Novidades no mercado de reforma e construção
Durante uma obra, é muito comum que apareçam dúvidas a respeito de materiais, pisos, acabamentos e revestimentos a serem utilizados. Isso acontece pela inúmera variedade de materiais do mercado, que cada vez mais se expande, criando novos itens que são um diferencial em processos de reforma e construção
Antes de tomar uma decisão a respeito dos investimentos, recomenda-se uma melhor compreensão sobre todos esses segmentos, assim como suas funções e características.
Assim, o decorrer da reforma será tranquilo e o resultado final sairá como o esperado, muitas vezes, suprindo até mesmo as expectativas estabelecidas.
Pisos: importância e modelos
Realizar uma obra envolve diversas etapas e procedimentos de escolhas. Um dos momentos mais difíceis desse tipo de serviço, é a escolha de quais pisos e revestimentos serão utilizados.
Os pisos são muito importantes para uma residência, pois auxilia na proteção das estruturas, assegurando, por consequência, todos os moradores da casa.
Ao utilizar pisos e revestimentos, a limpeza do ambiente fica muito mais prática, pois são feitos de materiais que facilitam o processo de higienização.
Seria muito mais complicado se a limpeza fosse feita se os revestimentos não existissem, podendo até mesmo causar insegurança.
Por isso, os pisos e revestimentos vão muito além da decoração e estética, são itens funcionais e práticos. São vários os modelos disponíveis no mercado, como:
- Cerâmica avançada;
- Madeira;
- Porcelanato;
- Vinílico;
- Granito;
- Laminado de madeira.
Revestimentos: função e materiais
Os revestimentos são tão importantes que conseguem alterar a percepção dimensional de um ambiente, causando a impressão de “maior” ou “menor” dependendo do modelo escolhido.
Por isso, ao escolher revestimentos, é preciso entender que existe uma enorme variedade deles no mercado consumidor, mas cada um possui características distintas. Portanto, ter o auxílio de um profissional especializado fará toda a diferença no processo de escolha.
Os revestimentos são camadas inseridas sobre uma parede em drywall, pisos e tetos, com o objetivo de proteger o ambiente contra umidade, aumentando sua vida útil. São primordiais em toda residência, pois a partir dele, todas as principais alvenarias e estruturas ficam protegidas.
A função de um revestimento é exatamente essa, proteger essas estruturas, cobrindo-as, sendo como uma camada protetora no ambiente.
Utilizar revestimentos é evitar obstáculos que possam ocorrer, seja internamente ou externamente, que podem prejudicar todo o espaço e seus habitantes.
A lista de tipos e modelos deste material é extensa, como, por exemplo:
- Pastilhas;
- Ladrilho Copacabana;
- Porcelanatos;
- Madeira;
- Papel de parede;
- Mármore;
- Granito;
- Painéis.
Acabamento: camada protetora de segurança
O acabamento faz parte dos últimos procedimentos de uma obra. Para que seja realizada uma divisoria de gesso, por exemplo, é preciso investir nos melhores materiais para esse serviço.
O acabamento é considerado a última camada, que além de proteger também auxilia na estética no espaço.
Através de sua função de assegurar as estruturas internas e externas de uma residência, os acabamentos também conseguem embelezar os ambientes, valorizando os imóveis completamente. Existem vários modelos de acabamentos, como:
- Abraçadeiras;
- Tinta a base de poliuretano;
- Gessos;
- Solvente;
- Massa corrida;
- Fundo preparador e nivelador.
Para assegurar que uma reforma será realizada da melhor forma possível, é preciso fazer uma boa escolha dos revestimentos e acabamentos.
Afinal, cada material auxilia em especificações diferentes, mas todas as especificações fazem parte do todo, que pode acabar sendo prejudicado.
Ou seja, qualquer decisão falha na escolha desses itens, pode gerar retrabalhos e gastos futuros, além de prejudicar as estruturas residenciais.
Materiais de qualidade e resistência
Cada material possui características específicas, por isso é muito importante ter o auxílio de um profissional, essa pessoa realizará uma análise do espaço e dos objetivos do cliente, a fim de solucionar quais são os pisos, revestimentos e acabamentos indicados nesse modelo de obra.
Dessa forma, não terá erro no processo de escolha. Além disso, é muito importante contar com serviços de manutenções esporádicos, a fim de assegurar que não existe nenhum risco de eventualidades dentro da residência.
Assim, pode-se concluir que são muitos os modelos disponíveis no mercado, tanto de acabamento, piso ou revestimentos. Quando mais se investe nesses itens, mais vida útil uma residência terá sem precisar de outra reforma.
Portanto, investir nesses segmentos é um fator primordial com ótimo custo-benefício. Assim, basta escolher os materiais corretos e contar com a mão de obra de um profissional especializado, que fará todos os trabalhos e instalações, deixando o espaço apto para utilização e aproveitamento.