Escolha de piso valoriza ambientes internos e externos
Muitas vezes, a escolha pelo melhor piso em uma residência, ou um estabelecimento comercial, pode variar de diferentes formas.
O modelo ideal pode apresentar facilidade para a limpeza, mas não atender ao conforto térmico ou então ser ruidoso e incomodar outros moradores, e até mesmo vizinhos, quando instalados em casas geminadas ou apartamentos, em que o vizinho do andar inferior escuta todos os passos dentro da residência de cima.
Outros pisos podem ser ideais para o conforto térmico e acústico, que podem ser instalados em salas de estar, quartos e escritórios, mas não podem ser instalados em banheiros, cozinhas e áreas de serviço por causa da umidade, característica de ambientes com água.
Por isso, é preciso decidir com inteligência, se possível com o acompanhamento de uma opinião profissional, como um engenheiro ou arquiteto, para que possa escolher, entre uma infinidade de modelos oferecidos no mercado da construção civil, o modelo ideal, e que possa atender de maneira satisfatória, todos os ambientes.
Pisos para área externa
Até mesmo a área externa precisa de pisos que sejam eficientes, tanto na instalação, quanto na conservação.
Nestes espaços, muito se tem usado a pavimentação intertravada preço muito atrativo, quando pesquisado e comparado com outros tipos de materiais para a instalação em locais como quintais, garagens e jardins.
Como são fabricados em forma de blocos, com o concreto presente em toda a sua composição, seu uso é empregado em locais que recebem todo tipo de intempéries, suportando sol e chuva por muito tempo, além da passagem de veículos sobre sua estrutura, sem sofrer deformação, quando devidamente instalado.
Também é ótimo para a instalação em calçadas, pois possui qualidades antiderrapantes, o que favorece a passagem de pessoas com mobilidade reduzida, e até mesmo para quem usa cadeiras de rodas.
Como possui uma instalação de fácil aplicação, a mão de obra empregada deve seguir apenas regras de colocação, com o alinhamento correto, impedindo que fiquem ranhuras entre a calçada interna e a passagem em lugares mais espaçados.
O alinhamento também não pode conter sobressaltos, para não acumular água de chuva em lugares específicos.
Pisos para área interna
Na área interna, os pisos devem variar conforme as características do ambiente.
O mercado já oferece pisos vinilicos que podem ser instalados em todos os ambientes, inclusive em banheiros, cozinhas e áreas de serviço, pois recebem um tratamento especial, para suportar a umidade característica desses locais. Outras características que favorecem esse tipo de piso são:
- Ecologicamente corretos;
- Instalação com mão de obra especializada, rápida e limpa;
- Fácil manutenção e limpeza;
- Produtos específicos para evitar riscos e manchas.
Modelos de piso laminado também podem atender, de forma satisfatória, moradores que queiram utilizar um material resistente e charmoso, que pode oferecer diferentes modelos de textura, combinando com os mais diferentes cômodos de uma casa.
Eles podem ser aplicados em salas, quartos e escritórios em chapas contínuas com acabamento sob um rodapé, que pode ser feito com o mesmo tipo de material para proteger as bordas das paredes.
Já o piso de madeira pode ser aplicado em ambientes que não tenham contato com umidade. Ele oferece um ótimo conforto térmico, sendo muito utilizado em quartos, salas e ambientes de trabalho, pois possui uma característica que remete à natureza, diferenciando-o de outros pisos.
Acabamento simplificado e eficiente
As paredes e o teto também fazem parte da composição de um ambiente. Por isso, é preciso estar atento aos materiais que serão utilizados nos cômodos de uma casa, que podem ajudar durante uma reforma, sem precisar causar muita confusão, e nem criar muitos resíduos sólidos.
Para a composição de iluminação, muitos decoradores de interior residencial têm aproveitado o gesso de maneiras diferentes, desde o rodapé, até a instalação de sancas, com lâmpadas econômicas, que já estão disponíveis no mercado.
Esse tipo de instalação permite maior eficiência econômica, pois pode ser projetada para utilização de forma independente, conforme a ocupação do espaço.
Em ambientes que precisam de divisórias, como a transformação de uma sala de estar grande em um espaço com sala de televisão, e outro com escritório, é possível instalar uma parede drywall, que oferece, como característica principal, boa divisão acústica, interferindo na comodidade dos moradores de maneira positiva.
Nesses casos, é possível instalar sancas individuais, para que a iluminação atenda de maneira satisfatória todos os ambientes, respeitando as características de cada local.