Estruturas em metal usadas na construção civil
O metal é amplamente aplicado na construção civil, porém, é importante abordar o fato de que após o minério ser obtido, a fabricação desse elemento engloba diversos processos.
Isso se deve ao fato de que, comumente, o metal não é aplicado de forma pura, mas sim como parte de ligas. Ou seja, misturas de diferentes elementos com metais, que originam propriedades tecnológicas e mecânicas variadas, como o aço e zinco.
Entre as propriedades de maior destaque, é possível citar:
- Durabilidade;
- Corrosão;
- Aparência;
- Condutibilidade elétrica.
A durabilidade tem grande dependência de diferentes fatores, tais como a resistência a fadiga, modificações de temperatura às quais o metal é submetido, entre outros.
Já a corrosão, também chamada de oxidação, consiste na transformação de um metal, de forma não intencional, em compostos dispersíveis e não aderentes.
No que diz respeito a aparência, apresentam brilho característico e porosidade não aparente, enquanto ao se tratar da condutibilidade, de forma geral, os metais são condutores eficazes de eletricidade.
Diferentes peças e elementos estruturais contam com o metal como material, por exemplo, a calha metálica, que é uma estrutura fundamental para evitar problemas como infiltrações em edifícios e residências.
Isso se deve ao fato de que as calhas são responsáveis pela captação da água da chuva nas coberturas e por escoá-la para o local que o proprietário preferir, como por tubos.
Para a compra correta da calha, é indispensável ter conhecimento das particularidades do telhado, por exemplo, sobre a inclinação das telhas. Isso porque fatores como esses podem ser decisivos para usufruir dos benefícios que esse produto pode proporcionar.
A limpeza periódica também é importante para assegurar um bom desempenho das calhas, principalmente devido a possibilidade do acúmulo de folhas e de outros tipos de resíduos. Dependendo da localização, a limpeza pode ocorrer poucas vezes ao ano.
O uso de mezanino metálico
O mezanino é uma alternativa favorável para diversas finalidades, principalmente para otimizar a forma como um espaço é aproveitado.
Há diferentes tipos de materiais que podem ser incorporados na construção dessa estrutura, sendo o mezanino metálico uma alternativa muito buscada.
Trata-se basicamente de um andar “extra”, semelhante a uma pavimentação de pequeno porte. É uma solução para lugares que desejam ampliação, porém, sem alterações na área física ocupada pela construção.
De acordo com a legislação vigente em cada local, a área permitida para a ocupação do mezanino pode variar, por exemplo, entre um terço e metade do piso.
Por esse motivo, as principais vantagens relacionadas ao mezanino dizem respeito a versatilidade, custo-benefício e por ter a implementação simplificada.
De modo geral, ele é aplicado – principalmente – em comércios, indústrias, estabelecimentos de eventos e até mesmo residências.
O metal acaba apresentando uma solução ideal para quem busca uma estrutura leve e que promove agilidade no manuseio.
O mais comum é que as peças metálicas já estejam prontas ao chegar na obra e, naturalmente, com as dimensões adequadas, sendo algo muito vantajoso para a produtividade.
Naturalmente, o projeto estrutural do mezanino pode variar de acordo com as especificações de cada local, porém, normalmente abrange planta e cortes com recomendações de perfis e elementos, material e equipamentos necessários, informações a respeito dos elementos de acesso, como guarda-corpo e escadas, além de cálculos de outros dados.
Vantagens da escada metálica
A busca por escada metálica preço não é o único fator a ser averiguado para a aquisição, afinal, trata-se de um elemento que deve proporcionar segurança, agregar valor estético e atender os requisitos necessários no que diz respeito às dimensões e formatos.
Seja a escada de ferro ou de algum aço, é indispensável que tenha o tratamento adequado contra a corrosão. Por esse motivo, comumente os itens instalados são de aço inox ou galvanizado.
Um grande benefício da escada metálica é que dificilmente sua instalação resulta em muitos resíduos e normalmente é ágil.
O formato também pode ser variado, desde as mais convencionais, que são as retas, até as alternativas em L, caracol e em U.
Os elemento apresentados ao longo do texto representam apenas parte da lista extensa de aplicações metálicas na construção civil. Se pode perceber que a diversidade no setor é muito evidente, o que exige serviços especializados para a identificação dos materiais e equipamentos mais adequados para atender de forma satisfatória cada caso.