Saiba como é o escritório ideal para quem quer trabalhar em casa

Saiba como é o escritório ideal para quem quer trabalhar em casa

A capacidade de organizar seu escritório em casa certamente traz vantagens, incluindo economia de tempo e dinheiro. Em muitos casos, há também total liberdade de roupas, gerenciamento de horas e espaço de trabalho. Mas existe o escritório ideal para quem quer trabalhar em casa?

A resposta pra essa pergunta é: sim! Os espaços e os móveis podem ser estruturados para criar um ambiente funcional e ideal para trabalhar.

Você sonha em ter o escritório perfeito? Transformar esse sonho em realidade não é tão difícil. Descubra como ter o escritório dos sonhos em casa!

Dicas para ter um escritório ideal

Diversos pontos podem ser seguidos para a conquista do espaço dos sonhos, principalmente quando o local vai servir para trabalho.

Confira algumas dicas:

1. Cerque-se de azul ao trabalhar em casa

A psicologia das cores é um campo de estudo fascinante. Alguns pontos merecem atenção nesse sentido.

  • O azul pode estimular o pensamento;
  • Ainda sobre o azul, ele ajuda na concentração e na comunicação;
  • O amarelo é estimulante, mas o tom errado pode fazer você se sentir ansioso;
  • O verde é uma cor reconfortante e equilibrada;
  • O cinza é neutro e pode ser deprimente, a menos que o tom certo seja usado;
  • O branco dá uma percepção aumentada do espaço.

Lembre-se desses significados de cores ao escolher pintar seu escritório em casa e, até mesmo, quando for criar o site para o seu negócio. As cores têm importância fundamental no design.

O azul é uma das melhores opções por ser uma cor que ativa concentração, memória, atenção e relaxamento. 

Além disso, saiba que todas as cores puras são evocativas: elas lembram as memórias pessoais mais antigas.

2. Crie um canto verde

Os trabalhadores são 15% mais produtivos e criativos quando plantas são colocadas em escritórios, segundo um estudo da Universidade de Exeter. 

As plantas fornecem oxigênio ao meio ambiente, reduzem o acúmulo de poeira e ajudam a amortecer o ruído. Se o espaço é limitado, até pequenas plantas de mesa ajudam.

3. Fique ao lado de uma janela

De acordo com um estudo da Academia Americana de Medicina do Sono, os funcionários que trabalham em locais com janelas sofrem menos distúrbios do sono e disfunções diurnas. 

No total, eles recebem 173% mais luz branca durante o horário de trabalho e isso os ajuda a dormir, em média, 46 minutos a mais por noite.

Portanto, é recomendável que a sala em que você trabalha tenha uma grande janela e posicione sua mesa de acordo com o movimento do sol para aproveitar ao máximo a luz natural.

4. Aposte na simplicidade ao trabalhar em casa

Uma mesa clara e um amplo espaço de trabalho permitem que você tenha criatividade e aposte em novas ideias. 

Muitas bugigangas podem criar obstáculos ao pensamento criativo.

5. A mesa do escritório é importante

Conforto em primeiro lugar! A mesa do seu escritório em casa é o ponto primordial do espaço e deve ser capaz de acomodar tudo o que você precisa.

O ideal é uma mesa profunda, para criar duas camadas: uma para livros e documentos, e outra para o computador.

O tamanho da mesa não é importante, mas a altura da parte superior e sua ergonomia são elementos que merecem atenção. 

Lembre-se: deve ser bonito, mas você trabalhará todos os dias, portanto, um mínimo de estabilidade é essencial (ou seja, para não balançar).

6. Cadeira do escritório

Para a boa qualidade do trabalho, a cadeira é tão importante quanto a mesa. Assim, deve ser confortável, ter espaço para apoiar as costas e permitir movimentos ágeis.

A cadeira, a mesa e o computador são os elementos essenciais de um escritório. Com uma disposição adequada, a dor nas costas futura é evitada.

A cadeira deve estar perto da mesa e não deve estar muito alta, para que os joelhos fiquem bem alinhados com o plano horizontal. A cadeira deve ter as costas retas.

Quanto à tela do computador, o ideal é colocá-lo a 45-60 centímetros de distância. Além disso, a parte superior deve estar localizada ao nível dos olhos, para não haver problemas na área cervical. 

O ideal é escolher uma cadeira ergonômica, que você possa adaptar de acordo com sua altura e com a mesa.

7. Música para ser motivado ao trabalhar em casa

Embora possa parecer contraditório, o silêncio pode ser assustador. Um leve som de fundo musical mascara outros ruídos e pode ajudar na concentração.

Um estudo da Universidade de Birmingham descobriu que a música pode aumentar a produtividade em atividades que exigem mais habilidades intelectuais.

8. Um detalhe que não pode faltar é uma parede inspiradora

Ter um canto que possa nos inspirar no trabalho é fundamental para quem tem o hábito de trabalhar em casa.

Os quadros de humor e os objetos que mais gostamos são um excelente estímulo em qualquer momento de desespero! Assim, a decoração do escritório é parte essencial!

9. Temperatura

Os pesquisadores da Universidade de Cornell descobriram que, ao aumentar a temperatura do escritório de 20 a 25 graus Celsius, os erros de digitação dos trabalhadores caíram 44% e eles foram capazes de digitar 150% mais.

Embora o estudo da temperatura não responda às preferências pessoais, tente experimentar a temperatura do escritório, se puder, e veja o que acontece.

Agora é hora de trabalhar em casa no seu escritório novo!

Seu espaço de trabalho deve ser específico para você. É onde você faz o trabalho da sua vida (ou pelo menos o trabalho que ajuda a pagar as contas). Assim, deve apoiar o seu bem-estar e a forma como você trabalha melhor.

Esperamos que as dicas acima o ajudem a otimizar seu escritório em casa, para que você tenha os melhores dias de trabalho e também de produtividade. Lembre-se: um bom local de trabalho traz excelência!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *