5 motivos pelos quais você precisa adotar um software de gestão de obras na sua empresa

5 motivos pelos quais você precisa adotar um software de gestão de obras na sua empresa

Realizar a gestão de uma obra é sempre um grande desafio, afinal de contas o número de variáveis a serem monitoradas é enorme. E o que todo profissional quer é realizar o projeto dentro dos prazos e limites financeiros estipulados. 

Nesse sentido, contar com a ajuda de um software de gestão de obras pode ser uma ótima forma de ajudar na otimização de processos relacionados tanto a etapa de planejamento, quanto no desenvolvimento e na rotina das obras. 

No artigo de hoje você confere os 5 motivos pelos quais você precisa de um software de gestão de obras no seu escritório. Boa leitura! 

Economia e Lucratividade

Principalmente quando pensamos em obras, a economia está diretamente relacionada a uma boa execução do planejamento de obra, fugindo de possíveis imprevistos e retrabalhos. É aquele famoso ditado: tempo é dinheiro!

Suponha que, após fazer a aplicação do novo revestimento no piso da cozinha você tenha que retirar parte dele por conta de algum tipo de erro. 

Isso certamente terá impacto no projeto como um todo, pois você terá custos extras com mão de obra, perda de material e claro, estará comprometendo o prazo de entrega do projeto.

Sendo assim, economia e lucratividade estão estritamente atreladas a essas situações, que podem ocorrer por conta de problemas de comunicação entre colaboradores de obras. 

Nesse sentido, contar com um software de gestão de obras ajuda a centralizar as informações do projeto e facilita o compartilhamento das mesmas. Isso tende a otimizar o tempo no canteiro de obras, além de diminuir consideravelmente a possibilidade de erros e retrabalhos. 

Otimização de tempo

Falando em otimizar tempo, contar com um software de gestão de obras é a melhor forma de automatizar processos internos da sua empresa, o que ajuda na economia de tempo e energia. 

É possível cadastrar os insumos e fornecedores com os quais você costuma trabalhar, o que torna o processo de criação de orçamentos de obra mais prático.

Além disso, o uso de ferramentas como essa torna os cálculos mais assertivos, o que certamente diminui a possibilidade de falhas e confere maior confiança ao trabalho realizado. 

Outro ponto positivo é a possibilidade de gerar relatórios completos de obra, o que permite acompanhar o desenvolvimento da obra, verificar resultados financeiros, identificar falhas. Tudo isso é necessário para um processo de tomada de decisão mais assertivo.

Integra as diferentes áreas da empresa

A realização de uma obra envolve o trabalho de diversos profissionais, que nem sempre (ou quase nunca) estão no mesmo local. 

Por meio do uso de um software de gestão, além do fato de possuir todas as informações centralizadas em uma única plataforma, é possível facilitar as interações entre profissionais.

Na prática isso significa parametrizar as informações compartilhadas, para garantir que somente as pessoas autorizadas tenham acesso às informações necessárias.

Tecnologia em nuvem

Antigamente, era muito comum que todos os documentos relacionados com a obra fossem produzidos em papel, o que além de ser prejudicial ao meio ambiente também aumentava as chances de erros e perda de informação. 

Hoje em dia, com a ajuda de softwares de gestão em nuvem, é possível armazenar todas as informações da obra em uma única plataforma, o que facilita o controle e otimiza os processos de obra. 

A tecnologia em nuvem permite também que todos os colaboradores do projeto acessem e atualizem as informações da obra em tempo real, o que diminui consideravelmente as possibilidades de erros. 

Acompanhamento e controle de obra

A dificuldade no acompanhamento de obras é um dos principais desafios enfrentados por gestores de obra. Isso acontece por conta da distância entre o canteiro de obras e o escritório, o que torna a mobilidade de informações algo cada vez mais necessário no mercado da construção civil. 

Avaliar os resultados financeiros e operacionais é o primeiro passo para melhorar a performance do seu negócio. Sem indicadores de que as suas obras estão sendo executadas de forma eficiente, você coloca as suas atividades em risco. 

É exatamente por isso que fazer o acompanhamento e controle da obra é extremamente importante. Só assim você poderá identificar os erros e os pontos de melhorias nos seus processos. 

Quando você tem o registro de todas as informações da obra em uma só plataforma, esse trabalho torna-se mais simples e assertivo. 

Conclusão

Enfim, ter um software de gestão de projetos de arquitetura pode ser o detalhe que falta para aumentar o rendimento e a lucratividade do seu escritório. Para isso, é fundamental contar com a ferramenta adequada para o seu modelo de negócio e adaptada para atender as especificidades da área.

Este artigo foi produzido pela equipe do VEJA OBRA, o software de gestão de obras completo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *