiente. para isso, é usado o contrapiso autonivelante, que tem como princípio uma argamassa feita com cimento que faz com que o produto seja bastante fluido.
Além disso, ele pode ser bombeado por máquinas que o despejarão no local indicado. A aplicação é simples e o produto trata de se espalhar por completo sozinho criando camadas finas e de extrema resistência.
No entanto, a grande diferença está, ainda, na rapidez em que o contrapiso seca e já pode receber outros trabalhos e até a circulação das pessoas é permitida no prazo de 24 horas.
No mais, uma outra alternativa que vem ganhando força é a utilização do isopor juntamente com o concreto, funciona da seguinte forma.
O contrapiso com isopor é feito em formato de placas que são colocadas no chão de modo que se encaixam perfeitamente sem deixar espaços e vãos, depois disso uma camada de concreto é colocada sob o material.
Esse trabalho tem um custo muito acessível e dispõe de muitas vantagens para os clientes que optam por sua instalação.
Para começar, o isopor é feito com base no poliestireno, que consiste basicamente em uma resina maleável que quando encontra o calor pode ser moldada, por isso a variedade de produtos que podem ser fabricadas com esse item é infindável.
Além disso, o isopor é bastante leve e fácil de manusear, e com isso tem propriedades que auxiliam também no isolamento térmico e acústico dos ambientes.
Cuidando também do acabamento e beleza dos locais
A parte final de uma obra é selecionar os itens que comporão o revestimento, ou seja, para evitar que as paredes e pisos sejam tomados por infiltrações e umidade é preciso optar por materiais resistentes a ações do tempo e danos causados pela água e calor.
Nesse caso, existem pisos de diferentes modelos e componentes, assim como, tintas de igual qualidade que prevenirão inúmeros problemas, como rachaduras, infiltrações, dentre outros e tudo sem abrir mão da beleza que pode ser alcançada por meio das cores e formatos distintos.