Escolhendo os móveis da varanda: dicas e recomendações

Escolhendo os móveis da varanda: dicas e recomendações

As varandas e os espaços externos são considerados os locais de descanso, entretenimento e lazer dos imóveis. Em uma residência, é o ambiente ideal para receber os amigos e a família para celebrações, festas, eventos e confraternizações – sempre com ótimo móveis.

No caso de empresas e escritórios com áreas externas, esses locais costumam ser usados nos horários de almoço, para relaxamento dos colaboradores.

Por esse motivo, é importante que esses espaços sejam bem aconchegantes, decorados com moveis para varanda confortáveis para o momento de descanso.

Além disso, a mobília deve ser resistente, pois estará exposta em ambiente aberto, com a presença de intempéries, variações climáticas e de temperatura, fora a possibilidade de corrosão, devido à umidade.

Móveis em fibra sintética para áreas externas

A fibra sintética é obtida por meio de polímeros sintéticos, como a poliamida (náilon), poliacrílicos, elastômeros, derivados do polivinilo, poliolefina e poliuretano.

O resultado é um material de excelente resistência e durabilidade com capacidade para suportar a ação da água da chuva ou de outras origens (lavagem, piscina e entre outras), sem desgaste ou corrosão. Desse modo, os móveis de fibra sintética aparecem como uma ótima alternativa para varandas e ambientes externos.

Além disso, outro ponto extremamente vantajoso é que os móveis fabricados em fibras sintéticas não desbotam ou desmancham, sem perder a tonalidade ao longo do tempo.

Vale ressaltar que o material está disponível em diversas cores, o que torna a mobília adaptável aos mais variados tipos de decorações. Entre outras vantagens dos móveis em fibras sintéticas, destacam-se:

  • Design inovador e rústico, ao mesmo tempo;
  • Pouca necessidade de manutenção;
  • Ecologicamente correto, pois pode ser reciclável;
  • Facilidade de limpeza e higienização.

Mas, para quem deseja investir na madeira, já que os móveis em madeira também são muito usados em áreas externas, a recomendação é impermeabilizar os artigos, para aumentar ainda mais a resistência.

Além disso, é importante colocar pés para móveis de madeira, especialmente de borracha, que irão proteger a mobília do desgaste e do apodrecimento.

As vantagens da madeira se assemelham às da fibra sintética, principalmente, no quesito durabilidade. A madeira é considerada um material nobre, por isso, sua aplicação, mesmo que em decorações rústicas, dá um toque de sofisticação.

Componentes que não podem faltar nos móveis

Mas, somente investir em um móvel de qualidade não é o suficiente. É preciso ter atenção aos detalhes que envolvem toda a composição da mobília, incluindo as pequenas peças de fabricação.

Por exemplo, no caso de armários e móveis com abertura, é essencial investir em boas dobradiças para móveis, que serão as responsáveis pelo acionamento “abre-fecha”. Dobradiças mal feitas ou instaladas podem fazer com que a porta do móvel caia e comprometa a utilidade do artigo.

Em geral, recomenda-se que as dobradiças sejam fabricadas também em materiais resistentes, no entanto, ao invés de fibra e madeira, o melhor são os metais.

Desse modo, é possível garantir uma excelente fixação, pois a dobradiça de metal é extremamente eficiente e com pouco desprendimento.

O metal também é conhecido por ser durável, com capacidade para suportar variações climáticas, intempéries e corrosão (principalmente, o aço inoxidável).

Outro ponto interessante do metal é o pouco desgaste dos sistemas abre e fecha. Por isso, além das dobradiças, o material também é usado em fechadura de móveis.

Normalmente, as fechaduras contam com linguetas, que são acionadas por chaves. Ou seja, o elemento é responsável por garantir a segurança dos móveis, sendo possível guardar pertences dentro de armários e protegê-los.

Assim, somente tem acesso aos itens quem possui a chave correta para abrir a fechadura.

É possível encontrar fechaduras de diferentes modelos, diferenciando-se pelo tamanho e pelo tipo de proteção. Além de móveis, elas também são usadas em portas, porteiras, baús, e qualquer local em que se deseja maior segurança.

No entanto, para ter a qualidade em todos os móveis e a atenção desejada em todos os componentes da mobília, é preciso pesquisar por empresas de qualidade, que tenham reconhecimento no mercado e experiência na venda de artigos para varandas, áreas externas e internas.

Por isso, recomenda-se realizar uma busca e priorizar estabelecimentos especializados, que ofereçam garantia em todos os seus produtos.

Além disso, as empresas também devem oferecer boas possibilidades de negociação, com preços atrativos tanto para os clientes quanto para os fornecedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *