Forro de gesso ou de concreto? Saiba as diferenças e vantagens
Hoje em dia, quando uma reforma ou uma construção tem início, uma das primeiras questões a se pensar é sobre o forro. Isso porque, além de ele proporcionar um visual mais sofisticado para o local, também auxilia na instalação das iluminações e proporciona isolamento acústico e térmico.
Sendo assim, existem duas opções muito escolhidas quando o assunto são os forros: o forro de gesso e o forro de concreto. E é sobre esses dois materiais que falaremos hoje.
Forro de concreto: vantagens e desvantagens
Assim como o gesso, o concreto também é um material fácil de encontrar e de trabalhar. Por ser sempre um dos elementos mais utilizados em diversas áreas. Empresas e funcionários já estão acostumado com ele. Mas isso não significa que não haja etapas importantes e necessárias.
Normalmente, quando se utiliza o corte de concreto para forro, a ideia é oferecer um visual mais industrial e moderno. Esse tipo tem sido tendência, principalmente para apartamentos mais estilosos.
Porém, para que isso seja feito de maneira correta, é necessário que os profissionais entendam do assunto. Caso contrário, dará a impressão de que a obra parou pela metade e não foi terminada.
Assim, algumas das vantagens de escolher o forro de concreto são:
- Material barato;
- Fácil de trabalhar;
- Oferece estilo minimalista;
- É sofisticado;
- Tem um grande isolamento acústico e térmico;
- Não são necessários revestimentos.
Cuidado: concreto aparente e cimento queimado são estilos diferentes. Enquanto o primeiro não necessita de revestimentos para chegar à identidade desejada, o segundo necessita de um pouco mais de trabalho e atenção.
Além disso, outra preocupação é o corte e a montagem do concreto em si. Como ele ficará aparente, será necessário uma atenção a mais nessa questão. Mas contratando empresas e profissionais eficientes, diversos problemas serão evitados.
Como nem tudo são flores, existem, também, algumas desvantagens. São elas:
- Prestar mais atenção nas instalações hidráulicas;
- Prestar mais atenção nas instalações elétricas;
- Ser aparente limita as ideias de decoração;
- É preciso impermeabilizar para evitar manchas.
Forro de gesso: vantagens e desvantagens
Outra opção para os forros é a placa de gesso. Assim como o concreto, ele também oferece um ambiente mais sofisticado. Porém, ao invés da característica industrial, apresenta uma aparência mais clean.
Dessa maneira, procurar uma empresa de gesso acartonado é uma forma de chegar ao ambiente desejado. Aliás, gesso acartonado e gesso em placas são dois tipos diferentes, porém, utilizados em grandes quantidades.
O primeiro é composto por diversos tipos de placas de gesso. O segundo é feito apenas com um material. Por ser uma escolha frequente, existem diversos tipos de empresas de gesso em SP. Assim, é fácil encontrar uma que mais atenda a necessidade do cliente.
Algumas das vantagens desse forro são:
- Bom isolamento térmico e acústico;
- Poucos instrumentos para a instalação;
- Bom custo-benefício;
- Combina com quase todos os ambientes.
A instalação da iluminação também acaba sendo fácil nesse tipo de forro. Além disso, ele permite outras formas de decoração, como sancas e outros detalhes. Assim, acaba sendo muito escolhido para locais grandes e que necessitam de um estilo mais sofisticado.
Porém, assim como o concreto, os gessos também têm algumas desvantagens:
- Mais trabalho na instalação;
- Precisa de mais pintura;
- Precisa de mais massa corrida;
- Precisa de mais manutenção.
É claro que todas as desvantagens, tanto do concreto quanto do gesso, são facilmente desviadas quando há bons profissionais e um bom planejamento.
A importância do forro
Falamos muito sobre características, vantagens e desvantagens. Mas qual é a real importância de um forro em uma construção?
Sua função maior é proteger o local e a estrutura em si. Assim, ele é utilizado como abrigo para os sistemas hidráulicos e elétricos. Ou seja, a iluminação correta depende de um bom forro.
Até mesmo a cor do forro importa. Isso porque, dependendo de como for sua instalação, essa cor pode servir de auxílio para a luminosidade. É o exemplo do gesso branco, que acaba ajudando, até mesmo, no consumo de energia.
Outros tipos de forro bastante utilizados são: de madeira, de PVC e modular.
O primeiro é frequentemente instalado em casas de campo e em locais mais frios. Ele tem a vantagem de oferecer mais calor ao ambiente. O segundo é um dos mais acessíveis e de prática instalação. Já o último é normalmente instalado em ambientes comerciais.
Independente do tipo de forro escolhido, o ideal é sempre utilizar profissionais e empresas especializadas. Isso evitará problemas futuros e, inclusive, diminuirá os gastos.